Carregando...
Brasil e Mundo

Descomplicando o coop: entenda o que são cooperados e as vantagens de ser um

Ao fazer parte de uma cooperativa, você se torna muito mais que um cliente. Descubra todos os benefícios de participar desse modelo de negócio!


17/04/2024 12:55 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe
Foto: Adobe Stock

A força do cooperativismo está nas pessoas e esse é, sem dúvidas, o maior diferencial do nosso modelo de negócio. Uma das peças-chave para a prosperidade do movimento são os cooperados, indivíduos que se unem voluntariamente para promover o desenvolvimento socioeconômico das suas comunidades por meio da cooperação.

Mas você sabia que os cooperados também são considerados donos das cooperativas? Um cooperado é mais do que um cliente ou acionista. Ele faz parte do negócio enquanto um dos proprietários, garantindo a sustentabilidade socioeconômica e a perenidade dos negócios cooperativistas.

Além de ser um ator indispensável e central nas coops, o cooperado tem direito de desfrutar dos resultados econômicos positivos que ajudou a alcançar. Anualmente, o lucro obtido pelas cooperativas, chamado de sobras, é distribuído entre os cooperados de forma proporcional às suas contribuições. Ou seja, quanto mais serviços ou produtos da cooperativa forem utilizados por um cooperado, maior será a sua parcela de participação na distribuição das sobras.

Além disso, os cooperados podem participar ativamente da tomada de decisões das cooperativas, fator que está ligado ao segundo princípio do coop: o da Gestão Democrática. Isso significa que cada cooperado possui um voto, independente da sua contribuição financeira na organização, diferentemente das empresas tradicionais.

Existem apenas duas exceções para o voto único, previstas pela Lei 6.981: quando o número de cooperados passa de 3 mil ou quando o número é menor, mas existem cooperados que residem a mais de 50 km da sede da coop. Nessas situações, um grupo menor, formado por delegados, pode representar os interesses dos demais cooperados.

E as vantagens não param por aí. As cooperativas trabalham para promover o desenvolvimento sustentável dos locais onde estão inseridas. Ser um cooperado significa que você está trabalhando diretamente para o bem-estar da sua comunidade. Mas de que forma? Ao ajudar sua coop a crescer e a criar mais empregos, fazendo a renda circular, ao apoiar a economia local e ao contribuir com ações sociais.

No Espírito Santo, as cooperativas já somam mais de 747 mil cooperados. Esse número reforça o quanto a sociedade capixaba está envolvida com o modelo de negócio cooperativista, contribuindo para a construção de um Estado cada vez mais justo e igualitário.

E aí, achou vantajoso ser cooperado? Clique aqui e saiba como fazer parte do coop.

E que tal conhecer as cooperativas que já existem no Espírito Santo? Clique aqui e comece a ser cooperado de uma.


Tags

sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop