Carregando...
Espírito Santo

Teatro de bonecos leva os princípios do cooperativismo a alunos de coops educacionais

A iniciativa foi promovida pelo Sistema OCB/ES e integra o cronograma do Prêmio de Desenho e Vídeo 2022


26/05/2022 13:31 - Por Síntia Ott
Compartilhe


Mais uma etapa do Prêmio de Desenho e Vídeo 2022, uma iniciativa do Sistema OCB/ES, foi cumprida. A Cia de Bonecos Tio Diu passou por todas as cooperativas educacionais vinculadas ao Sistema OCB/ES para sensibilizar os alunos sobre os sete princípios universais do cooperativismo e levar informações que contribuam com a elaboração das produções que vão concorrer à premiação.

Participaram da etapa as sete cooperativas, presentes de norte a sul no Espírito Santo: a CEL (Linhares), a Coopem (Muqui), a Coopesg (São Gabriel da Palha), a Coopesma (São Mateus), a Coopeducar (Venda Nova do Imigrante), a Cooperação (Santa Maria de Jetibá) e a Coopepi (Pinheiros). A ação foi realizada entre os dias 18 de abril e 18 de maio deste ano. Cerca de 900 crianças de turmas do ensino fundamental foram impactadas.

A ação teve como objetivo facilitar a assimilação dos sete princípios e dos valores do movimento cooperativista e inspirar as crianças que participarão do Prêmio de Desenho e Vídeo, já que o tema desta edição é “O cooperativismo tem princípios”.

O escritor capixaba Diuliard de Oliveira Costa, responsável pela Cia de Bonecos Tio Diu, explica que o teatro de bonecos é versátil, uma metodologia lúdica que usa os conhecimentos que a plateia já tem para instigar reflexões. Devido a essas características foi possível falar sobre os princípios do cooperativismo com as crianças de uma maneira mais simples e divertida.

“Um dos motivos pelos quais eu trabalho com o teatro de bonecos é a possibilidade usá-lo para tratar sobre qualquer tema, e achei super válido aplicar a abordagem aos princípios do cooperativismo. Dentro do nosso texto, como personagens, não tentamos ensinar o nosso interlocutor, simplesmente criamos pontos de reflexão com o conhecimento que ele já tem. Os alunos das cooperativas educacionais, por exemplo, já conheciam o cooperativismo” detalhou.

Criar intimidade e ganhar a confiança da plateia antes de falar sobre o tema que se deseja desenvolver foi outro recurso explorado pelo artista Diuliard Costa. “O lúdico já desperta o interesse por si só, mas no nosso show também desenvolvemos uma técnica de empatia. Vamos conquistando o público antes de passar a informação. É um quebra gelo, uma forma de entender quem são as crianças, ou seja, a identidade da plateia. Trabalhamos uma conexão com o público antes de iniciar o debate”, revela Costa.

Baseada na reação dos alunos e nos retornos dados pelas cooperativas educacionais, a analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES Eniálide Faroni, integrante da equipe diretamente envolvida na realização do Prêmio de Desenho e Vídeo, avalia que o teatro de bonecos teve êxito.

“As cooperativas receberam as apresentações com muito entusiasmo. Pelos feedbacks que colhemos até o momento, a iniciativa foi um sucesso. Proporcionamos momentos muito divertidos, mas também repletos de conteúdo. Esperamos que a ação tenha sensibilizado as crianças e que elas possam produzir desenhos incríveis para concurso deste ano”, expressa.


Fotos



Tags

teatro bonecos princípios cooperativismo prêmio

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop