Carregando...
Espírito Santo

Programa Jornal do Campo destaca a história de duas cooperadas da Cafesul

Em comemoração ao mês das mulheres, o programa da TV Gazeta exibiu uma reportagem que mostra o trabalho de duas agriculturas nas lavouras de café


19/03/2024 13:08 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: repordução/ TV Gazeta

No Sul do Espírito Santo, as mulheres assumem o protagonismo na produção de cafés especiais! O Jornal do Campo do último domingo (17/3) exibiu uma reportagem que contou as histórias de duas mulheres agricultoras que encontraram apoio para a produção de café conilon na Cooperativa de Cafeicultores do Sul do Estado, a Cafesul.

Juliana Farias e Graciane Medeiros residem na zona rural do município de Muqui e escolheram a lavoura como ambiente de trabalho, acreditando no café para a geração de renda.

O caminho encontrado por elas para avançar com a produção dos grãos foi a associação à cooperativa Cafesul, que possui um núcleo feminino de agricultoras denominado Póde Mulheres.

Natércia Bueno, gerente administrativa da coop e coordenadora do Projeto Póde Mulheres afirmou que, hoje, a participação feminina é marcante na cooperativa. “Cerca de 30% do total de cooperados são mulheres. Isso também nos nossos conselhos. Metade do Conselho Fiscal é composto por mulheres, e uma mulher compõe o Conselho de Administração”, afirmou.

Em entrevista, as produtoras relataram à repórter da TV Gazeta Bruna Hermely os benefícios que conseguem por meio da cooperativa. Juliana Farias ressalta que só consegue produzir cafés especiais por causa da cooperativa. Já Graciane Medeiros exemplifica as vantagens. 

“Ajuda muito a gente. Eles (cooperativa) comercializam o nosso café, têm um estoque que podemos utilizar para armazenar o café e também vendem a um melhor preço”, avalia a produtora.

Para assistir a entrevista completa, clique aqui. 


Tags

sistema ocbes estamos na mídia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop