Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES promove encontro para apresentar oportunidades ao cooperativismo capixaba

Atividade foi realizada na manhã na quarta-feira (29/6), em parceria com o Bandes e com a Sectides


01/07/2022 11:57 - Por Renan Chagas
Compartilhe



A manhã da última quarta-feira (29/6) foi marcada pela apresentação de uma série de oportunidades, programas e iniciativas públicas que podem ser acessadas pelas cooperativas capixabas durante um encontro promovido pelo Sistema OCB/ES. A ação contou com a parceria do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) na apresentação das informações.


O momento foi realizado no Centro de Convenções de Vitória e registrou a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre dirigentes e lideranças cooperativistas. Além disso, também marcaram presença o secretário da Sectides, Ricardo Pessanha, o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da secretaria, Denio Rebello Arantes, e o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.


A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim. Em sua fala, ele destacou a importância do evento para ampliar o leque de possibilidades de negócios no cooperativismo capixaba. “A ideia de construir esse momento de troca é mostrar para as cooperativas o que a Sectides e o Bandes têm a oferecer que pode ser usufruído por elas, potencializando o trabalho desenvolvido e permitindo que alcancem ainda mais espaço”, disse.

 


A PROGRAMAÇÃO 


A programação oficial foi iniciada com uma palestra sobre o Fundo Soberano, ministrada pelo diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira. Foi apresentada uma série de produtos e serviços que são disponibilizados pela instituição e que podem ser acessadas pelas coops, incluindo os programas Bandes Retomada, Fundo de Proteção ao Emprego, Fundo de Aval Capixaba e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Funtec). “Além disso, estamos desenhando um programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que vai conectar a iniciativa privada ao poder público”, complementou.


Munir também trouxe todo o panorama de criação do Fundo Soberano – um mecanismo de poupança futura – e as possibilidades trazidas por ele. O diretor-presidente explicou que no estado, além da iniciativa cumprir essa função de garantir recursos financeiros futuros, ela também é destinada a investimentos em participação, estimulando o ambiente de negócios capixaba. Atualmente, o fundo conta com quase R$ 1 bilhão, com uma alimentação anual de aproximadamente R$ 250 milhões.


O formato de organização proposto pelo cooperativismo contribui para buscar soluções conjuntas de diversos empreendedores, movimentando cadeias produtivas cada vez mais complexas e que necessitam, constantemente, melhoria dos processos. Pela proposta multiestratégica do FIP Funses 1 - Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, podemos contribuir para o desenvolvimento de startups ligadas às cadeias produtivas ou fornecedoras das cooperativas, de empresas de base tecnológica e de empresários de segmentos tradicionais que busquem incorporar inovação e ganho de mercado e produtividade”, enfatizou Munir.


A segunda palestra da manhã foi ministrada pela subsecretária de Estado de Competitividade da Sectides, Rachel Freixo, com o tema “Perspectivas de avanços e crescimento do ES para os próximos anos”. Em sua fala, a gestora pública convidou as cooperativas a participarem mais ativamente dos processos decisórios do governo, levando sua visão e considerações para os espaços de interação abertos à população.


Ela também apresentou uma contextualização sobre o Espírito Santo. Entre outros pontos, foram abordados todo o cenário pandêmico vivido nos últimos anos e as saídas encontradas para atender às demandas, as vantagens competitivas que o Espírito Santo possui, os incentivos tributários ofertados pelo Governo do Estado e os desafios que ainda precisam ser superados. Uma sequência de indicadores também foi disponibilizada ao público presente.


“O nosso estado possui grandes vantagens que o colocam em destaque no Brasil. Algumas delas são a economia diversificada, infraestrutura portuária, o incentivo contínuo à inovação, a aplicação na prática do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), a prospecção ativa de investimento e a educação. De forma geral, estamos mantendo, inovando e diversificando os nossos negócios, e o governo precisa ser um facilitador nesse processo”, relatou.

 

Ao final das apresentações, os palestrantes puderam responder perguntas do público, em um momento de interação e troca. O encerramento do evento foi realizado pelo superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santo de Oliveira, que agradeceu a participação das duas instituições parceiras. Ele também parabenizou as cooperativas presentes.


“Sabemos que o tempo tem se tornado cada vez mais escasso e precioso. Contar com a presença de cada de vocês mostra que há um interesse coletivo das cooperativas de buscar oportunidades, de ir além e conquistar espaços e mercados que permitam fortalecer a sua atuação. Temos um modelo de negócio pujante e instituições que estão interessadas em fazer com que ele cresça ainda mais. Precisamos sempre conectar esses dois lados”, completou.  

 


SÉRIE DE EVENTOS


O Encontro Estadual: Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba faz parte de uma série de eventos em celebração aos 50 anos da OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo. Criada em 1972, a instituição atua na defesa e representação dos interesses do cooperativismo no estado. Até o fim do ano, diversas outras ações serão promovidas.



Fotos



Tags

evento ocb/es 50anos oportunidades coop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop