Carregando...
Espírito Santo

Representantes de coops educacionais capixabas participam de evento sobre educação socioemocional

Lideranças da CEL, Coopesg e Coopepi estiveram presentes no encontro “Líderes Inspiradores Impactam Vidas”, promovido pela Escola da Inteligência


24/04/2024 09:16 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe
Foto: reprodução/Queila Zorzanelli

A educação socioemocional é fundamental para que os estudantes reconheçam cada vez mais as suas emoções, influenciando sua capacidade de aprender, resolver conflitos e tomar decisões de maneira eficaz. E as coops educacionais do Espírito Santo são um grande exemplo de implementação desse processo de ensino e aprendizagem na rotina dos alunos.

Ao longo dos últimos anos, a Cooperativa Educacional de Linhares (CEL), a Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg) e a Cooperativa Educacional de Pinheiros (Coopepi) se tornaram parceiras da Escola da Inteligência (EI), programa educacional que visa desenvolver a educação socioemocional no dia a dia dos alunos. 

Na última segunda-feira, dia 22 abril, representantes dessas coops participaram do encontro nacional EI, que aconteceu no Espaço Immensità, em São Paulo. O evento reuniu as lideranças das instituições parceiras, abordando a temática “Líderes Inspiradores Impactam Vidas”. 

O encontro promoveu troca de experiências e conteúdo para a construção de uma educação mais integral nas escolas. A diretora da CEL, Queila Zorzanelli, participou de uma mesa redonda, onde destacou o quanto um líder escolar atento à aplicação de um programa socioemocional pode impactar positivamente a rotina dos estudantes.

“Os programas socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento dos alunos e para a construção de ambientes escolares mais saudáveis e acolhedores, preparando-os cada vez mais para lidar com os desafios da vida e contribuindo para seu bem-estar”, observou Zorzanelli. 

Sob esse mesmo olhar, a analista de Desenvolvimento Humano da Coopesg, Simone Rigo, ressaltou que estamos vivendo em um período em que o equilíbrio emocional é necessário. "Trabalhar com o Programa Socioemocional da Escola da Inteligência, desde a educação infantil até o último ano do ensino fundamental, é proporcionar aos nossos alunos, familiares e colaboradores, oportunidades de conhecer e trabalhar as suas emoções, sentimentos e os princípios fundamentais para a busca de uma saúde emocional equilibrada", avaliou. 

A diretora pedagógica da Coopepi, Patrícia Neta Sampaio Griffo, reforçou a importância da parceria da instituição com a Escola da Inteligência. "Hoje nós estamos colhendo os resultados desse trabalho de quatro anos, sempre pensando na educação socioemocional dos nossos alunos. Apesar dos desafios comuns do ambiente escolar, notamos que os estudantes, suas famílias e colaboradores já conseguem refletir, entender o outro e estabelecer diálogos construtivos", afirmou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, parabeniza as coops educacionais pela iniciativa. “Essas ações voltadas para o lado socioemocional reforçam o quanto a educação cooperativista tem diferenciais, como a valorização do respeito, da empatia e do olhar para o outro”, pondera a liderança.


Tags

sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop