Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES anuncia novidades e homenageia coops em encontro com lideranças e autoridades

Organização celebrou ações e conquistas alcançadas este ano e compartilhou iniciativas que terão continuidade em 2024


08/12/2023 15:39 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação - Sistema OCB/ES

Mais de 150 pessoas participaram do Encontro de Conselheiros e Lideranças Cooperativistas 2023, na manhã desta sexta-feira (8/12). O evento, realizado anualmente pelo Sistema OCB/ES, tem o propósito de promover uma integração entre os principais atores do cooperativismo capixaba.

Além dos representantes das coops, também estiveram no local autoridades do Poder Público, entre elas prefeitos, vereadores e membros de secretarias e subsecretarias do estado. Alguns nomes de destaque foram o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; e o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos.

O encontro foi conduzido pelos mestres de cerimônia Elizabeth Barcelos e Renan Reis, colaboradores do Sistema OCB/ES. Ao longo do encontro foram compartilhadas diversas informações, novidades e conquistas que beneficiam as cooperativas capixabas. O momento também foi de aprendizado, já que dois profissionais foram convidados para realizar palestras sobre temas de interesse do público presente.

Na abertura do evento, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, agradeceu a presença dos conselheiros da entidade e de representantes da Sefaz, Sedu, Tribunal de Contas, Secretaria de Estado da Agricultura, Dentran|ES, Amunes, Ceturb/ES e Ales.

Dr. Pedro, Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES, citou uma série de iniciativas desenvolvidas por esta instituição em 2023 e conquistas que favorecem o coop capixaba. A liderança deu ênfase ao lugar de destaque conquistado em uma pesquisa de clima organizacional.

“Fomos agraciados com uma conquista fantástica, o 1° lugar no GTPW estadual entre as empresas de pequeno porte. Isso mostra o bom clima organizacional que existe dentro da organização. É algo fantástico e que deixou a nossa diretoria muito lisonjeada, pois se trata de um reconhecimento dos colaboradores. Consequentemente, essa boa ambiência garante melhores atendimentos às cooperativas”, falou.

 

PALESTRA: CENÁRIO SOCIOECONÔMICO

Foto: Sistema OCB/ES

Um dos convidados foi o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e doutor em Geografia, Pablo Lira. O palestrante destrinchou o cenário socioeconômico capixaba e as perspectivas para 2024.

Antes de abordar as diretrizes para o próximo ano, Lira lembrou que 2023 foi marcado por conflitos geopolíticos, crescimento econômico acumulado até o terceiro semestre, avanços na Reforma Tributária, desdobramentos do novo regime fiscal sustentável, e recorde na geração de empregos.

Em seguida o palestrante enfatizou a importância das evidências científicas para embasar análises e decisões, e citou dados do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023 como exemplo. “O Espírito Santo, que tem de 2 a 3% da população nacional, proporcionalmente se destaca comparado com o cooperativismo de outros estados. Os números do anuário tornam evidente a contribuição e a participação do cooperativismo capixaba nesse excelente momento econômico e social do estado”, disse.

Lira ainda ressaltou que o crescimento da economia do Espírito Santo está superando a média nacional e a do Sudeste, com proeminência dos setores da agropecuária, indústria e serviços. “No terceiro trimestre de 2023, o PIB capixaba subiu 2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, com ajuste para sazonalidade. No acumulado do ano, houve crescimento de 4,4%”, informou Lira, compartilhando informações recém-divulgadas pelo IJSN.

Para os próximos anos, Lira sugeriu que os negócios, incluindo as cooperativas, levem em consideração 12 megatendências nos próximos anos, listadas abaixo.

  • Envelhecimento populacional;
  • Diversidade cultural;
  • Empoderamento dos cidadãos;
  • Disputas por recursos naturais;
  • Expansão da exploração espacial;
  • Novos materiais estratégicos impactando a economia;
  • Hiperconectividade;
  • Automação Inteligente;
  • Biorrevolução;
  • Eventos climáticos extremos;
  • Transição para economia de baixo carbono;
  • Transformação digital, virtualização e difusão da IoT.

 

LANÇAMENTO DO PAINEL DO COOP CAPIXABA

Foto: Sistema OCB/ES

O Sistema OCB/ES também aproveitou o encontro para lançar o Painel do Cooperativismo Capixaba. O dashboard reúne os principais dados do modelo de negócio no Espírito Santo. Nesse ambiente é possível acessar de forma rápida e dinâmica indicadores gerais e por ramos do coop capixaba, beneficiando aspectos econômicos e sociais.

A novidade foi anunciada pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca. O gerente explicou que as informações exibidas no painel foram extraídas do Anuário do Cooperativismo Capixaba, publicação lançada anualmente e que compila os principais indicadores e conquistas das coop no Espírito Santo. O painel divulgado leva em consideração indicadores coletados ao longo dos últimos três anos.

A primeira versão do painel foi lançada em 2022, também por meio da plataforma Power BI. A nova edição foi desenvolvida pelo Sistema OCB/ES em parceria com a DEX, empresa especializada em análise de dados. Clique aqui e saiba mais sobre a concepção do painel.

 

PALESTRA: AMBIDESTRIA

Foto: Sistema OCB/ES

Dando continuidade à programação, a especialista em transformação digital e branding Andrea Dietrich realizou uma palestra sobre gestão ambidestra, com foco em como administrar o presente, inovar e garantir o futuro. A convidada também é cofundadora da consultoria Ambidestria e do podcast Digital Backstage, além de ter sido eleita uma das profissionais de digital mais inovadoras no mercado.

Dietrich explicou que, na biologia, ambidestria está relacionada a possuir habilidades motoras bem desenvolvidas nos dois lados do corpo. O conceito foi adaptado para o mercado. “Nos negócios a gente fala que organização ambidestra é aquela que consegue lidar com dois lados ao mesmo tempo: o da explotação e o da exploração. A explotação está relacionada à disciplina operacional, ao foco no core business, no curto prazo e na eficiência do dia a dia. Já a exploração significa olhar para a criação de novos modelos de negócio”, disse.

A palestrante explicou que a explotação está mais para as certezas e menos para os riscos, enquanto a exploração aposta em novas oportunidades e, consequentemente, é mais suscetível a incertezas e riscos. “Os profissionais dos novos tempos vão precisar ser inovadores, elásticos e adaptáveis às mudanças e, ao mesmo tempo, eficientes e disciplinados”, completou.

Para exemplificar, Dietrich compartilhou dois cases de cooperativas que alinham bem a explotação e a exploração: a Unimed e a Nater Coop. Embora atuem em ramos que exijam eficiência operacional, ambas as coops buscam inovar seus processos e estruturas.

 

AÇÕES DO SISTEMA OCB/ES

Foto: Sistema OCB/ES

O Sistema OCB/ES também reservou um momento da programação para compartilhar ações realizadas pela organização ao longo deste ano, além de divulgar resultados e conquistas alcançados pela entidade. A fala foi realizada por Bianca Rocha e Marcos passos, colaboradores da instituição.

O primeiro tópico abordado foi referente aos encontros regionais do Aproximacoop, que aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá e Vitória. Nesses quatro eventos as lideranças das coops de cada região propuseram sugestões que direcionarão as atividades do Sistema OCB/ES ao longo dos próximos anos. Participaram cerca de 180 representantes de 49 coops capixabas, e foram coletadas 110 sugestões.

Em complemento, foram exibidas as propostas consideradas mais relevantes pelos participantes do Aproximacoop, agrupadas nos eixos Mercado, Representação, Comunicação e Gestão e Governança.

Na sequência foram apresentadas ações de formação profissional e promoção social do Sistema OCB/ES. Algumas delas são: Geração C, Formacoop, Lidercoop, Programa de Formação de Agentes de Inovação, DNA Cooperativo, programa Cooperativa Mirim e o Futcoop, que retornará em 2024.

Depois, o gerente do Sistema OCB/ES Valdemar Fonseca mencionou alguns dos principais resultados de uma pesquisa de satisfação encomendada pelo Sistema OCB/ES e respondida por coops capixabas. De acordo com elas, a organização permanece com um nível de excelência em sua forma de atuação, tendo mantido a média de 9,6% no índice de satisfação, a mesma alcançada no último ano.

 

CONQUISTAS

Foto: Sistema OCB/ES

Um dos pontos altos do encontro foi a divulgação de cinco conquistas recentes viabilizadas pelo trabalho de relações institucionais do Sistema OCB/ES. Os avanços, que beneficiam as coops capixabas, são fruto de uma série de diálogos protagonizados pela organização com parceiros do poder público a nível municipal e estadual.

A primeira novidade anunciada foi a Norma Complementar n° 066/2023, que regulamenta os procedimentos para cooperativas que desejam se integrar ao Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. Publicada no diário oficial do Espírito Santo nesta quarta-feira (6/12), o texto atualiza a Instrução de Serviço 007-N de 2013.

A referida norma regulamenta os procedimentos para cooperativas que integram ou queiram ingressar no transporte coletivo intermunicipal de passageiros no regime de fretamento ou turismo. O avanço também foi celebrado pelo diretor-presidente da Ceturb/ES, Marcos Bastos.

Referente à unificação das vistorias da Ceturb/ES e do Detran|ES, foi informado que o pleito está bem encaminhado e aguardando um desfecho, provavelmente positivo. Outra frente que deve avançar é Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), junto à Secretaria da Educação (Sedu), beneficiando as cooperativas de agricultura familiar. A representante da Sedu que esteve no evento afirmou que a secretaria buscará repassar mais recursos que o mínimo exigido pela legislação.

As novidades não pararam por aí. Nesta sexta-feira (8) foram sancionadas duas leis municipais, que instituem a Política Municipal do Cooperativismo em Alegre e Viana. O prefeito de Alegre enviou um recado aos participantes do encontro celebrando a sanção. Já o prefeito de Viana assinou a lei no próprio evento.

 

HOMENAGENS

Foto: Sistema OCB/ES

Para encerrar o encontro em clima de celebração, o Sistema OCB/ES homenageou 16 cooperativas capixabas que completaram anos marcantes recentemente. Foram entregues placas de metal personalizadas para os representantes das coops presentes no encontro. O objetivo do gesto foi reconhecer formalmente a trajetória de sucesso das homenageadas.

O intuito é que nos próximos encontros de conselheiros e lideranças da organização estadual outras coops também sejam reconhecidas, à medida que atingem datas de aniversário que requerem comemorações especiais. A seguir, confira as cooperativas que foram homenageadas e quantos anos de atuação cada uma completou este ano ou em 2022.

  • Cafesul: 25 anos
  • Coopem: 25 anos
  • Coopmet: 25 anos
  • Unimed Noroeste Capixaba: 30 anos
  • Cooperação: 30 anos
  • Coopesg: 30 anos
  • Cootes: 30 anos
  • Sicoob Coopermais: 35 anos
  • Sicoob ES: 35 anos
  • Cacal: 60 anos
  • Capil: 60 anos
  • Clac: 60 anos (em 2022)
  • Cooabriel: 60 anos
  • Cavil: 75 anos
  • Selita: 85 anos

 


Tags

sistema ocbes evento encontro de lideranças

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop