Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES é parceiro do Plano Estadual de Segurança Rural do Espírito Santo

Cooperativas capixabas do Ramo Agropecuário serão incentivadas a participarem do plano para reforçarem a segurança em áreas rurais do estado


05/04/2022 17:10 - Por Síntia Ott
Compartilhe



O Sistema OCB/ES participou do lançamento do Plano Estadual de Segurança Rural do Espírito Santo, na última quinta-feira (31), no Palácio Anchieta. A iniciativa pretende implementar ações que garantam mais segurança para a população das zonas rurais do estado e foi elaborada de forma conjunta por representantes da agricultura capixaba, como a Federação de Agricultura do Espírito Santo (Faes) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes).

 

Por parte do Sistema OCB/ES, participaram do lançamento do plano o superintendente Carlos André Santos de Oliveira e o assessor de Relações Institucionais, David Duarte. A organização foi convidada para atuar como parceira na implementação de algumas etapas do plano, além de ter acompanhado reuniões prévias ao lançamento. O Sistema OCB/ES fará a mediação entre o governo estadual e as cooperativas agropecuárias capixabas para facilitar e incentivar a aderência ao plano, levando em consideração o papel e a influência dessas coops na divulgação e na mobilização dos agricultores e agricultoras cooperados.

A criação de ações estratégicas e coordenadas, por parte poder público, para as áreas rurais do Espírito Santo é novidade. Uma das ações previstas é a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Rurais na Polícia Civil, que contará com núcleos de investigação em todas as regiões do estado.


O PLANO NA PRÁTICA

O plano lançado integra o núcleo policial do programa Estado Presente em Defesa da Vida e possui quatro eixos centrais: infraestrutura, inteligência, atividades operacionais e gestão inovadora.

O eixo de infraestrutura prevê a construção e reforma de unidades e a aquisição de viaturas e equipamentos como radiocomunicadores. A intenção é garantir uma melhor infraestrutura para o trabalho realizado pelos órgãos de Segurança Pública na zona rural do Espírito Santo.

O eixo de inteligência focará em atividades investigativas, coordenadas pela Subsecretaria de Estado de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além de ações integradas ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), à Vigilância Sanitária do Estado e à Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O terceiro eixo, o das atividades operacionais, compreende a implementação de atividades preventivas, ou seja, a realização da Patrulha Rural, da Operação Colheita e da Operação Verão.

Já o eixo da gestão inovadora abarca investimentos em tecnologias, financiados pelo governo estadual, bem como processos de inovação aplicados à gestão da segurança rural. Exemplos são a criação de uma Delegacia Especializada em Crimes Rurais, com os núcleos de investigação de crimes rurais; um Cerco Inteligente; o Teleflagrante; a Computação Embarcada; a modernização da radiocomunicação (troncalização); e o aprimoramento da análise criminal e estatística de crimes ocorridos em áreas rurais.


Tags

segurança zonarural agro

Fonte: Sistema OCB/ES, Com informações do governo do estado do Espírito Santo

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop