Carregando...
Espírito Santo

Evento do Sistema OCB/ES reúne representantes políticos e aborda o coop

Terceira edição do Café com Leite, Cooperativismo e Política recebeu cerca de 80 pessoas


22/03/2023 11:20 - Por Síntia Ott
Compartilhe

O Sistema OCB/ES recebeu, na manhã dessa terça-feira (20/3), diversos representantes políticos dos Poderes Legislativo e Executivo para falar sobre a importância do movimento cooperativista para o desenvolvimento do Espírito Santo. O encontro, intitulado “Café com Leite, Cooperativismo e Política”, reuniu cerca de 80 pessoas, entre deputados estaduais e federais, prefeitos, membros do Governo do Estado e lideranças cooperativistas.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-executivo da instituição, Carlos André Santos de Oliveira, que destacou a relevância desse momento. “É fundamental manter o contato entre o nosso modelo de negócio e a classe política, porque o que o cooperativismo busca está diretamente conectado ao que o poder público também almeja. Juntos, estimulando a cooperação, vamos obter desenvolvimento econômico e social”, disse.

Na sequência, o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte, realizou a apresentação dos principais números do movimento cooperativista no estado. Os dados extraídos do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022 mostram que as cooperativas já são responsáveis por 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Espírito Santo, com uma movimentação de R$ 8,4 bilhões.

 

LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS

Outro ponto central da apresentação foi o avanço dos debates sobre as legislações municipais em prol do coop. Das cidades que iniciaram recentemente esse debate, Marechal Floriano foi a primeira cidade a sancionar uma lei com esse enfoque, no dia 10 de março deste ano. Nos municípios de Serra e Santa Maria de Jetibá, o texto está na Câmara dos Vereadores para aprovação. Na capital do estado, Vitória, a redação está tramitando na Câmara para atualização. E em Vila Velha, o texto foi aprovado pela câmara e segue, agora, para sanção da prefeitura.

O presidente da Câmara de Marechal Floriano, vereador Cezar Ronchi, falou um pouco sobre essa experiência. “A nossa intenção era aprovar a lei, e essa tarefa foi realizada em parceria entre a câmara e a prefeitura, pois todos viram a importância do cooperativismo para a realidade do nosso município. É um orgulho saber que fomos os primeiros a sancionarmos essa legislação”, contou o vereador.

Representando o Poder Legislativo de Vila Velha, os vereadores Fábio do Vale, Tita, Joel Rangel (presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da cidade) e Bruno Lorenzutti (presidente da câmara) aproveitaram o espaço para trazer um histórico sobre as discussões que levaram o município a constituir uma frente parlamentar para tornar o cooperativismo ainda mais presente na cidade.

“Criamos, por resolução, uma frente parlamentar que é permanente. Instituímos uma comissão que pudesse trabalhar a formalização desse projeto, que foi aprovado por unanimidade pela casa com o intuito de fortalecer o cooperativismo em Vila Velha. Nesse projeto prevemos, inclusive, a participação das cooperativas em conselhos municipais para trazer essa visão em nossas discussões”, destacou o vereador Bruno Lorenzutti. 

Eu sua fala o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento do estado. “Esse trabalho de integração que o Sistema OCB/ES faz tem se mostrado exitoso e levou o cooperativismo capixaba a se tornar referência para o Brasil. Ouvir falar dele é motivo de orgulho. Em Vitória, já temos uma lei que está sendo atualizada e, com isso, vamos avançar ainda mais”, disse.

Já o prefeito de Serra classificou o cooperativismo como um sucesso. “Apesar de ser jovem no Brasil, com 120 anos, esse modelo tem se mostrado extremamente importante, inclusive com potencial de contribuir para superar desafios que o poder público tem. Além disso, os pilares do cooperativismo estão muito alinhados aos nossos enquanto representantes da sociedade”, completou.

 

REPRESENTAÇÕES ESTADUAL E FEDERAL

O subsecretário de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Érico Sangiorgio, representou o governo do Estado no encontro. Um dos pontos centrais da sua fala foi a possibilidade de estudos para que as cooperativas possam atuar em Parcerias Público-Privadas (PPPs) no estado. “O nosso governador Renato Casagrande reconhece o poder do cooperativismo. Estamos à disposição para participarmos desses diálogos”, disse.

O legislativo estadual foi representado pelos deputados Tyago Hoffmann, João Coser, Dr. Bruno Resende, Iriny Lopes, Mazinho dos Anjos e Allan Ferreira – que é o atual presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). “Eu e meus colegas parlamentares estamos à disposição com o nosso mandato para seguir atuando em prol do cooperativismo”, disse o presidente do colegiado.

Os deputados federais Dr. Victor Linhalis, Da Vitória e Evair de Melo também fortaleceram o apoio ao movimento. Evair, que atuou como presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) nacional, falou sobre como o modelo de negócio é fundamental para a promoção do desenvolvimento das cidades, estados e do país.

“Precisamos olhar para onde estamos caminhando. Quando observamos alguns modelos de países de sucesso, como os Estados Unidos, Canadá e Holanda, vemos uma participação massiva do cooperativismo em diversas frentes. Ou seja, se quisermos nos inspirar nos melhores modelos, o cooperativismo é o caminho”, declarou.

O presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, falou em nome das cooperativas presentes e parabenizou a disponibilidade da classe política de estar nesse momento de compartilhamento e construção. “Precisamos reconhecer a importância que os políticos possuem para o nosso meio e também fazer a nossa parte, destacando o esforço de cada membro, de cada parceiro e dando o nosso melhor para que possamos ter uma sociedade mais justa e próspera”, concluiu.

 


Fotos



Tags

#evento #cafécomleite #política

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop