Carregando...
Espírito Santo

StartCoop lança novo ciclo da CRT e apresenta tendências econômicas para 2024

Sistema OCB/ES também compartilhou a prévia de seus principais resultados em 2023 e divulgou ações previstas para este ano


20/02/2024 16:57 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: Sistema OCB/ES

O StartCoop, evento virtual realizado pelo Sistema OCB/ES na manhã desta terça-feira (20/2), lançou o novo ciclo do Programa de Certificação de Regularidade Técnica (CRT) e apresentou as tendências econômicas que influenciarão o mercado do Espírito Santo em 2024. A programação foi prestigiada por 106 participantes, entre lideranças, colaboradores e cooperados das coops capixabas.

O diretor-executivo da organização estadual participou do evento e destacou a relevância da CRT. “Este momento marca o início de um novo ciclo desse programa, uma ferramenta importantíssima e que deve ser cada vez mais aproveitada pelas nossas cooperativas, para que em 2024 possamos construir um modelo de negócio ainda mais cooperativo e potente”, frisou Carlos André Santos de Oliveira.

O novo ciclo lançado iniciará no dia 1° de março deste ano e se estenderá até 28 de fevereiro de 2025. A iniciativa auxilia as coops a evoluírem em sua gestão e governança, compliance, produtividade e competitividade. Isso é feito por meio de autoavaliações, diagnósticos e melhorias de processos, com o auxílio de ferramentas do Sistema OCB.

Para participarem da CRT, seja pela primeira vez ou não, basta que as cooperativas entrem em contato com seus líderes de conta do Sistema OCB/ES manifestando o interesse. A participação é gratuita e aberta para todas aquelas registradas e adimplentes com a instituição. Para entender todas as etapas da CRT, basta acessar o Manual de Certificação de Regularidade Técnica.

Em 2023, 95 cooperativas participaram da CRT, 83% do total das que estavam registradas no Sistema OCB/ES. O aumento foi de 16,6% em relação a 2021 e de 3,1% em comparação com 2022. Coops de todos os sete ramos participaram, e os maiores índices foram registrados nos ramos Crédito, Transporte e Agropecuário, já que esses possuem quantidade maior de cooperativas em relação aos demais.

 

TENDÊNCIAS ECONÔMICAS PARA 2024

Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a palestra realizada pelo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Doutor em Geografia e mestre em Arquitetura e Urbanismo, o convidado falou sobre “O que esperar do cenário econômico para 2024?”. A partir dessa provocação, o palestrante compartilhou suas perspectivas referentes às oportunidades de crescimento para diferentes setores, oferecendo insights para tomadas de decisões estratégicas.

“O Espírito Santo vive agora um momento muito favorável para o seu desenvolvimento. Somos o segundo estado com maior participação da indústria na sua economia, atrás apenas do Pará. No terceiro trimestre de 2023, superamos pela primeira vez a marca de R$ 220 bilhões no PIB. Por isso, o estado é considerado seguro para empreendedores”, ponderou.

De acordo com Lira, há ainda outros dados que evidenciam um cenário favorável para o desenvolvimento econômico do território capixaba. “Em 2023, nossa taxa de desemprego foi de 5,7%, a menor em nossa série histórica e mais baixa que a do Brasil no mesmo ano. Também tivemos recorde na geração de empregos. A qualificação favorece esse índice positivo. Em fevereiro deste ano, a renda média no estado superou ela primeira vez os R$ 3 mil, a nona maior média do Brasil e um aumento de 8,3% em relação a 2022”, listou.

Em complemento, o convidado lembrou que o cenário econômico mais amplo mostra queda da inflação e redução na taxa de juros divulgada pelo Banco Central. “O empreendedor no setor cooperativista já pode ter um nível de previsibilidade de crédito nesse período, para renovar maquinário e melhorar e escalonar sua produção, por exemplo”, observou.

Além de destacar o desempenho da atividade econômica no estado acima da média nacional em 2023, Lira apresentou os investimentos previstos para serem aplicados no Espírito Santo até 2027, por setor e região geográfica. Os detalhes podem ser conferidos no painel interativo sobre investimentos, elaborado pelo IJSN. 

Em alusão às soluções e ao trabalho realizado pelo Sistema OCB/ES, o palestrante endossou a relevância das evidências científicas para o planejamento e as escolhas no mercado. “É muito importante termos informações para auxiliar a tomada e decisões. Os dados são fundamentais para o planejamento das cooperativas capixabas, mas não bastam por si só, já que precisam ser tratados e transformados em conhecimento. Daí a relevância da metodologia da CRT e do Anuário do Cooperativismo Capixaba”, destacou.

 

OUTROS ASSUNTOS

Além da CRT e da palestra, o StartCoop apresentou os resultados alcançados pelo Sistema OCB/ES. Foram compartilhados dados referentes à formação profissional e promoção social, desenvolvimento cooperativista e relações institucionais. Em breve, as informações serão divulgadas no Relatório de Gestão 2023 da instituição.

Considerando essas apresentações, o evento também serviu como abertura das Reuniões Setoriais que a organização realizará ao longo deste ano. Esses eventos virtuais acontecerão nos anos em que não houver encontros do Aproximacoop.

Ainda foram feitas orientações sobre o período de assembleias gerais das cooperativas capixabas. “Esse momento é muito importante para as cooperativas por representar, de forma clara, o direito à voz e voto que os cooperados têm. O Sistema OCB/ES tem o prazer de apoiar a realização das assembleias, ajudando as cooperativas a garantirem um rito transparente e correto, seguindo todas as regras necessárias”, destacou Elizabeth Barcelos, assessora contábil tributária da organização estadual.

Outro assunto relembrado foi a necessidade de as cooperativas capixabas continuarem participando do Censo Cooperativista, pesquisa que dá origem ao Anuário do Cooperativismo Capixaba. Em breve, o Sistema OCB/ES dará início à etapa, bastando que as coops fiquem atentas aos canais de comunicação da instituição.

 


Tags

evento sistemaocbes crt

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop