Carregando...
Brasil e Mundo

Sicoob Uni Sudeste leva conhecimento sobre finanças para comunidade acadêmica

Cerca de 150 acadêmicos participaram das ações que fazem parte da 12ª edição da Global Money Week


28/03/2024 14:23
Compartilhe
Foto: divulgação/Sicoob

Com o tema “Proteja o seu dinheiro, garanta o seu futuro”, o Sicoob Uni Sudeste realizou nos dias 18 a 24/03 atividades voltadas ao público universitário de Viçosa (MG), que fazem parte da 12ª edição da Global Money Week (GMW), uma ação mundial voltada à promoção da educação financeira para crianças e jovens.

Ao longo dos sete dias, mais de 150 acadêmicos entenderam como o planejamento financeiro é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, e como ele pode ser um aliado para as gerações mais novas alcançarem o bem-estar financeiro e a resiliência financeira.

O diretor-presidente do Sicoob Uni Sudeste, Bruno Carmo, comentou que a ação executada contempla o princípio de interesse pela comunidade. “A cooperativa atua tanto na formação e educação quanto também na profissionalização desses alunos que podem vir a ser cooperados ou colaboradores”, comentou.

 

AÇÕES

Durante a semana de programação foram realizadas lives e publicações sobre planejamento e finanças para empreendedores, também teve atividades lúdicas sobre administrar o próprio dinheiro com foco no público estudantil dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Software (ADS) do Centro Universitário de Viçosa (UniViçosa).

Os palestrantes frisaram a importância de investir, e apresentaram as possibilidades de investimentos, como a Renda Fixa e Variável e a diferença de investimentos a curto, médio e longo prazos. Os estudantes também puderam conhecer os cursos sobre finanças pessoais e para MEI disponibilizados pelo Instituto Sicoob, que podem ser feitos de forma gratuita.

Bruno Carmo esteve na Universidade Federal de Viçosa (UFV) para conversar com os alunos do curso de Cooperativismo e de outros cursos sobre finanças, e explicou a importância de não gastar todo o dinheiro. O diretor-presidente ainda acrescentou que não há forma melhor de proteger o próprio dinheiro, senão, investindo em conhecimento. "É por isso que o Instituto Sicoob visa preparar os estudantes para serem profissionais eficientes e capacitados”, disse.

 Para Pablo Albino, coordenador do curso de Cooperativismo da UFV, a aproximação das cooperativas no ambiente acadêmico é muito importante. “Dentro da universidade a gente fala muito sobre a teoria, mas quando a cooperativa vem aqui dentro ou os alunos conhecem uma cooperativa, a realidade fica mais clara, e os estudantes passam a ter perspectiva de mercado, por isso é essencial esse contato entre universidade e as cooperativas”, explicou.

A estudante de Cooperativismo Laura Fialho, falou sobre a importância da proximidade entre cooperativa com o meio acadêmico. “A palestra proporcionou oportunidades de entender e compreender de forma mais clara o que é uma cooperativa. Abrindo meu olhar em relação que posso buscar oportunidades no cooperativismo”, concluiu.

 

Cursos gratuitos – Instituto Sicoob

Para ter acesso aos cursos do Se Liga Finanças, o interessado deve acessar o link https://www.institutosicoob.org.br/programas/eixo-cidadania-financeira/se-liga-financas.html, realizar o cadastro, informado o código da cooperativa que lhe apresentou a plataforma, que neste caso é o 5631 – Sicoob Uni Sudeste.

 


Tags

sicoob coops brasil

Fonte: Sicoob Uni Sudeste

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop