Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES divulga informativo sobre mudanças na legislação do PIS/Pasep e Cofins

A Receita Federal publicou uma nova Instrução Normativa em dezembro de 2022


24/01/2023 12:46 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: reprodução/Canva

O Sistema OCB/ES divulgou, nesta semana, um informativo contábil para lembrar e orientar as cooperativas capixabas sobre as alterações na Instrução Normativa RFB n° 2121, de 15 de dezembro de 2022. As mudanças condensam e atualizam as normas sobre a apuração, cobrança, fiscalização, arrecadação e administração de contribuições para o PIS/Pasep e Cofins.

As alterações foram realizadas pela Receita Federal, substituindo a IN anterior (Instrução Normativa RFB nº 1.911, de 11 de outubro de 2019). A nova IN também unifica e sistematiza outras normas em um único ato, com o intuito facilitar a verificação das contribuições e o cumprimento de obrigações acessórias pelas empresas e cooperativas. A nova IN, além de revogar a anterior, elimina atos que foram editados desde 2019.

Para auxiliar as cooperativas brasileiras, o Sistema OCB elaborou um quadro comparativo entre a IN anterior e a nova. Todas as informações podem ser acessadas gratuitamente no informativo divulgado pelo Sistema OCB/ES a respeito do tema. Clique aqui para acessar.

 


Tags

#informativocontábil

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop