Carregando...
Espírito Santo

Idaf ressalta importância da vacinação contra brucelose

Em parceria com a Selita, instituto irá lançar o Plano de Comunicação e Educação em Saúde Animal para Controle da Brucelose


15/02/2022 13:52
Compartilhe


Representantes do Instituto de Defesa Agrope­cuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estive­ram na Selita no dia 25 de janeiro para apresentar o “Plano de Comunicação e Educação em Saúde Animal para controle da Brucelose”, que deverá ser lançado em março.

Estiveram presentes o gerente regional, Al­berto Luiz G. Lopes; os gerentes de educação sa­nitária e ambiental, Ivan Lima e Andressa Lemos Fernandes; o veterinário Guilhermo Modenese; o vice-presidente da Selita, João Batista de Souza e o chefe da assistência ao cooperado, Alan Diones Bernardo.

O Idaf é a instituição responsável pelo monito­ramento e controle da Brucelose no Estado e, se­gundo dados levantados, a cobertura vacinal, que deve ser acima de 80%, está baixa em diversos municípios. Índices muito baixos podem trazer perdas econômicas para a pecuária local.

De acordo com Andressa, o objetivo do plano é despertar no produtor a consciência quanto à importância e a necessidade da vacinação. “A vacina é obrigatória e o não cumprimento pode gerar multa, mas além de cumprir a legislação, o produtor precisa entender que a vacina melhora a qualidade do rebanho e evita perdas, uma vez que a Brucelose causa infertilidade. Primeiro vamos realizar esse trabalho educativo, mas em seguida também terá a fiscalização e o produtor que des­cumprir a lei poderá ser multado”.

O Plano lançado pelo Idaf prevê a realização de ações educativas e de comunicação social junto ao público-alvo, ao longo de 2022 e 2023. A Selita se colocou à disposição para ajudar na divulgação da campanha junto aos seus cooperados.

 

SAIBA MAIS

A brucelose é uma doença contagiosa e crônica, causada por bactéria, que atinge animais como bois, búfalos, porcos, entre outros, podendo também ser transmitida aos seres humanos. O principal sintoma nos animais é a infertilidade. A vacinação contra a brucelose é obrigatória no Espírito Santo e todas as bezerras (bovinas e buba­linas) de 3 a 8 meses de idade devem ser vacinadas. Essa é a principal forma de evi­tar que a doença atinja o rebanho. A vacina deve ser aplicada por médico veterinário cadastrado no Idaf ou por vacinador sob responsabilidade desse profissional.


Tags

selita brucelose

Fonte: Assessoria de Imprensa Selita

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop