Carregando...
Espírito Santo

Sescoop/ES completa 23 anos de apoio e fomento ao cooperativismo capixaba

A entidade compõe o Sistema OCB/ES e incentiva a competividade e a longevidade do cooperativismo no Espírito Santo


24/11/2022 14:06 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Atuando com base no tripé monitoramento, formação profissional e promoção social, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sescoop/ES) chega aos seus 23 anos com uma trajetória sólida. A entidade completa mais um aniversário neste sábado (26/11).

Seu foco é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas capixabas. Ao facilitar o acesso ao conhecimento, a instituição é responsável por preparar cooperativas para o futuro e fomentar o crescimento desse modelo de negócio no Espírito Santo.

O Sescoop/ES foi criado em 1999 e compõe o Sistema S brasileiro, com amparo na Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentada pelo Decreto nº 3.017/1999. A instituição foi constituída para fortalecer a atuação da OCB/ES, organização que desde 1972 representa e promove um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba. Junto com a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene), formam o Sistema OCB/ES.

Atualmente o Sescoop/ES é a principal instituição voltada ao fomento da educação e da capacitação contínua para as cooperativas do Espírito Santo. Suas atribuições são organizar, administrar e executar ações destinadas ao ensino de formação profissional e à promoção social das cooperativas. São contemplados cooperados, dirigentes, colaboradores e familiares.

“As cooperativas têm se beneficiado amplamente da atuação do Sescoop/ES. Com o suporte da entidade, elas estão conseguindo aumentar a competitividade e a perenidade dos seus negócios. Olhando para o cooperativismo no estado hoje, percebemos o quanto já avançamos em relação a décadas anteriores. Ainda há muito a fazer, mas esses 23 anos de atuação do Sescoop/ES junto à OCB/ES já geraram muitas melhorias”, observa o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

Os resultados da atuação sistêmica do Sescoop/ES também são enxergados pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES. “As cooperativas capixabas foram responsáveis por gerar 5,5% do PIB nominal do Espírito Santo em 2021. No aspecto social também temos evoluído. Há diversos projetos sociais destinados às comunidades sendo desenvolvidos pelas cooperativas capixabas. O grau de maturidade da governança e gestão dos negócios cooperativistas em nosso estado também está em constante evolução”, avalia Carlos André Santos de Oliveira.

 

O TRIPÉ DO SESCOOP/ES

Muito se fala no tripé do Sescoop/ES: monitoramento, formação profissional e promoção social. Cada termo se refere a um eixo estratégico de atuação da instituição junto ao Sescoop Nacional.

O monitoramento sintetiza um conjunto ações, programas e sistemas destinados ao acompanhamento das cooperativas capixabas. Atualmente estão sendo realizadas iniciativas como a Certificação de Regularidade Técnica (CRT), o Programa de Desenvolvimento das Cooperativas (PDGC), o Censo Cooperativista e o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (Desempenho).

No escopo da formação profissional, o Sescoop/ES promove, continuamente, capacitações e eventos que auxiliam a difundir informações relevantes para as cooperativas capixabas. Destacam-se o Programa de Inovação do Cooperativismo Capixaba e o Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop). A entidade também incentiva outros canais que disseminam conhecimentos cooperativistas, a exemplo da plataforma nacional de cursos online Capacitacoop. Há, ainda, o Programa de Parcerias, que oferece descontos em serviços de oito instituições de ensino para cooperativas regulares com o Sistema OCB/ES.

No âmbito da promoção social, o Sescoop/ES desenvolve atividades relacionados ao sétimo princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade. São ações formuladas com o intuito de atender necessidades das comunidades e promover o bem-estar. O case mais conhecido é o Dia de Cooperar, projeto que recebe apoio direto da instituição. Outras iniciativas apoiadas são os Núcleos Femininos Cooperativistas, grupos formados por mulheres e que fomentam a participação de mulheres nas cooperativas.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop