Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES e Selita participam de oficina técnica do Pedeag 4

A reunião aconteceu na sede da cooperativa de laticínios e debateu propostas para aumentar a produtividade da pecuária leiteira capixaba


15/08/2023 16:36 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe

Foto: Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)

Na última terça-feira (8/8), a Selita sediou uma oficina técnica para colaborar com o Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4). O objetivo da reunião foi debater a produtividade da cadeia de produção de lácteos do Espírito Santo e propor ideias de desenvolvimento para os próximos dez anos.

O analista de Mercado Alexandre Ferreira representou o Sistema OCB/ES na oficina. Também participaram do encontro Rubens Moreira, presidente da Selita; Rolmar Botecchia, presidente da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac); e José Antônio Alves, presidente da Colamisul.

A pecuária leiteira é a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais do Espírito Santo, atrás somente da produção de café. Segundo dados do último Anuário do Cooperativismo Capixaba, a produção de leite no estado foi de 392,5 milhões de litros e a captação do produto pelas coops capixabas representou 40,5% deste total.

No entanto, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produtividade de leite vem caindo no Espírito Santo desde 2018. A produção total, que era de 417 milhões de litros, caiu para 345 milhões no último ano.

Tendo isso em vista, especialistas do setor e pecuaristas da região aproveitaram a oficina técnica para discutir os principais problemas relacionados à queda de produtividade. Na oportunidade também foi realizada uma análise da situação para propor ideias de aprimoramento e novos métodos de produção.

As diretrizes abordadas farão parte do Pedeag 4, que visa ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas agropecuárias ao integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental. O plano está sendo coordenado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O analista Alexandre Ferreira ressalta a relevância da reunião e da inclusão de novas ideias no plano. “A produção do leite e seus derivados é fundamental para o cooperativismo capixaba. Em 2021, os produtos lácteos das coops do nosso estado registraram um faturamento de R$ 602,4 milhões. Assim, fica claro que, de maneira planejada e alinhada, conseguiremos evoluir ainda mais”, avalia.

Nessa mesma perspectiva, Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo da organização, destaca o potencial do setor no âmbito estadual. “A cadeia leiteira do nosso estado é constituída por indústrias modernas e marcas de qualidade consolidadas. Estamos trabalhando firmes para que tenhamos uma política voltada para aproveitar ao máximo os recursos existentes", completou.

REUNIÕES DO PEDEAG 4

Os encontros para colaborar com a elaboração do Pedeag 4 acontecerão até o dia 18 de agosto. Ao todo, serão realizadas 40 reuniões, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade no Espírito Santo.

As oficinas contam com metodologias dinâmicas, que permitem aos participantes sugerirem ações para o plano. Com base nas propostas colhidas serão planejadas iniciativas que pretendem impulsionar a cadeia leiteira capixaba.

As estratégias serão implementadas por meio de políticas alinhadas à agenda ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, na tradução para o português), promovendo o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária no estado.


Tags

selita sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop