Carregando...
Espírito Santo

Integracoop: 1° encontro entre coops educacionais capixabas aconteceu em Santa Maria de Jetibá, no último sábado (10)

Ao todo, 110 colaboradores participaram do evento, que contou com capacitações, troca de experiências e atrações culturais


15/09/2022 17:55 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

No último sábado (10/9) ocorreu, no município de Santa Maria de Jetibá, o primeiro Integracoop.  A iniciativa reuniu colaboradores de três coops educacionais capixabas e contou com momentos de qualificação profissional, troca de experiências e atividades culturais. As cooperativas participantes foram: Cooperativa Educacional de Linhares (CEL); Cooperativa Educacional de Santa Maria de Jetibá (Cooperação); e Cooperativa Educacional de São Gabriel (Coopesg).

“Juntos somos mais fortes”. Foi seguindo esse mote que surgiu a ideia, por parte das equipes gestoras das cooperativas educacionais, de realizar esse encontro de integração. Segundo a equipe organizadora do evento, a intenção é tornar o Integracoop uma agenda anual e abranger, nos próximos anos, todas as coops educacionais do estado.

O Sistema OCB/ES contribuiu para a realização do evento. Além do apoio financeiro, a equipe da instituição também colaborou com a organização e criação da identidade visual do encontro. O diretor executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, explica o interesse da organização em contribuir com a realização do Integracoop. “A nossa Unidade Estadual, enquanto instituição responsável por fortalecer o cooperativismo capixaba, busca realizar ações que promovam o aprimoramento de suas cooperativas e, nesse sentido, a integração e o alinhamento entre as coops educacionais é essencial”, observa a liderança.

 

O ENCONTRO

A Cooperação se disponibilizou a sediar o evento. Sendo assim, duas comitivas saíram dos municípios de Linhares e São Gabriel da Palha rumo à Santa Maria do Jetibá. Ao todo, 101 colaboradores estiveram presentes no encontro. Entre eles, estavam coordenadores pedagógicos, docentes, profissionais de serviços gerais e equipe da gestão administrativa das escolas. O evento, repleto de atividades, teve início às 8h 30min e se encerrou às 17h 30min.

Na entrada do evento, os convidados foram recepcionados pelos bonecos pomeranos da escola acompanhados pelo tradicional som da concertina, instrumento musical típico da região. Ainda na recepção, a banda de alunos da escola se apresentou e mais tarde, o grupo de ginástica rítmica realizou um número. A presidente da Cooperação, Amanda Wruck, afirmou que a escola promove e incentiva atividades culturais. "Aqui na escola temos muitos talentos, alunos com muito potencial, e precisamos explorar isso", pontuou a presidente.

 

PROGRAMA JOVEM COOPREENDEDOR

Um dos pontos de pauta foi uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a educação empreendedora entre jovens.  O Sistema OCB/ES, em parceria com o Sebrae/ES, propôs a todas as cooperativas educacionais do estado a implementação do Programa Jovem Coopreendedor. O projeto surgiu a partir da integração do Cooperjovem e do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ações das Unidades Nacionais do Sistema OCB e do Sebrae, respectivamente.

As três escolas que estavam presente no Integracoop irão implementar o programa a partir do primeiro semestre letivo de 2023. Para isso, foi realizada uma capacitação para todos os colaboradores presentes. Quem conduziu a palestra sobre a iniciativa foi o consultor gerencial do Sebrae/ES e sócio proprietário da Triunfo Consultoria e Treinamento, Denilton Cunha.

Segundo Simone Rigo, analista de Desenvolvimento Humano da Coopesg, a apresentação foi ótima. “Ele [Cunha] conseguiu abranger todos os presentes, visto que eram colaboradores de diversas áreas, professores, pedagogos, coordenadores e profissionais de serviços gerais. A apresentação foi bem dinâmica, não ficou maçante para ninguém”, afirmou a analista.

A colaboradora afirmou, ainda, que a equipe da Coopesg está muito entusiasmada para dar início ao programa. “O Cooperjovem já tinha sido implementado na escola, mas, agora, ocorreu essa reformulação. Alguns professores já trabalharam com esse programa em escolas da rede municipal, e gostam muito de colocá-lo em prática nas salas de aula”, pontuou Rigo.

 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS: PROJETOS E PRÁTICAS DE SUCESSO

Após o almoço ocorreu o momento de troca direta de experiências entre os profissionais das coops. Os profissionais das áreas específicas das cooperativas educacionais reuniram-se para falar um pouco de suas atividades cotidianas. Professores apresentaram práticas pedagógicas exitosas, divididos em três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Inicial e Ensino Fundamental Final.

Os colaboradores do setor administrativo discutiram sobre os processos que desenvolvem diariamente. Já os profissionais de serviços gerais tiveram um momento motivacional com o palestrante Denilton Cunha, cujo tema foi o posicionamento deles como educadores.

Segundo Queilla Zorzanelli, diretora pedagógica da CEL, o compartilhamento de experiências foi muito importante. “A troca de conhecimentos foi essencial para estreitar as relações de colaboradores da mesma área de atuação nas educacionais e trocar informações que serviram para enriquecer a prática de ensino diária”, declarou a diretora.

 

MOMENTO ENRIQUECEDOR

Antes do encerramento da programação, os colaboradores das cooperativas educacionais de Linhares e de São Gabriel da Palha realizaram uma visita técnica ao Museu de Biologia Melo Leitão e ao centro histórico de Santa Teresa.

O comentário foi unânime: todos os participantes elogiaram e ficaram muito felizes com o primeiro Integracoop. “Os feedbacks recebidos pelos colaboradores já demonstraram o sucesso do evento. E quanto à equipe que o planejou, suscitou sonhos para a realização de uma próxima edição em 2023”, relatou a presidente da Coopesg, Drayze Rigo Teodoro.

“O sucesso do evento teve a participação fundamental da equipe do Sistema OCB/ES, que não mediu esforços para participar das reuniões de planejamento e de contribuir significativamente para execução de cada etapa com todo o carinho e profissionalismo de sempre”, completou a presidente da Coopesg.

Queilla Zorzanelli ressaltou que a lição que fica é a da necessidade da união. “O grande aprendizado foi a consolidação e fortalecimento daquilo que já sabíamos: juntos somos mais fortes! Juntos podemos alcançar o inatingível. Além disso, ficou claro o quanto somos empreendedores e a necessidade de implantação da cultura empreendedora em nossas cooperativas”, disse.
 
Amanda Wruck, presidente da Cooperação, ficou contente em receber um grupo de educadores de outras instituições na escola. "Por mais que a Cooperação tenha sediado o evento, a organização foi coletiva", disse. Na oportunidade ela ressaltou o trabalho de mediação do Sistema OCB/ES. "A organização fez a sua parte, ajudando com os fornecedores, e redesenhou todo o escopo da proposta de forma muito dinâmica e organizada", afirmou a diretora.
 

Tags

sistema ocbes cel cooperação coopesg integracoop evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop