Carregando...
Espírito Santo

Núcleos femininos: descubra o que são e como criar um na sua cooperativa

Manual do Sistema OCB explica quais são as nove fases importantes para a implantação de grupos destinados a mulheres nas coops


21/03/2024 14:02 - Por Síntia Ott
Compartilhe

As cooperativas são reconhecidas pela sua economia colaborativa, transformadora e inclusiva. Por isso, em todo o mundo elas têm a responsabilidade de trazer mais mulheres para dentro de seus quadros sociais e postos de lideranças, com o intuito de fomentar a equidade de gênero. É o que propõe a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

No Brasil, uma das formas encontradas para tirar essa meta do papel foi a criação de comitês ou núcleos de mulheres nas cooperativas. Na prática, esses grupos estimulam o público feminino a se engajar mais ativamente no dia a dia da coop. Eles podem ser formados por cooperadas, colaboradoras ou filhas e esposas de cooperados, e são geridos por mulheres das próprias cooperativas. 

Essa prática tem se popularizado no país, e para agregar os diversos núcleos e comitês espalhados pelos estados, desde 2021 existe o Comitê de Mulheres do Sistema OCB, o Elas Pelo Coop. O Espírito Santo não está de fora dessa realidade. No estado já existem oito núcleos constituídos, que reúnem 231 mulheres de 22 municípios capixabas.

A boa notícia é que podem ser criados ainda mais grupos, já que cada coop pode ter o seu, caso essa seja a sua intenção e exista viabilidade. Mas como começar? Pensando em auxiliar as coops nessa fase inicial, o Sistema criou o Manual de Implantação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas.

O documento é de fácil leitura e explica a metodologia necessária para constituir comitês ou núcleos femininos. Foram mapeadas nove fases que perpassam pela criação dos núcleos. São elas:

  1. Planejamento de implantação
  2. Sensibilização interna
  3. Diagnóstico de perfil
  4. Sensibilização da comunidade cooperativista
  5. Constituição do Comitê de Mulheres
  6. Formação modular básica
  7. Estruturação da atuação do Comitê de Mulheres
  8. Acompanhamento da atuação do Comitê de Mulheres
  9. Formação continuada

Caso a sua cooperativa ainda não tenha um grupo destinado a mulheres ou queira amadurecer a atuação dele, seguir esses passos pode ajudar a enriquecer e consolidar o seu funcionamento. Contudo, vale lembrar que o caminho sugerido pode ser adaptado para a realidade de cada coop. O intuito do manual é apenas facilitar a jornada. O importante é fazer acontecer!

Para conferir os detalhes de cada fase, clique aqui e leia o manual na íntegra.


Tags

sistema ocbes artigo elas pelo coop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop