Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES reúne representantes políticos em evento sobre o cooperativismo

Segunda edição do “Café com Leite, Cooperativismo e Política” foi realizada na manhã desta segunda (21), em Vitória


21/08/2023 13:46 - Por Renan Chagas
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

O Sistema OCB/ES iniciou a semana reunindo representantes dos Poderes Legislativo e Executivo do Espírito Santo para falar sobre o movimento cooperativista. O momento, intitulado “Café com Leite, Cooperativismo e Política”, foi realizado na Casa do Cooperativismo Capixaba, em Vitória, e contou com a presença de mais de 100 participantes.

Confira aqui as fotos do evento

Essa foi a segunda edição do evento realizada neste ano, e deu continuidade à missão de aproximar cada vez mais o Sistema OCB/ES do Poder Público e levar informações relevantes sobre o impacto gerado pelas cooperativas para a realidade estadual, seja no âmbito econômico ou social. Por isso, o tema escolhido foi “O cooperativismo de crédito para o desenvolvimento do município e do estado”.

A programação foi iniciada pela assessora contábil tributária do Sistema OCB/ES, Elizabeth Barcelos, que apresentou um panorama geral com dados do cooperativismo no Brasil e números parciais do modelo de negócio no Espírito Santo. Na sequência, o também assessor contábil tributário Victor Lima trouxe um recorte sobre a atuação das cooperativas financeiras, destacando seus diferenciais.

De acordo com o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Olivera, os temas abordados são fundamentais para ampliar a compreensão acerca do coop. “O conhecimento sobre o cooperativismo precisa ser contante, diário. Ao se aprofundarem em nosso modelo de negócio, os senhores e senhoras poderão compreender melhor como ele acontece e o impacto positivo que ele gera”, pontuou.

 

FORÇA DO COOP É DESTAQUE

Durante suas falas, os participantes destacaram todo o potencial que o cooperativismo tem para promover o crescimento das localidades onde está instalado. Um desses depoimentos foi realizado pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

“Hoje é dia de renovar e fortalecer o nosso compromisso com o cooperativismo. Esse é o sentido dessa mobilização. O cooperativismo é muito importante para o Espírito Santo, e os números falam por si. Isso precisa continuar sendo trabalhado todos os dias, porque esse formato de organização tem uma relação muito forte com os nossos municípios, e é importante esse entrosamento”, disse.

Representando a bancada federal, o deputado Paulo Foletto também seguiu o mesmo caminho. “Hoje, o cooperativismo está em todos os espaços da sociedade. Temos exemplos maravilhosos de negócios que começaram pequenos e que, em pouco tempo, se transformaram em exemplos de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Precisamos continuar ajudando nossas cooperativas para que elas continuem contribuindo para trazer mais equilíbrio social ao Brasil”, destacou.

Para o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, esse modelo de negócio faz a diferença na vida da sociedade. “Agradeço a chance de poder aprender um pouco mais sobre o cooperativismo e ver melhor como ele leva mais oportunidade às pessoas, agora via crédito. Por isso, o nosso mandato e a nossa Casa estão à disposição”, registrou.

O deputado estadual Tyago Hoffman também destacou um ponto que, em sua visão, torna o cooperativismo diferente no mercado. “Existem várias coisas que estudamos em Economia, e uma delas é que, independentemente da corrente econômica, há uma forte tendência à concentração de riqueza. O cooperativismo vem romper com essa tendência ao permitir que os pequenos possam competir de forma unida com os grandes”.

Já o deputado estadual e presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo da Ales, Allan Ferreira, parabenizou os colegas no engajamento pelo coop. “Agradeço o empenho de cada um dos senhores de se fazerem presentes aqui neste evento. Com o cooperativismo, eu conheci um novo modelo de inclusão. Já sou cooperado e deixo o meu mandato também à disposição para contribuir ainda mais com esse trabalho”, completou.

A vice-prefeita da capital capixaba, Capitã Stefany, também participou do encontro. “Nós admiramos muito a metodologia, os valores e os princípios do cooperativismo. É muito importante saber dessa preocupação com a inclusão financeira, com os pequenos que estão ali tentando sobreviver. É muito bom ver que há uma atenção com aqueles que precisam de um suporte maior”, pontuou.

 

AVANÇO NO CRÉDITO

Além das diversas informações levadas ao público, a manhã também foi marcada por um avanço significativo para o cooperativismo de crédito. O secretário da Fazenda de Serra, Henrique da Silva, contou que após tratativas internas e uma mobilização realizada pelo Sistema OCB/ES, o município passará a utilizar parte dos serviços do cooperativismo de crédito.

“Há muito tempo o Carlão nos questiona o motivo de não fazermos uma aplicação com uma cooperativa de crédito. Fomos atrás para entendermos o que poderia ser feito e, vencida a questão jurídica, começamos a conversar com o Sicoob. Encontramos uma aplicação que é vantajosa ao município e vamos, nesta semana, aportar um valor inicial de R$ 2 milhões”, relevou entre aplausos. 

 

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

A segunda edição do ano do evento “Café com Leite, Cooperativismo e Política” contou também com a participação de lideranças do cooperativismo. Entre elas, estiveram presentes o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernardina; o presidente do Sicoob Servidores, Márcio José Neves Gomes; o diretor-executivo da Sicredi Serrana, Fabrício Cambruzzi; o presidente da Unimed Vitória, Dr. Fabiano Pimentel; o presidente da Cooperfruit, Washington Machado; a diretora-presidente do Sicoob Servidores, Roberta Bispo; e a liderança cooperativista Wellington Saldanha.


Tags

sistema ocbes evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop