Nos últimos anos o cooperativismo brasileiro vem aprimorando a sua comunicação externa por meio da campanha SomosCoop. Criado em 2017, o movimento foi elaborado para identificar, ressignificar e dar visibilidade ao modelo de negócio no país.
Atualmente a campanha utiliza um conjunto de canais de comunicação próprios e de terceiros para distribuir seu conteúdo, como site, redes sociais e anúncios em mídias tradicionais, off-line e online. Desde 2020, o Sistema OCB, organização idealizadora da estratégia, tem firmado parcerias com personalidades populares no país, auxiliando na propagação da mensagem coop para mais públicos.
No Espírito Santo a campanha tem sido distribuída em todas as regiões do estado. Somente em 2023 foram alcançados mais de 11 mil impactos em mídias tradicionais e 16,1 mil reproduções nas redes sociais (saiba mais aqui). Para que a estratégia cumpra seu propósito, é fundamental que as cooperativas utilizem o SomosCoop.
No último ano, foi constatado que cerca de 58% das coops capixabas, sem contar as filiais, já utilizam a marca ou o carimbo pelo menos uma vez, como em materiais de divulgação, ambientação institucional, redes sociais, uniformes, brindes, frotas e outros locais. Esse índice pode crescer ainda mais, e todas as coops ganham com isso.
A seguir, confira quatro grandes vantagens de participar da campanha que envolve e encanta milhares de brasileiros. Em seguida, saiba como implementar o SomosCoop na rotina da sua coop.
1. MAIS VISIBILIDADE PARA O COOPERATIVISMO
Ao utilizar o carimbo ou a marca SomosCoop em seus canais de comunicação, infraestrutura, uniformes, frotas e embalagens, as cooperativas fortalecem a visibilidade do modelo de negócio cooperativista. Quanto mais coops aderirem ao recurso de identificação e assinatura, mais a estratégia se fortalece.
As cooperativas se beneficiam mutuamente da utilização do SomosCoop, pois quando mais o carimbo ou a marca forem aplicados, mais pontos de contato as pessoas terão com essas identificações. No Brasil existem cerca de 4,6 mil cooperativas registradas no Sistema OCB, de acordo com o AnuárioCoop 2023. Imagine o quão longe a mensagem do cooperativismo pode chegar se todas elas participarem dessa estratégia?
2. REPRESENTATIVIDADE E RECONHECIMENTO
O cooperativismo tem um grande impacto econômico e social no país. Por essa razão, ter a marca da sua cooperativa associada a esse movimento traz diversos benefícios. O primeiro é o da representatividade, uma vez que são muitas as coops que fazem parte do movimento, o que contribui para uma presença forte e uma atuação ampla do modelo de negócio, contemplando diversos segmentos de atividades.
O segundo é o do reconhecimento, pois juntas as cooperativas geram mais impacto e, por consequência, conquistam maior reconhecimento por parte da sociedade. Se cada cooperativa registrada e com atuação regular participar da campanha SomosCoop, o alcance, impacto e assimilação da mensagem de que o coop é um jeito diferente de fazer negócios podem ser muito mais significativos.
3. VALOR AGREGADO
O que o seu produto ou serviço representa para os seus clientes? Quais são os diferenciais dele em relação às ofertas da concorrência? É a partir desses questionamentos que a sua coop pode identificar aspectos que cativam seu público e que conferem atributos únicos aos itens e soluções que ela comercializa.
Por si só, as cooperativas possuem diversos diferenciais para se destacar da concorrência: o trabalho coletivo e justo, a gestão democrática, a participação dos cooperados nos resultados e muito mais. A campanha SomosCoop foi criada com o intuito de disseminar esses valores, atualmente priorizados pelos consumidores que buscam marcas éticas, socialmente comprometidas e ambientalmente corretas.
Ao utilizar a marca ou o carimbo SomosCoop, sua coop agregará mais valor à sua marca, associando-a a um movimento que possui princípios e valores intrínsecos ao seu funcionamento. Ao ver uma aplicação do carimbo em um produto, por exemplo, o consumidor conseguirá identificar com mais facilidade a origem e os diferenciais desse item em relação aos de outras marcas.
4. MAXIMIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS
Manter uma campanha ativa e eficiente exige diversos investimentos, incluindo recursos humanos e financeiros. Anualmente, o Sistema OCB, junto com suas organizações estaduais, executa planos de marketing que disseminam a mensagem do cooperativismo para milhares de pessoas.
Esses são investimentos importantes para o fortalecimento da campanha direcionada à sociedade. Por isso, quanto mais cooperativas aderirem à estratégia do SomosCoop, melhor os recursos investidos serão aproveitados. Cada real despendido pode valer ainda mais quando a sua coop se engaja na campanha, e os benefícios são mútuos.
COMO ADERIR AO SOMOSCOOP?
Para começar a utilizar a marca e o carimbo SomosCoop é necessário que a sua cooperativa esteja registrada no Sistema OCB e na organização que a representa em seu estado, que no Espírito Santo é o Sistema OCB/ES. O próximo passo é avaliar em quais locais os elementos podem ser aplicados.
São diversas as possibilidades de utilização. Sua coop pode inserir a marca ou carimbo em seus produtos, serviços, comunicações institucionais ou externas, estruturas da coop, brindes promocionais, uniformes, frotas de veículos, entre outras possibilidades. Acesse o Guia SomosCoop e saiba qual a melhor forma de utilização em cada caso.
Para acessar e baixar os materiais da campanha e aplicá-los nos pontos de contato da sua coop, acesse a Central da Marca do SomosCoop.
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sistema ocbesFonte: Sistema OCB/ES