Carregando...
Espírito Santo

Liderança feminina: CapacitaCoop possui trilha direcionada às mulheres que ocupam cargos de gestão

Cursos visam preparar mulheres para promover uma liderança de destaque nas cooperativas


22/03/2024 14:30 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Não existe uma receita padrão para se tornar uma boa líder. No entanto, ter uma vasta bagagem de conhecimentos é um dos requisitos necessários para assumir um cargo de gestão. E os conhecimentos necessários vão desde domínio da área de atuação até a compreensão de habilidades de gestão de tempo e comunicação assertiva.

CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem virtual do cooperativismo, possui uma trilha voltada para a liderança feminina.  A jornada de aprendizado, composta por três módulos, é destinada a mulheres que atuam em cargos de liderança dentro das cooperativas.

A trilha, que é gratuita e possui uma carga horária de 56 horas, irá oferecer ensinamentos sobre como liderar com confiança e como construir um posicionamento de uma líder protagonista. 

Quer conferir? Listamos os módulos e cursos abaixo!

Para se inscrever, clique aqui.

 

MÓDULO LIDERANÇA FEMININA

  • Princípios da Liderança

Com apenas 30 minutos de duração, essa capacitação busca exemplificar qual é o papel do líder, quais são os estilos de liderança e como eles devem ser usados, de acordo com cada situação. Além de apresentar os princípios da liderança, o curso também fala sobre os desafios centrais para exercer essa função.

  • Liderança Inclusiva

As empresas têm prezado, cada vez mais, pela diversidade em seu quadro de colaboradores. No entanto, a presença de pessoas que historicamente sofrem com a discriminação nesses ambientes não é sinônimo de inclusão. Por isso, esse curso busca explicar as diferenças entre diversidade e inclusão. Nesse sentido, explica qual é o papel da liderança em integrar as diferenças e como se tornar um líder inclusivo.

  • Liderança Feminina

Esse treinamento mostra o panorama da desigualdade de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Também apresenta o passo a passo para promover a equidade de gênero em uma cooperativa, elencando os desafios e as estratégias.

 

MÓDULO COOPERATIVISMO

  • Cooperativismo – Primeiras Lições 

Veja como constituir uma cooperativa, os passos necessários e os conhecimentos básicos do modelo de negócio na prática. Entenda como o sistema cooperativista brasileiro é organizado e aprenda sobre o funcionamento, a regulamentação e outros aspectos das cooperativas.

  • Núcleos e Comitês: como organizar e fortalecer o quadro social

O curso é para orientar líderes sobre como aumentar a participação dos cooperados nas atividades e nos processos de tomada de decisão da cooperativa. Para isso, irá ensinar os fundamentos da Organização do Quadro Social (OQS) e as fases do seu processo de implantação.

  • Governança Cooperativa: princípios e boas práticas

Conheça os princípios do cooperativismo e mergulhe nos fundamentos da governança cooperativa, compreendendo sua finalidade, especificidades e princípios. Aprenda os procedimentos que garantem um modelo de direção estratégica pautado nos princípios cooperativistas, assegurando uma gestão profissional e sustentável.

  • Sucessão cooperativista 

Com carga horária de duas horas, esse curso é para auxiliar na compreensão sobre a importância da sucessão de líderes e da criação de um plano de sucessão que garanta a continuidade e evolução do modelo de negócio cooperativista.

 

MÓDULO DESENVOLVIMENTO PESSOAL 

  • Protagonismo

O treinamento expõe o conceito de protagonismo e algumas ferramentas para desenvolver e melhorar essa qualidade tão importante nos dias de hoje. Apresentando habilidades essenciais e dicas práticas, o curso estimula que não só o líder, mas que todos da cooperativa assumam o protagonismo.

  • Produtividade e gestão do tempo

Aprenda a usar o tempo a seu favor! Neste curso, você vai conhecer técnicas e ferramentas para melhorar a gestão do tempo e aumentar a sua produtividade. Para isso, são apresentadas asquatro etapas do método GTD, além de dicas para vencer a procrastinação e manter o foco.

  • Vieses Inconscientes

Entenda o conceito de vieses inconscientes, como eles estão incorporados no nosso dia a dia e como eles afetam nossas ações e julgamentos. Conheça os seus tipos mais comuns e aprenda a conhecer, refletir e naturalizá-los

  • Comunicação assertiva

A capacitação ensina como transmitir mensagens com clareza e assertividade, de maneira acolhedora e não agressiva, buscando alcançar os objetivos desejados.

  • Comunicação e Oratória

Aprenda as melhores técnicas de comunicação e oratória e perca o medo de falar em público. Saiba como aumentar o seu poder de persuasão e comunique-se de forma estratégica em diversos contextos. Além disso, aprenda a usar entonação, gestos e tom de voz para fazer apresentações memoráveis e descubra como utilizar o storytelling para cativar o seu público.

  • Apresentações de alto impacto

Da construção dos slides ao discurso: tudo o que você precisa saber para criar uma apresentação memorável, mantendo o seu público engajado do início ao fim. Aprenda as melhores práticas de construção de slides, saiba como construir sua narrativa de forma eficiente e domine técnicas de discurso para manter o seu público engajado durante suas apresentações.

  • Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência

O curso dá dicas de como promover a inclusão e integração de pessoas com deficiência nas cooperativas por meio de boas práticas, visando tornar a cooperativa um local mais justo e acolhedor para essas pessoas.


Tags

sistema ocbes elas pelo coop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop