Carregando...
Espírito Santo

Gestoras do Sicoob ES compartilham experiências de participação no Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba

Duas integrantes da cooperativa de crédito receberam seus certificados de conclusão no início deste ano e falam sobre os principais aprendizados adquiridos na capacitação.


16/03/2022 13:37 - Por Renan Chagas e Síntia Ott
Compartilhe


Imagine poder participar de um curso sobre inovação ministrado por professores de renome e dividir os conhecimentos com representantes de diferentes ramos do cooperativismo no Espírito Santo. Essa experiência foi vivida pela superintendente de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob ES, Sandra Helena Rosa Kwak, e pela supervisora de Desenvolvimento Humano do Sicoob ES, Giovanna da Costa Barelli, ao participaram do Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba em 2021, realizado pelo Sistema OCB/ES em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

As gestoras receberam seus certificados de conclusão no início deste ano, em janeiro. Elas contam suas impressões sobre o curso e compartilham os principais aprendizados adquiridos ao longo das quase 200 horas de capacitação proporcionadas aos participantes.

Para Sandra Kwak, o programa permitiu ter contato com colaboradores de outras coops, uma oportunidade para trocar conhecimentos e experiências sobre processos de inovação no cooperativismo capixaba. “O ponto alto e o grande diferencial foi o ambiente e aprendizado adquirido com os participantes de outras cooperativas e do Sistema OCB/ES, tornando a capacitação muito rica em conhecimento e propósitos cooperativos”, relata.

“As exposições e discussões durante os módulos, caracterizados pelos perfis, experiências e ideias distintas, provocaram a soma e o compartilhamento de visões e iniciativas diferentes daquelas que temos no nosso cotidiano. Saímos com um olhar mais enriquecido, que ajudará a construir soluções e parcerias mais inteligentes para todos, principalmente se unirmos a inovação à intercooperação”, completa kwak.

 

TIRANDO AS IDEIAS DO PAPEL

Depois de muito aprender sobre inovação, é hora de colocá-la em prática. De acordo com Giovanna Barelli, tirar os aprendizados do papel e materializá-los é possível, mas requer planejamento. O Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba fornece dicas que ajudam as cooperativas a se organizarem para isso.

“O ponto de partida é a multiplicação dos tópicos aprendidos no programa de inovação ofertado pela OCB/ES e, a partir daí, aperfeiçoar a forma de interagir com as pessoas, equipes, comunidades, parceiros e empresas do mercado”, explica Barelli.

Uma das dicas que mais marcou, segundo ela, é a de que a inovação não pode ser exclusiva de uma área ou setor, pelo contrário, deve ser compartilhada com todos os colaboradores que, de alguma forma, atuarão na melhoria de um processo, produto, serviço ou da estrutura organizacional da cooperativa. E é justamente isso que o Sicoob ES está planejando.

“Nossa intenção é implantar um programa de cultura de inovação junto à nossa equipe, que nos permita engajar e aguçar o protagonismo dos colaboradores com um pensamento inovador, fomentando a transformação intencional dos problemas em novas soluções para aproveitar as oportunidades que a transformação digital nos traz” informa Barelli.

 


MAS AFINAL, POR QUE INOVAR?


Na visão da superintendente de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob ES, Sandra Kwak, inovar é fundamental para manter um negócio vivo. Mesmo no cooperativismo, um modelo secular reconhecido pela sua eficiência e valor social, aprimorar ou renovar processos, produtos ou serviços é necessário para permanecer competitivo no mercado.

“O cooperativismo já demonstrou para a sociedade que é um dos melhores, senão o melhor modelo de negócio, ao vincular o pilar econômico com o social e se sustentar numa governança participativa. Mas nenhum modelo se mantém sustentável se não se modernizar, adotar novas tecnologias e inovar. Por isso, a inovação passou a fazer parte do dia a dia de muitas cooperativas”, conta Kwak.

 

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba foi criado pelo Sistema OCB/ES em parceria com Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).  A inciativa teve início em 2020 e está diretamente ligada às diretrizes prioritárias do cooperativismo definidas no 14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo e nos Encontros Regionais do Cooperativismo Capixaba (Aproximacoop).

A capacitação contou com a participação de 11 cooperativas capixabas e teve carga horária de 192 horas. Seus objetivos são mapear, desenvolver e potencializar as competências técnicas e comportamentais de empregados e dirigentes de cooperativas, fomentando a cultura de inovação e a disseminação de conhecimento no cooperativismo capixaba.


Tags

sicoob programa inovação cooperativismo

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop