Carregando...
Espírito Santo

Linhares recebe o primeiro seminário “Cooperativismo e Poder Público Capixaba”

Evento foi organizado pelo Sistema OCB/ES e pela Ascamves para promover a difusão de informações sobre o coop entre representantes do Poder Público


25/08/2023 08:43 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Foto: Sistema OCB/ES

Autoridades do Poder Público e representantes do cooperativismo capixaba estiveram reunidos para participar do seminário “Cooperativismo e Poder Público Capixaba”, na manhã desta quinta-feira (24/8). O evento foi realizado pelo Sistema OCB/ES em parceria com a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), na sede do Sicoob Conexão, localizada no município de Linhares.

Confira as fotos

O momento serviu para aproximar as cooperativas e o Sistema OCB/ES dos vereadores e demais membros do Poder Público da região Norte do estado. A importância dessa proximidade foi destacada pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que prestigiou o evento.

“Está entre as funções da nossa organização conversar e buscar viabilizar as pautas do cooperativismo junto ao Executivo e o Legislativo.  Fazemos isso ao nos aproximarmos desses atores, em um processo de convencimento democrático e defesa republicana da agenda institucional do cooperativismo”, explicou a liderança.

Após a abertura, o diretor-executivo falou sobre como o Sistema OCB/ES e o cooperativismo atuam como ferramentas de desenvolvimento, mostrando os benefícios desse modelo de negócio para o Poder Público e para a sociedade. Para isso, Carlos André destacou dados publicados no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022, com ênfase no indicador sobre pagamento de tributos.

“Em 2022 as cooperativas recolheram R$ 533 milhões em tributos aos cofres públicos, mesmo com o impacto da pandemia. Portanto, somos bons pagadores de impostos federais, estaduais e municipais”, frisou.

Na sequência, o assessor jurídico do Sistema OCB/ES Arlan Taufner mostrou como o Espírito Santo está avançando no diálogo e na construção de políticas do cooperativismo junto a alguns municípios. Essa frente de trabalho consiste em diálogos com a câmaras municipais e prefeitos para implementar leis locais que permitam o pleno funcionamento das coops, para que elas tenham direito de atuar em situação de igualdade com outros modelos de negócio.

Taufner informou que, até o momento, oito municípios já aprovaram uma Lei Municipal do Cooperativismo, e em outros dois o texto já foi aprovado pelas câmaras municipais e aguarda a sanção dos prefeitos. Linhares, que sediou o evento, está entre os municípios que já sancionarem a legislação. A informação foi endossada pelo assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte.

“O município tem uma lei de 2007 que ainda está bastante atual. Portanto, é importante que os vereadores sempre fiquem atentos a essa legislação, porque para qualquer mudança é um necessário um diálogo, o que nos permite caminharmos de maneira alinhada”, complementou.

Dando continuidade à apresentação, o assessor jurídico Arlan Taufner mencionou especificidades das sociedades cooperativas e a importância de entendê-las no ambiente legislativo, com o intuito reforçar o entendimento do modelo de negócio e dos seus diferenciais pelos parlamentares. Para isso, Taufner citou os princípios do cooperativismo e explicou como funciona a divisão dos ramos de negócio nesse modelo societário.

“Precisamos fomentar espaços que propiciem o desenvolvimento do cooperativismo. É papel do Sistema OCB/ES criar um sistema que traga segurança jurídica para o desenvolvimento virtuoso dos negócios cooperativos, por meio de políticas municipais e estaduais”, destacou o assessor.

Um dos exemplos utilizados foi o do adequado tratamento do ato cooperativo na Reforma Tributária, vitória garantida na Câmara dos Deputados após diversos diálogos e defesas realizadas pelo Sistema OCB, deputados e demais entidades favoráveis às pautas do cooperativismo brasileiro.

Uma segunda apresentação foi realizada pelo professor César Albenes de Mondonça, doutor em Serviço Social, pós-doutor em Política Social e assessor da Ascamves. O convidado abordou a relação do Legislativo com as organizações sociais e da sociedade civil que, de acordo com o docente, surgem para resolver problemas das comunidades.

“Considero importante o fortalecimento do Legislativo por meio das organizações sociais e da sociedade civil. O tema é fundamental para entendermos o papel do Estado. E quando se trata de sociedade, estamos falando de um conjunto muito amplo, uma grande organização que abarca múltiplas organizações, incluindo as cooperativas”, explicou.

 

FALAS DOS PARTICIPANTES

Foto: Sistema OCB/ES

Representando o Executivo municipal, o presidente da Câmara de Vereadores de Linhares, Wellington Vicentini, ressaltou a importância do evento e afirmou que a câmara do município está de portas abertas para o cooperativismo capixaba. “É um prazer finalmente conhecer o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André, que possui excelentes referências. Fico muito feliz de estar ao lado dessa liderança”, disse.

O secretário da Câmara Municipal de Linhares, Estéfano Silote, foi mais uma das autoridades que participou do seminário. “Cumprimento a todos, em especial os organizadores dessa iniciativa. Deixo a saudação do nosso prefeito Bruno Marianelli. Sabemos da força da nossa agropecuária aqui em Linhares, portanto, ficamos muito felizes de ver esses movimentos em parceria com a Câmara Municipal de Linhares”, declarou.

O superintendente da Ascamves, Juscelino Brzesky, expressou seu contentamento pela construção conjunta da iniciativa. “Agradeço a participação de nossos vereadores e cooperativistas neste seminário. Também agradeço a parceria do Sistema OCB/ES com a Ascamves e o apoio da Câmara Municipal de Linhares a este evento. Estamos à disposição para fortalecer cada vez mais essas parcerias”, afirmou.

A importância de as cooperativas atuarem em conjunto foi frisada pelo gerente de Desenvolvimento da Sicredi Interestados RS/ES, Alex Minussi. “Quando nos propomos a estar juntos, a nos unir, um caminho sustentável e de prosperidade se abre. Não tenho dúvida de que quanto mais dialogarmos, mais pessoas nos conhecerão. Afinal, o maior concorrente ou inimigo do cooperativismo é o desconhecimento. Quem conhece a fundo o que é o cooperativismo passa a se relacionar cada vez mais com ele”, concluiu.

O diretor do Sicoob Conexão, Alair Giuriato, falou de sua alegria em sediar o seminário na cooperativa. “Estou muito feliz com a presença de cada um de vocês na nossa sede, que é a casa do cooperativismo em Linhares. Para aquilo que precisarem, o sistema Sicoob está à disposição. A nossa casa está sempre aberta para bons eventos e bons negócios”, compartilhou.

O presidente da Unimed Norte Capixaba e membro do Conselho de Ética da OCB/ES, Dr. Jayr Fregona, aproveitou a deixa para manifestar o seu desejo de participar de mais eventos do cooperativismo na região Norte do estado. “Gostaria que alguns desses eventos que o Sistema OCB/ES vem fazendo sejam puxados aqui para o Norte, para que a gente se sinta mais incluído e possa colaborar nesse crescimento do estado, que é muito importante para o nosso ramo”, solicitou.

Outro cooperativista que participou foi Carlos Augusto Pandolfi, superintendente da Cooabriel e conselheiro fiscal estadual suplente do Sescoop/ES. A liderança parabenizou a realização do seminário. “Todos nós estamos de parabéns pelo que está acontecendo aqui hoje. Tenho a expectativa de que a gente saia daqui com ainda mais informações sobre o cooperativismo para disseminarmos na nossa região”, pontuou.

O presidente da Cooabriel e vice-presidente do Conselho de Administração da OCB/ES, Luiz Carlos Bastianello, enalteceu o aspecto inovador do seminário. “O cooperativismo é a forma de associativismo mais justa e próspera que existe no Brasil e no mundo, então o que está acontecendo aqui hoje é uma inovação. O Sistema OCB/ES tem trabalhado muito com inovação, desde a forma atuar internamente ao diálogo com o Poder Público. Com essa aproximação, tudo fica mais prático e, como consequência, conseguimos evoluir com mais facilidade”, disse.

 


Tags

sistema ocbes evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop