Carregando...
Espírito Santo

Dia de cooperar: 15 anos do movimento de responsabilidade socioambiental do coop brasileiro

Confira os principais marcos do movimento liderado por cooperativas de todo Brasil e que promove a transformação social em todo o país


21/05/2024 14:13 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Dia de Cooperar, movimento das cooperativas brasileiras de estímulo à responsabilidade socioambiental, está completando 15 anos de existência em 2024. A iniciativa foi idealizada em 2009 pelo Sistema Ocemg, organização que representa as cooperativas mineiras. Desde então, o projeto foi ganhando corpo em Minas Gerais e se espalhou em todo o Brasil.

Com o êxito no estado mineiro, em 2013 a unidade nacional do Sistema OCB decidiu ampliar a rede de solidariedade e promover um projeto piloto do Dia C em outros seis estados da federação. No ano seguinte, as ações já estavam sendo desenvolvidas por cooperativas de todas as regiões do país, incluindo o Espírito Santo.

Mas, por que as cooperativas brasileiras promovem ações de responsabilidade socioambiental?  A resposta é fácil. A preocupação com o bem-estar das pessoas e do planeta está no DNA do coop e é um pilar importante desde a fundação do cooperativismo moderno, pelos pioneiros de Rochdale, em 1844.

 No entanto, mais do que uma preocupação, o coop tem um compromisso formal com o desenvolvimento social e sustentável das comunidades. Em 1995, na comemoração de 100 anos da Aliança Internacional das Cooperativas (ACI), porta-voz das coops em todo mundo, a entidade revisitou e atualizou os princípios que regiam o coop anteriormente, estabelecendo sete princípios que guiam e orientam o funcionamento das cooperativas de todo planeta até os dias de hoje.

Um desses princípios é o Interesse pela Comunidade. Ele determina que os membros das cooperativas devem aprovar políticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuam. As ações voluntárias ligadas ao Dia de Cooperar são uma das formas pelas quais as cooperativas brasileiras colocam em prática esse princípio.

 

MARCOS IMPORTANTES DO DIA C NO BRASIL

Ao longo da sua existência, o Dia C passou por marcos importantes. Um deles é a vinculação das iniciativas à Agenda 2030 da ONU, a partir de 2015 que previa a realização de ações no escopo dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No ano seguinte, os ODM passaram a se chamar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o Dia C manteve sua adesão às diretrizes.

A agenda é formada por um conjunto de 17 ODS, desmembrados em 169 metas com temáticas variadas. Seu propósito é solucionar os desafios mais urgentes que acometem a população no mundo e promover, simultaneamente, o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável.

Cooperativas estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

As iniciativas do Dia C buscam atender pelo menos um dos 17 ODS. Assim, o cooperativismo brasileiro soma forças às demais entidades e pessoas ao redor do mundo em busca da construção de um futuro melhor.

Em 2017, o Dia de Cooperar ecoou pelo mundo. Nesse ano, o projeto ganhou reconhecimento do Vaticano e foi apresentado para a ONU e para a ACI. O Sistema OCB foi responsável por exibir os resultados obtidos pelo Dia C ao longo dos anos durante o Fórum de Alto Nível da ONU, em Nova Iorque. Já o Sistema Ocemg apresentou o programa na Assembleia Geral da ACI, que ocorreu na Malásia.

No ano seguinte, foi dado um passo importante para estruturar as ações voltadas aos ODS. O Sistema OCB firmou um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNDU. O acordo marcou uma parceria para o desenvolvimento de iniciativas ainda mais abrangentes e com amplo impacto social. O documento também previa a capacitação de dirigentes e gestores cooperativistas.

Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, em discurso sobre o Dia C na ONU. Foto: reprodução/Sistema OCB

Em 2019, o Dia C recebeu a bênção de um líder religioso. O papa Francisco, que está à frente do comando da Igreja Católica desde 2013, recebeu das mãos do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, um material simbólico sobre o programa. O momento ocorreu durante a conferência papal, no Vaticano. Na oportunidade, o pontífice abençoou o cooperativismo brasileiro e o seu movimento de voluntariado.

E as conquistas não pararam por aí. Nos últimos anos, aconteceu um forte movimento de aprimoramento do Dia C. Em 2020 e 2021, a CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, passou a contar com cursos voltados para os ODS, com o objetivo de desenvolver uma visão mais estratégica do público cooperativista na hora de promover suas iniciativas de cunho socioambiental.

Por fim, em 2023, houve um avanço no registro das ações do Dia de Cooperar, com a atualização da plataforma de cadastro de iniciativas do Dia C. O sistema reúne dados de todas as iniciativas das cinco regiões do Brasil e busca mensurar o impacto desse movimento, bem como a sua evolução ao longo dos anos.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, entregando símbolo do Dia C para o Papa Francisco. Foto: reprodução.

DIA C NO ESPÍRITO SANTO

No Espírito Santo, o Dia C foi realizado pela primeira vez em 2014.  Desde então, as ações sociais vinculadas ao programa foram se multiplicando e, ao longo desses anos, já transformaram a realidade de pessoas e de comunidades em todo o estado.

Dados de 2016 para cá revelam que, em oito anos, as cooperativas capixabas promoveram mais de mil iniciativas de responsabilidade social. Juntas, elas beneficiaram diretamente cerca de 730 mil pessoas. O número de cooperativas e voluntários engajados nas ações também cresce a cada ano que passa.

Em 2016, 45 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES promoveram pelo menos uma ação no âmbito do Dia C. Já em 2023, esse número saltou para 60, um aumento de 33,3%. O volume de voluntários também foi essencial para a rede solidariedade. Durante o período de 2016 a 2023, as cooperativas conseguiram mobilizar 36.883 voluntários, que disponibilizaram seu tempo para promover o bem.

Além das ações pontuais e contínuas que ocorrem durante todos os anos, um importante marco do Dia C é a celebração, que ocorre na mesma data do Dia Internacional do Cooperativismo, que, desde 1923 é comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho. No Espírito Santo, as celebrações estaduais do Dia C já se tornaram um evento de grande impacto.

No último ano, a celebração estadual promovida pelo Sistema OCB/ES com o apoio de coops capixabas ocorreu no município de Vila Velha e atendeu cerca de 2,5 mil pessoas, ofertando uma vasta gama de serviços. Outras cidades do estado, como São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá e Cachoeiro de Itapemirim, também receberam eventos de celebração do Dia de Cooperar.

Para Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, o Dia C tem um forte poder de transformação. “O cooperativismo é um modelo de negócio que alinha o desenvolvimento econômico ao social, e é através de programas como o Dia de Cooperar que somos capazes de mostrar a força do lado social do coop, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos”, afirmou.

Foto: divulgação/ Sistema OCB

Fotos



Tags

dia c 15 anos do dia c

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop