Carregando...
Espírito Santo

Finalizada a segunda etapa de provas dos finalistas Concurso Conilon de Excelência

A etapa, que reuniu diversos especialistas, realizou o ranking dos top 10 do concurso


08/11/2021 16:43
Compartilhe
Finalizada a segunda etapa de provas dos finalistas Concurso Conilon de Excelência

Reunindo especialistas de renome em classificação, degustação e controle de qualidade de café, foi finalizada nesta sexta-feira (05) a segunda etapa de provas dos cafés finalistas – “Ranqueamento dos Top 10” do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – edição 2021.

O júri técnico reuniu renomados provadores, dentre eles os que classificaram os dez finalistas na primeira etapa.

Um dos jurados foi o especialista em classificação, degustação e controle de qualidade de café Silvio Leite. Com mais de 40 anos de carreira e participação em diversos concursos internacionais de café, ele é o coordenador dessa ação.

“Trago uma experiência de uma vida de provas de café, o que inclui outros países. Neste concurso, há cafés extraordinários. Estamos ansiosos para conhecer as famílias campeãs”, disse.

Silvio ainda ressalta que há alguns anos há uma revolução de qualidade do café no país. “Acredito muito que todo o efeito positivo da qualidade de robusta vai ganhar espaço porque esses atributos são prazerosos e os consumidores terão acesso. O produtor produz melhor e para o ciclo funcionar é necessário chegar ao consumidor. Desejo que os cafés desses dez finalistas estejam no mercado e possam ser apreciados. E que esse ciclo seja cada vez mais virtuoso com reconhecimento do produtor. Mesmo com tanta experiência em café estamos diante de um ciclo que iniciou muito recentemente nos cafés especiais robusta”, explicou.

Outra presença importante foi a diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), Vanusia Nogueira, que irá apresentar os classificados na cerimônia de premiação. “Os resultados mostram a perseverança do trabalho da cooperativa e dos produtores. A briga será boa entre os primeiros colocados. Encontramos cafés maravilhosos e ficamos impressionados com os níveis de qualidade. Que continuem seguindo esse caminho”, afirmou.

O deputado federal, Evair de Melo, especialista em café, tem uma história relacionada aos concursos de café da Cooabriel. Ele foi o primeiro degustador do Concurso Conilon de Excelência e nesta edição participou do júri técnico.

“Me lembro bem de 18 anos atrás quando a Cooabriel por decisão dos diretores, fez essa inovação que era apostar na análise sensorial do café conilon. O mundo não tinha esse debate e a Cooabriel aceitou esse desafio. A Cooabriel cumpre seu papel visionário. É grande propulsora desse novo momento para a análise sensorial, para o aroma e o sabor do conilon. Cumprimos um ciclo ao longo desses 18 anos e realmente é gratificante chegar em uma edição com todos os critérios internacionais e a partir daqui tenho certeza que o mundo vai ser pequeno para o que vamos apresentar de aroma e de sabor do café conilon”, concluiu.

O ranqueamento destas amostras foram apresentados a potenciais compradores, representados por empresas nacionais e internacionais que participam do Leilão Internacional, que visa oportunizar novos negócios e agregação de valor aos cafés classificados na 18ª edição do Concurso Conilon de Excelência – safra 2021.


Tags

cooabriel café concurso

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop