Carregando...
Espírito Santo

Segundo encontro do Aproximacoop 2023 é realizado em São Gabriel da Palha

Evento reuniu cooperativas das regiões Norte e Noroeste do estado para debater e planejar o futuro desse modelo de negócio


04/08/2023 09:32 - Por Renan Chagas
Compartilhe
Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES

O Aproximacoop desembarcou, nessa terça-feira (1º/8), no município de São Gabriel da Palha. O evento, que integra uma série de encontros regionais do cooperativismo, reuniu cerca de 54 lideranças do Norte e Noroeste do estado com o intuito de debater o presente e o futuro do movimento cooperativista.

Clique aqui e confira as fotos.

Para dar início oficialmente ao momento, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, e o diretor-executivo, Carlos André Santos de Oliveira, convidaram conselheiros da instituição e personalidades do cooperativismo presentes para uma fala inicial sobre a ação. A construção coletiva foi um dos pontos destacados durante a abertura.

“Essa é uma oportunidade de debatermos, juntos, o nosso modelo de negócio e construirmos caminhos para fortalecê-lo ainda mais”, disse o presidente da Coopcam e conselheiro de Ética da OCB/ES, Advaldo Zotelle. “São momentos que fazem a diferença, porque trazem a nossa visão, as nossas expectativas e os nossos desafios reais”, complementou o superintendente da Cooabriel e conselheiro fiscal estadual suplente do Sescoop/ES, Carlos Augusto Pandolfi.

O presidente da Cooabriel e vice-presidente do Conselho de Administração da OCB/ES, Luiz Carlos Bastianello, elogiou a iniciativa. “Temos que parabenizar a nossa organização estadual de representação por esse encontro, uma entre as várias ações que ela realiza e que geram um impacto positivo para as nossas cooperativas”, destacou a liderança.

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, também fortaleceu a relevância do trabalho em conjunto. “Essa união de ideias tem o poder de definir as direções para onde caminharemos, e isso faz a diferença. Colocamos em prática aqui a intercooperação, atuando juntos em prol do cooperativismo”, disse.

 

PROGRAMAÇÃO

Seguindo o cronograma estabelecido durante o primeiro encontro do Aproximacoop 2023, realizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, a programação oficial foi aberta com uma apresentação dos avanços registrados desde a edição mais recente dos encontros, em 2019, quando foram estabelecidos os direcionamentos para os últimos quatro anos.

Na sequência, foi o momento de colocar a mão na massa. Para isso, a equipe do Sistema OCB/ES apresentou os quatro eixos definidos como prioritários para os próximos anos: representação; gestão e governança; comunicação; e mercado. A tarefa dos participantes foi pensar nos principais desafios e soluções que o coop possui nessas áreas e como é possível superá-los com o apoio do Sistema OCB/ES.

Foto; Divulgação/Sistema OCB/ES

A dinâmica foi dividida em etapas, com grupos compostos por cooperativas diversas. Na primeira fase, foi o momento de pensar nos desafios a serem elencados em cada eixo. Depois, foi preciso selecionar um desafio prioritário e construir proposições para superá-lo. Por fim, todos os pontos foram apresentados e, de forma coletiva, os participantes puderam escolher as opções que mais representavam o coop de maneira geral.

Entre os itens mais votados, estava o incentivo à intercooperação, o processo de sucessão de lideranças nas cooperativas, a intensificação do cooperativismo nas escolas e a profissionalização da comunicação para fortalecer os diferenciais do coop para a sociedade.

 

COOPERATIVIVAS MIRINS PRESENTES

Além da participação das cooperativas que atuam nas duas regiões, o encontro Aproximacoop também contou com a presença de participantes de duas coops mirins do estado: a Coopemcel e a Coop-União. As três integrantes dessas iniciativas, que têm como objetivo levar uma experiência cooperativista para a realidade de crianças e adolescentes, contribuíram ativamente na atividade.

Petra Ferrari, da Coopemcel, foi uma dessas representantes. Ela, que pretende seguir fazendo parte do coop na vida adulta, falou sobre a oportunidade de estar envolvida no Aproximacoop. “Eu achei muito interessante, porque podemos ver como o cooperativismo será lá na frente, quando nós estivermos em uma cooperativa”, pontuou.

As colegas Julia Pessin e Lara Vieira integram a Coop-União e também prestigiaram o encontro. “Foi uma experiência fundamental, principalmente porque estamos começando agora no cooperativismo, mas já estamos aqui com cooperativas grandes, aprendendo como elas funcionam e trabalham”, disse Julia.

Para Lara, um dos ganhos foi poder contribuir diretamente com as proposições. “Estamos vendo a construção do cooperativismo, e não apenas vendo, mas participando, junto com outras cooperativas. Isso é muito bom, porque passamos a conhecer os desafios que temos”, concluiu.

Para o encerramento do evento, as três cooperadas mirins foram chamadas ao palco pelo presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro, e pelo diretor-executivo, Carlos André. “Se estamos falando do cooperativismo do amanhã, não podemos encerrar sem trazer elas, que aqui representam a continuidade e perenidade do nosso modelo de negócio. O programa Cooperativa Mirim é de suma importância, porque trabalha o cooperativismo desde a base e de forma prática”, finalizou o presidente.

Foto; divulgação/ Sistema OCB/ES

 

NOVOS ENCONTROS

O Aproximacoop 2023 é composto por quatro encontro regionais. O primeiro foi realizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim no dia 20 de julho, com a participação de 50 lideranças. O segundo foi o dessa terça-feira, em São Gabriel de Palha, com a presença de 54 pessoas. Os outros dois encontros estão previstos para os dias 17 e 25 de agosto, nas regiões Centro-Serrana e Metropolitana da Grande Vitória, respectivamente.


Tags

aproximacoop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop