Carregando...
Brasil e Mundo

Sistema OCB reforça importância de parcerias com o Ministério das Relações Exteriores

O ministro é convidado para abertura de workshop internacional sobre o cooperativismo


10/05/2023 13:59
Compartilhe

O Sistema OCB se reuniu na última segunda-feira (8) com o embaixador Laudemar Gonçalves, do Ministério de Relações Exteriores (MRE) para apresentar detalhes sobre o modelo de negócios cooperativos, e mais especificamente, o trabalho desenvolvido pelo Ramo Agro. Também foram abordados o papel internacional da entidade como representante do Brasil na Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e as participações nas Conferências do Clima (COP) 26 e 27.

A gerência de Relações Institucionais evidenciou a expressividade do cooperativismo brasileiro que soma mais de 4,8 mil cooperativas e 18,8 milhões de cooperados. Somente no Ramo Agro, são 1.170 cooperativas responsáveis por mais de 50% da produção nacional de grãos. “Atualmente, 71,2% dos produtores de cooperativas são da agricultura familiar e temos mais de 9 mil profissionais dedicados à assistência técnica e extensão rural. Por isso, defendemos a valorização das cooperativas como instrumentos de geração de economia de escala e agregação de valor à produção”, explicou o coordenador de Relações Governamentais, Eduardo Queiroz.

Já o coordenador de Relações Internacionais, João Marcos Silva Martins, destacou a escolha do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, como representante da América Latina, no Conselho Administrativo da ACI, entidade máxima de representação do cooperativismo no mundo. “Trata-se de uma organização não-governamental independente que trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. A presença do Brasil no conselho é muito significativa”, explicou.

Sobre as COP 26 e 17, João Marcos lembrou que o Sistema OCB foi convidado a participar como palestrante nas duas oportunidades pelo Ministério da Agricultura e que, para este ano, a entidade deve participar de seminário internacional promovido pela organização emirati de cooperativas. A COP 28 será realizada em Dubai, em dezembro.

Durante a reunião, a boa relação do cooperativismo brasileiro com o Itamaraty também foi salientada, assim como as oportunidades para a realização de novas parcerias. Ao final, o ministro Mauro Vieira foi convidado para participar da abertura do workshop, a ser realizado pelo Sistema OCB em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, em julho. O evento contará com a participação de delegações de movimentos cooperativistas de 12 países e exposição de produtos das coops brasileiras.

A programação pretende incluir apresentações sobre o movimento, a atuação do Itamaraty em defesa do fortalecimento do cooperativismo no Brasil e no mundo e apresentação da ONU sobre o impacto do setor no desenvolvimento internacional.

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop