Carregando...
Espírito Santo

Sicoob ES apresenta projeto “Água Limpa + Saúde” em reunião da Comissão do Cooperativismo, na Ales

Mais de R$ 520 mil estão sendo investidos na viabilização da iniciativa


08/02/2022 14:09 - Por Síntia Ott
Compartilhe


Colaboradores do Sistema OCB/ES acompanharam, na manhã desta terça-feira (8/2), a apresentação do projeto “Água Limpa + Saúde” durante a primeira reunião da Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) no ano de 2022. O projeto foi desenvolvido pela cooperativa capixaba de crédito Sicoob ES, em parceria com o Sistema OCB/ES, a empresa Fortlev e as cooperativas Cooabriel, Coocafé, Coopeavi e Unimeds do Espírito Santo.

O projeto incentiva o tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais para evitar a contaminação de rios e mananciais, além de gerar bem-estar para as comunidades rurais. Para viabilizar isso, o Sicoob ES trabalhará em intercooperação com com outras cooperativas, pertencentes aos ramos Agropecuário e Saúde, fornecendo condições especiais para a aquisição de biodigestores pelas famílias de agricultores.

Durante a apresentação do projeto na Comissão do cooperativismo, o superintendente de Operações e Negócios do Sicoob Central ES, Alecssandro Casasassi, explicou quais são as condições que garantem mais facilidade para a aquisição dos biodigestores.

“O Sicoob ES está oferecendo a possibilidade de compra do biodigestor em 33 parcelas e sem juros, sendo esta última condição válida para os primeiros mil produtores que aderirem ao projeto. Após esse número, será cobrada uma taxa de juros de 0,99% a.m. O objetivo é financiar mil equipamentos até dezembro deste ano”, explica.

 

INVESTIMENTO QUE MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DOS PRODUTORES RURAIS

O Sicoob ES está investindo mais de R$ 520 mil no projeto, destinados a atividades de comunicação e ao financiamento dos juros abonados. O investimento permitirá a transformação gradual de uma realidade que ainda se perpetua em muitas propriedades no interior do Espírito Santo: a ausência de tratamento de esgoto adequado e o desconhecimento dos produtores sobre a importância de se usar métodos mais seguros, que garantam a preservação da qualidade da água e da saúde da comunidade.

De acordo com uma pesquisa realizada em julho de 2021 com técnicos de cooperativas agropecuárias, 81% dos produtores rurais dão pouca importância para o tratamento de esgoto na propriedade. E 75% não conhecem os benefícios individuais que o tratamento de esgoto proporciona para o meio ambiente. Com base nesses dados, o deputado Marcos Mansur, que presidiu a reunião em que o projeto “Água Limpa + Saúde foi apresentado, afirmou que a iniciativa do Sicoob ES e parceiros irá melhorar a qualidade de vida produtores rurais e ajudar a preservar o meio ambiente.

“Teremos resultados coletivos, pois se beneficiarão os produtores rurais, seus vizinhos e o meio ambiente. O biodigestor ainda tem condições, dependendo da forma como é usado, de gerar energia. Isso é saúde na veia e economia para o produtor rural”, disse o deputado.


APOIO DA UNIDADE ESTADUAL

O Sistema OCB/ES foi, desde o início, uma organização incentivadora e parceira do projeto, especialmente por se tratar de uma ação que dialoga diretamente com três princípios do cooperativismo: o Interesse pela Comunidade; Educação, Formação e Informação; e Intercooperação.

“Reconheço e aplaudo a elevada pertinência do projeto do Sicoob ES e cooperativas parceiras. É uma iniciativa que trará ganhos coletivos. Os cooperados que vivem em propriedades rurais merecem condições especiais para realizarem o tratamento adequado do esgoto de suas residências”, pondera o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

O Presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim, percebeu que o projeto deu visibilidade ao problema da escassez ou inexistência de tratamentos sanitários adequados em propriedades rurais.  

“Fico feliz que nós, do cooperativismo, tenhamos nos sensibilizado com a precariedade de tratamentos sanitários no interior do estado e agido para melhorar essa realidade. A saúde e a qualidade de vida são condições que devem ser acessíveis para todas as pessoas, objetivo que o projeto “Água Limpa Mais Saúde” está levando em consideração”, pondera.


Tags

#sicoob projeto ales cooperativismo

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop