Carregando...
Espírito Santo

Palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher reúne mais de 90 participantes

Evento abordou os anseios, dilemas e descobertas das mulheres do século XXI


11/03/2024 12:58 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Mulheres que atuam em cooperativas capixabas e colaboradoras do Sistema OCB/ES participaram de uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na manhã da última sexta-feira (8/3). O tema do evento foi “A mulher do século XXI: anseios, dilemas e descobertas”. A programação ocorreu de forma virtual e contou com a presença de mais de 90 participantes.

A abertura foi realizada pela gerente administrativa e financeira do Sistema OCB/ES, Rose Favalessa, que agradeceu a presença de todas e pontuou a relevância de momentos de capacitação como o que foi organizado. “Mesmo que tenhamos chegado com toda a força aqui ao século XXI, ainda precisamos de um direcionamento sobre dilemas que são enfrentados por nós, com o auxílio de quem está a par do tema”, disse.

Na sequência, Evelyn Oliveira Castro, lifelong learning e especialista na técnica mindfulness, conduziu a palestra. A profissional abordou as transformações no papel social da mulher brasileira contemporânea e explorou como ela se tornou uma figura versátil, desempenhando papéis de mãe, profissional e ser humano.

“Antes a mulher tinha funções meramente domésticas e reprodutivas e possuía acesso restrito à educação e à esfera política. O homem tinha o papel de provedor. Esse papel começa a se diluir ao longo do tempo, e as despesas começam a ser divididas. Hoje a mulher está no mercado de trabalho e pode estar onde quiser, mas isso também a coloca em uma em uma posição de mais responsabilidades”, explicou a palestrante.

Em resposta à provocação, participantes do evento lembraram que apesar de serem rotuladas como multitarefas, as mulheres precisam se permitir descansar. Outro tema que despertou a atenção do público foi a disparidade salarial que ainda existe entre homens e mulheres em muitos ambientes de trabalho, lacuna que pretende ser corrigida pela Lei n° 14.611/2023, que trata da igualdade salarial.

Castro ainda frisou a importância de as mulheres praticarem o autocuidado, uma vez que possuem uma predisposição a cuidarem de todos que integram seu círculo próximo, principalmente membros da família. “A mulher tem essa natureza cuidadora. Ela cuida dos filhos, do marido, dos irmãos, dos pais e de todos os que estão à sua volta”, lembrou. “No entanto, elas também precisam lembrar de cuidar de si mesmas, pois em pequenos atos rotineiros acabam priorizando os outros e se negligenciando”, observou.

A profissional também reconheceu a importância dos núcleos femininos cooperativistas, da ascensão de mulheres a cargos de gestão e liderança nas coops e da importância de momentos de capacitação com a palestra que foi ministrada.

No encerramento, Bianca Rocha, analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, lembrou que as mulheres buscam sempre se capacitar para evoluírem na carreira, seja por escolha ou por necessidade. “Para ser promovido, o homem não necessariamente precisa estar capacitado, pois é comum naturalizar que ele tem potencial. Nós, mulheres, precisamos estar preparadas e capacitadas para enfrentar os desafios”, problematizou.

Rocha também compartilhou uma dica com as participantes. Ela informou que existem diversos cursos gratuitos na plataforma CapacitaCoop que podem ser acessados por qualquer pessoa (com exceção de alguns exclusivos para o público cooperativista) e a qualquer momento.


Fotos



Tags

sistema ocbes evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop