Carregando...
Espírito Santo

Grupo executivo se reúne para fazer os últimos ajustes no Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura do ES

A previsão é que a iniciativa seja lançada ainda em março deste ano, com programas que beneficiarão toda a cadeia produtiva do café no Espírito Santo


15/02/2023 12:13 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

O Sistema OCB/ES sediou uma reunião da equipe executiva do Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura do Espírito Santo, na tarde da última segunda-feira (13/2). A inciativa conta com a participação de diversas instituições, incluindo o Sistema OCB/ES, e contemplará projetos e ações que visam melhorar a qualidade, produtividade e sustentabilidade dos processos de produção dos cafés capixabas.

O programa figurará como um dos principais da cafeicultura no Brasil e possui cinco eixos prioritários: governança, sustentabilidade, tecnologia, social e agregação de valor. Seu propósito é tornar o Espírito Santo a principal origem produtora de café no país até 2030, garantindo um produto de excelência atestado pelos selos de origem capixaba, agregando valor e levando prosperidade ao campo.

A previsão é que a iniciativa seja lançada em março deste ano. Por isso, a equipe executiva se reuniu para fazer os últimos ajustes, agrupando projetos e selecionando os prioritários, com entregas previstas ainda para este ano.

“Fizemos a revisão dos 36 projetos, cruzando-os com informações que cada instituição que compõe a equipe executiva já tem em andamento. Hoje temos iniciativas para muitas das entregas previstas nos projetos. Então, vamos buscar uma convergência entre as instituições e, acima de tudo, uma otimização do uso de recursos. Queremos entregar o melhor resultado para a sociedade, com integração entre os parceiros”, afirmou o subsecretário da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Michel Tesch.

Quem também participou da reunião foi o coordenador de Café do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Abraão Verdin. O pesquisador aponta a relevância do programa como fonte de informação para os produtores rurais ao levar soluções até eles.

“A iniciativa tem uma importância muito grande, especialmente para o nosso produtor rural, que está na ponta e às vezes encontra algumas dificuldades. O Incaper, tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento, tem um papel fundamental de levar esses conhecimentos aos produtores. Novas iniciativas de pesquisas de mercado, qualidade de café, produção, colheita, sistematização e mecanização estão ou serão desenvolvidas nesse programa. Isso vai ao encontro do que o produtor tem nos cobrado”, destacou.

Verdin também lembrou que o programa poderá despertar o interesse do poder público em contribuir com a minimização dos problemas ainda encontrados na cadeia produtiva do café.

Outra participante do encontro foi a gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Christiane Castro. Ela explica que os produtores rurais constituem um dos públicos diretos da instituição, razão pela qual também integra o grupo executivo do programa.

“O Sebrae/ES avalia que esse programa vai contribuir para o aumento da competitividade dos cafeicultores de pequenas propriedades. Colocando as ações em prática e trabalhando em um ambiente de gestão profissional para o avanço da cafeicultura em seus eixos prioritários, conseguiremos ampliar a competitividade, vendas e faturamento do pequeno produtor. O programa vai contribuir diretamente para esses indicadores”, disse.

 

ATUAÇÃO DO SISTEMA OCB/ES

Um dos principais atores envolvidos na iniciativa é o Sistema OCB/ES, enquanto representante das cooperativas produtoras de café do Espírito Santo. De acordo com a edição mais recente do Anuário do Cooperativismo Capixaba, a produção de café das coops capixabas já corresponde a 12,4% de todo o café beneficiado no estado. Quando se trata de café conilon, a porcentagem sobe para 15,7%.

"O Sistema OCB/ES tem uma estima especial por esse importante programa, pois abarca ações voltadas para a cadeia produtiva mais importante do setor agro capixaba:  a cafeicultura. Temos cooperativas pujantes que atuam nesse segmento e que serão diretamente beneficiadas por essa iniciativa”, ressalta.

A liderança é um dos articuladores responsáveis por emplacar o programa, desenvolvido no período em que esteve na presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/ES, entre 2021 e 2022. Atualmente o gestor está à frente da vice-presidência da instituição.

“Tínhamos o entendimento de que era necessário direcionar esforços complementares às iniciativas de aperfeiçoamento da cafeicultura capixaba. Queríamos impulsionar, de maneira mais racional e organizada, as importantes ações que são desenvolvidas por todas as instituições que atuam na cadeia café”, recorda Carlos André.

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Conheça as instituições que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura do ES:

  • Associação Agricultura Forte;
  • Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec);
  • Associação Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes);
  • Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV);
  • Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
  • Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé);
  • Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes);
  • Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AR-ES)
  • Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), representando as cooperativas Cafesul, Cooabriel, Coopbac e Nater Coop;
  • Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper);
  • Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf);
  • Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes);
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES);
  • Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (Sistema OCB/ES);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 


Tags

#café #programa #reunião

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop