Carregando...
Espírito Santo

Dermatologista da Unimed Sul Capixaba dá dicas para cuidados com a saúde no verão

Altas temperaturas exigem cuidados com a pele, alimentação e hidratação nessa época do ano


24/01/2023 15:07
Compartilhe

Martha Proença, dermatologista da Unimed Sul Capixaba

A temporada de verão é um convite para curtir a praia ou outros passeios ao ar livre com a família, mas é preciso tomar cuidados para que as altas temperaturas não ofereçam riscos para a saúde.

Entre as recomendações médicas para o período está o uso constante de protetor solar, além de cuidados com a alimentação e hidratação, tanto para adultos quanto crianças.

A dermatologista da Unimed Sul Capixaba Martha Proença lembrou que é preciso cuidados especialmente com as crianças. Entre eles, está evitar o sol entre 10h e 16h e aplicar filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e água, além de reaplicar a cada duas horas.

“Não vale passar o protetor e correr pro mar. Tem que ter um tempinho para que a pele absorva. Em dias nublados também tem que passar, já que a radiação ultravioleta passa até 80% nesses dias, e também queima”, disse a médica.

Para crianças entre 6 meses até os 2 anos, a especialista destacou que é recomendado o uso dos filtros físicos, que agem como uma barreira, refletindo os raios solares. “Geralmente, têm a indicação “baby” no rótulo. Entre 2 e 12 anos, pode-se aplicar os filtros infantis, normalmente uma mistura do físico e do químico”, completou. Roupas e acessórios com proteção UV também são uma opção para todas as idades.

Em caso de insolação, a dermatologista orientou que é necessário hidratar a pele e ingerir líquidos, como água de coco, isotônicos ou sucos. Loções com aloe-vera, compressas geladas de camomila, e banhos de imersão com aveia na água podem amenizar o ardor. Já em caso de febre, calafrios ou tontura, a orientação é procurar atendimento médico, já que pode ser necessário o uso de ant-inflamatórios ou pomadas.

A hidratação também deve ser constante nos dias de alta temperatura, lembrou a médica. “É fundamental aumentar a ingestão de líquidos no verão, que é em tese, no mínimo 2 litros por dia. Mas essa quantidade pode aumentar conforme a situação do ambiente, e da própria pessoa,” disse.

Além disso, a recomendação é investir em alguns alimentos ricos em carotenoides e antioxidantes, o que pode ajudar na prevenção dos danos solares à pele. Como exemplo estão a cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba.

“Procurar comer de forma mais saudável, ingerindo mais grelhados, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento”, completou a dermatologista.

 

Fonte: Unimed Sul Capixaba

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop