O Serviço Nacional de
Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop),
vinculado ao Sistema OCB, divulgou seu Relatório de Gestão referente ao
exercício de 2021 nesta semana. Integrante do Sistema S, o Sescoop vem
contribuindo desde 1999 para a autogestão das cooperativas com o objetivo de
garantir maior competitividade e, principalmente, prestar atendimento aos
interesses dos cooperados.
“Queremos ser cada vez mais
fortes, sustentáveis e relevantes para o desenvolvimento econômico e social do
nosso país. O olhar estratégico tem direcionado nossa atuação no Sescoop”,
destacou o presidente Márcio Lopes de Freitas.
RESULTADOS E DESEMPENHO
Após aprovação do Plano
Estratégico 2021-2023 foram identificados e validados pelo Conselho Nacional
(Resolução nº 1912/21) os indicadores de 2021.
Entre os objetivos estratégicos
estabelecidos, o fortalecimento da cultura cooperativista alcançou 35.490 mil
pessoas beneficiadas com programas de orientação, educação, desenvolvimento e
empreendedorismo.
Quando se trata das avaliações de
cooperativas, 1.094 foram atendidas. Este objetivo leva em consideração as boas
práticas de mercado alinhadas aos princípios, valores e legislação
cooperativista. Os resultados apontam onde aprimorar a governança, gestão e
desempenho. O destaque do biênio ficou com as cooperativas no Ramo do Crédito,
que realizaram mais autoavaliações, seguida pelos Ramos Saúde e Agropecuário.
Promover a profissionalização das cooperativas foi outro ponto avaliado. No total, 165.427 cooperados, empregados e dirigentes foram capacitados com cursos de qualificação e aperfeiçoamento, de formação, de pós-graduação, e de gestão, entre outros.
PRÊMIO SOMOSCOOP
O número de cooperativas
reconhecidas, visitadas e inscritas no Prêmio SomosCoop Excelência
em Gestão aumentou significativamente em relação a 2019. As
reconhecidas foram de 56 para 103, enquanto as visitadas de 70 para 112, e as
inscritas de 272 para 310. Segundo o relatório, estes números reforçam que
o Programa
de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem atendido seu
propósito e efetivamente auxiliado o desenvolvimento das cooperativas.
Os impactos do PDGC de 2013 até
2020 são notórios. Em 2013, o programa contava com adesão de 10 cooperativas e,
em 2021, alcançou 1.094. Entre os resultados alcançados estão o aumento de 38%
nas reservas financeiras das cooperativas participantes. Além disso, o total de
ativos
é 69% superior em média e o retorno líquido por cooperado apresenta elevação de 23% em sua taxa média. Também houve incremento de 40% na margem operacional e de 43% nos resultados apresentados à Assembleia Geral Ordinária (AGO).
PDGC
O Programa de Desenvolvimento da
Gestão das Cooperativas (PDGC), voltado para o desenvolvimento da autogestão
das cooperativas, tem como principal objetivo promover a adoção de boas
práticas de gestão e governança pelas cooperativas. A aplicação do PDGC é
realizada por meio de avaliações realizadas em ciclos anuais, verificando a
cada período o planejamento, execução, controle e aprendizado das cooperativas
participantes, o que permite um diagnóstico para tomada de decisões.
O PDGC também conta com a trilha
de aprendizagem “Caminhos para Excelência” disponível na plataforma de
capacitação do Sistema OCB, a CapacitaCoop,
desenvolvida para contribuir com a formação e melhoria contínua nos processos
de gestão das cooperativas. O conceito está alinhado aos instrumentos de
avaliação do PDGC e aos eixos de atuação do Sescoop no que diz respeito a
identidade, governança, gestão e desempenho.
Além disso, a pesquisa realizada
para medir os efeitos do PDGC no desenvolvimento das cooperativas mostrou que o
programa impacta positivamente em vários aspectos, incluindo os resultados
econômico-financeiros que chegam a ser 38% maiores entre as participantes. O
total de ativos é, em média, 69% superior e o retorno líquido por cooperado
apresenta elevação de 23%. Os impactos também são positivos no que diz respeito
a educação cooperativista, que chega a 60% do quadro social das cooperativas
participantes. Entre as que possuem níveis de maturidade mais elevados, o
número chega próximo a 80%.
TRANSPARÊNCIA
Outro projeto de destaque é o
Revitalização da Transparência, que identificou os requisitos legais que o
Sistema deveria atender com relação à lisura de suas atividades; padronizou
relatórios e eliminou redundâncias; além de organizar a informação de forma
mais clara para o cidadão no seu Portal da
Transparência e Prestação de Contas. Implementou ainda, melhorias para
atender aos requisitos trazidos por instrução normativa do TCU, incluindo itens
relativos à Lei de Acesso à Informação.
O relatório traz ainda dados dos
investimentos nas mais variadas áreas para atender aos objetivos traçados pelo
Sescoop.
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relatório sescoopFonte: Sistema OCB