Carregando...
Espírito Santo

Diretor-executivo do Sistema OCB/ES ministra palestra sobre cooperativismo para coop mirim

Carlos André Santos de Oliveira compartilhou seus conhecimentos sobre o movimento cooperativista com integrantes da Cooperjetibá


28/09/2022 11:38 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Inovação disruptiva e importância da juventude no cooperativismo. Esses foram os temas enfatizados pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, durante a sua participação no II Fórum Regional da Cooperativa Mirim Cooperjetibá.

O evento foi realizado na quinta-feira da última semana (22/9), na sede do Sicoob Coopermais, em Santa Maria de Jetibá. O fórum foi organizado pela cooperativa mirim Cooperjetibá, formada por alunos da cooperativa educacional Cooperação, com o apoio da Coopeavi, Instituto Sicoob, Sicoob Coopermais, Sicoob ES e Sistema OCB/ES.

Referência no movimento cooperativista, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES conduziu uma palestra com o tema “A magnitude do cooperativismo e a força da juventude no movimento”. A liderança relembrou os princípios e diferenciais do modelo societário cooperativista, endossou os valores humanos do movimento e compartilhou os principais números do cooperativismo no mundo, Brasil e Espírito Santo.

O aumento da participação de jovens no cooperativismo capixaba também foi comentado por Carlos André. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022, o número de cooperados com até 29 anos cresceu nas cooperativas do estado. Em 2021, esse público correspondeu a 24% do quadro de cooperadas e 20,7% do de cooperados. Entre os colaboradores, esse público já responde por 32,7% do público masculino e 25,2% do feminino.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES agradeceu a oportunidade de participar do evento e conversar com os integrantes da Cooperjetibá. “Foi uma honra participar do fórum. Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei comovido com o convite e emocionado com a deferência que os alunos e jovens cooperativistas têm por mim. Espero que o meu trabalho possa inspirar as novas gerações a se engajarem no cooperativismo. Por estarem conectados com as pautas da inovação, sustentabilidade e diversidade, acredito que os jovens têm um papel fundamental nas cooperativas”, afirma Carlos André.

 

LIDERANÇA ENCANTA JOVENS COOPERATIVISTAS

O presidente da Cooperjetibá e aluno da Cooperação, Paulo Henrique Ronque, realizou abertura do fórum da cooperativa mirim. Ao presentear o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, o jovem cooperativista disse que a oportunidade de conhecer a liderança foi a realização de um sonho.

A analista contábil tributária do Sistema OCB/ES Lohainy Gouvêa acompanhou o fórum e notou o interesse dos alunos da cooperativa mirim pela palestra. “Os cooperados mirins estavam ansiosos pela presença do Carlos André. Houve muitas interações durante a palestra”, lembra.

Gouvêa também percebeu a familiaridade da nova geração com as tecnologias. “Os jovens se interessam e se engajam mais através das tecnologias, e uma das sugestões foi mudar a forma da cooperativa trabalhar, buscando algo mais criativo, para contribuir mais por meio da tecnologia”, recorda.

Victor Lima, analista contábil tributário do Sistema OCB/ES, também acompanhou o fórum e percebeu o envolvimento dos jovens com o palestrante convidado. “O nosso diretor-executivo recebeu diversos feedbacks, e observei o carinho com que o nome dele é mencionado a todo momento dentro da cooperativa mirim e no meio cooperativista da região. Os alunos estavam bastante ansiosos para conhecer o Carlos André, liderança que desempenha um papel tão relevante para a sociedade”, relata.

 

ALUNOS APRENDEM SOBRE FINANÇAS E CONTABILIDADE

Após a palestra de Carlos André do Sistema OCB/ES, os participantes do fórum se dividiram em três salas temáticas, para que a equipe gestora da Cooperjetibá pudesse dialogar com técnicos sobre conhecimentos específicos das áreas em que atuam dentro da cooperativa mirim.

O assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES Victor Lima coordenou a sala temática com o tema “Finanças/Contabilidade”. Na oportunidade, o assessor falou em tom leve e descontraído sobre a correlação entre contabilidade e finanças e frisou a importância de registrar informações que auxiliam a condução de uma gestão eficaz nas cooperativas.

“Foi uma oportunidade enriquecedora poder participar da sela temática. Relacionei os assuntos inicialmente abordados com a vida dos alunos, ajudando-os a entenderem como eles podem controlar suas próprias finanças. A partir daí também fiz algumas provocações e, com isso, os participantes apresentaram suas sugestões para a aplicação dos conhecimentos que adquiriram dentro da cooperativa mirim Cooperjetibá”, comenta Lima.

Os colaboradores da Coopeavi Jociele Fioroti e Wayne Pelacini também coordenaram salas temáticas no fórum.


Fotos



Tags

sistema ocbes coop mirim cooperjetibá

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop