A sociedade está mudando em
vários aspectos. E diante destas transformações, os processos que fazem parte
do nosso dia a dia estão evoluindo para atenderem as novas demandas do mercado.
Dentre os setores que mais estão buscando novas ferramentas, está o financeiro.
Parte essencial da nossa vida, os serviços do setor estão presenciando uma
grande mudança, com a chegada de ferramentas como o PIX e o open banking, além
de novos players que estão mudando as “regras do jogo”.
Hoje, bancos, fintechs e
instituições financeiras cooperativas convivem em um mercado cada vez mais
competitivo, onde atender à demanda do cliente é o principal objetivo. Neste
cenário, acompanhar tendências e antecipar passos é a chave para sair na frente
e oferecer para o consumidor o melhor produto, aliado à melhor experiência.
Para entender como essas
transformações do mercado financeiro estão impactando as cooperativas de
crédito, a MundoCoop conversou com exclusividade com o diretor de Administração
do Sicredi, César Gioda Bochi.
Confira a entrevista na íntegra!
MundoCoop: O mercado financeiro
tem passado por uma constante transformação. Como esse cenário modificou o
posicionamento de mercado das cooperativas de crédito? Quais as principais
ações que foram realizadas como resposta a esse novo mercado?
Eu não diria que as cooperativas mudaram
o seu posicionamento, pois somos instituições que têm um propósito muito bem
definido, mas efetivamente acompanhamos constantemente os movimentos do
mercado, tanto nacional como mundial, para prestar o melhor atendimento aos
associados. Esse movimento têm uma relação direta com a digitalização dos
serviços financeiros, algo que investimos bastante, possibilitando hoje que as
tarefas de rotina sejam realizadas por canais digitais, mas sempre com a
premissa de nos mantermos próximos e disponíveis para o atendimento físico,
principalmente para prestar consultoria e auxiliar em necessidades mais
complexas.
Aliada à evolução digital, nossa
presença física é um grande diferencial, pois buscamos estar onde as pessoas
precisam atuando de forma integrada nas comunidades. Estamos presentes em mais
de 200 municípios onde o Sicredi é a única instituição financeira atuante e a
identificação com a economia local nos permite atuar de forma mais efetiva. O
modelo de proximidade, levando em consideração todos os cuidados necessários
por conta do momento atual, é bom para o Sicredi, para seus associados e para a
comunidade.
MundoCoop: Antes dominada por
bancos tradicionais e instituições financeiras cooperativas, hoje o mercado
conta com diversos novos players. Quem são os principais concorrentes das
cooperativas no cenário atual? Como a cooperativa construiu esse olhar sobre o
mercado em que atua?
Acredito que novamente o contexto
de digitalização, aliado a mudanças no ambiente regulatório têm proporcionado a
entrada de novos players no sistema financeiro e isso é benéfico para o
consumidor, que passa a ter mais opções, além da concorrência também estimular
que se busque diferenciais para gerar atração.
Como temos uma gama muito grande
de produtos e serviços, também temos diferentes players concorrendo conosco em
diferentes segmentos, mas nosso foco está muito mais em entender como podemos
prestar um melhor atendimento. A proximidade com as comunidades e seus arranjos
econômicos nos permite ser muito efetivos nas ofertas de produtos e serviços e
na gestão dos relacionamentos, o que contribui também para o crescimento dos
negócios, em bases saudáveis.
MundoCoop: Para as cooperativas,
quais desafios surgiram diante das mudanças mercadológicas dos últimos anos?
Junto a esses novos desafios, quais oportunidades a cooperativa identificou
frente às novas ferramentas do mercado financeiro?
A digitalização e alterações
regulatórias geraram espaço para novos players no mercado, alguns deles vindos
de nichos de atuação fora do mercado financeiro. Mas esse já era um movimento
amplamente esperado e foi uma das causas de já há alguns anos termos buscado
investir em um processo de transformação digital, por meio do qual passamos a
desenvolver soluções de forma mais ágil e nos possibilita hoje estarmos aptos a
conexão com outras tecnologias
A partir disso, surgiu a
oportunidade de também levar os benefícios do cooperativismo às pessoas pelos
meios digitais. Em 2018, lançamos a conta 100% digital Woop Sicredi, que tem
nos gerado um grande aprendizado de como manter os diferenciais de proximidade
com os associados por meio digital, levando esse conhecimento para as soluções
digitais das nossas agências, no conceito fisital (físico + digital). Toda essa
evolução nos permite hoje disponibilizar opções que atendam diferentes perfis
de pessoas, vencendo barreiras geográficas, inclusive.
Foi também esse processo que nos
tornou mais preparados para manter a operação sem prejuízos com as medidas de
distanciamento social e tem colaborado com a nossa conexão com novidades como o
Pix, os pagamentos pelo WhatsApp e, mais recentemente, o Open Banking.
MundoCoop: Como a análise de
mercado pode ajudar as cooperativas a atingir um maior público? Quais os
principais processos que devem ser colocados em prática de forma a criar um
plano de negócios conciso e efetivo?
Já há algum tempo os sistemas
cooperativos possuem alto nível de excelência em seus processos, oferecendo
soluções financeiras altamente aderentes às necessidades das pessoas. Somado a
isso, existem áreas encarregadas de análise de mercado, estudo de tendências,
entre outras atividades que colaboram com o seu sucesso. A partir disso, as
cooperativas de crédito continuam contando com o grande diferencial de estarem
próximas e terem a gestão com autonomia para atuar em cada região, o que
resulta em nível de acerto muito interessante sobre como atuar em cada região.
As cooperativas de crédito hoje
têm um olhar global, conectado a tudo que a de mais contemporâneo em termos de
produtos, processos e práticas, ao mesmo tempo em que atuam localmente,
interagindo de dentro com cada comunidade. Acredito que essa seja uma fórmula
muito acertada de atuação e um dos segredos do sucesso do segmento.
MundoCoop: Para muitos, a
comunicação é o maior desafio que as cooperativas possuem hoje. Olhando para o
futuro próximo, quais ações podem ser colocadas em prática com o objetivo de
sanar esse problema e aumentar a participação de mercado das cooperativas?
O Sicredi está atento às
transformações tecnológicas e às maneiras de relacionamento entre as pessoas e
suas instituições financeiras, de modo a aplicar uma comunicação 360º,
envolvendo o maior número possível de públicos e parceiros nessa jornada de levar
conhecimento sobre o que é o cooperativismo de crédito e seus benefícios para a
sociedade.
Buscamos manter um relacionamento
produtivo com veículos de comunicação, investimos em marketing, em especial de
forma regional, e hoje temos uma presença bastante importante nas redes
sociais, que são um canal fundamental atualmente. Ao mesmo tempo, investimos
nas relações com outros ambientes como o de desenvolvimento, por exemplo, que
acabam sendo canais para mais pessoas nos conheçam.
Temos também um efeito muito grande de promoção realizado pelos nossos próprios associados, que ao exercerem o papel de donos da cooperativa têm um sentimento de pertencimento que faz com que sejam grandes divulgadores do modelo a partir das suas relações.
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entrevista mercado finançasFonte: Redação MundoCoop