Carregando...
Espírito Santo

Vídeo mostra resumo de como foi o 3º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins

Evento reuniu alunos e professores que já participam do programa, assim como educadores e estudantes de escolas que vão integrar a iniciativa


06/01/2023 17:18 - Por Renan Chagas
Compartilhe

Com o objetivo de registrar toda a energia que marcou o 3º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins, realizado no último mês no município de Aracruz-ES, o Sicoob ES preparou um vídeo especial que resume o momento. O material traz imagens das atividades realizadas durante a ação visando à troca de experiências, conexões e intercooperação entre os participantes, além de depoimentos.

O encontro ocorreu no último dia 19 de dezembro de forma presencial, após dois anos de pausa devido à pandemia. Estiveram presentes alunos e professores orientadores das três cooperativas mirins capixabas; alunos e professores de escolas públicas e cooperativas educacionais que estão ingressando no Programa Cooperativa Mirim; representantes do Sistema OCB/ES, do Sicoob ES e do Instituto Sicoob; além de convidados do Sicoob de outros estados.

Confira a produção:

 

O PROGRAMA

Resultado de uma parceria entre o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES e o Instituto Sicoob, o Programa Cooperativa Mirim nasceu em 2018 e, desde então, tem oferecido aos alunos de cooperativas educacionais do Espírito Santo a oportunidade de desenvolverem atividades educativas, sociais e culturais complementares ao ensino ofertado nas salas de aula.

Os jovens que participam de cooperativas mirins coordenam atividades administrativas e ações sociais sob a supervisão de um professor orientador. Por meio de objetos de aprendizagem, como a produção de itens úteis para o dia a dia e de alimentos, sempre construídos artesanalmente e em grupo, crianças e adolescentes vivenciam o cooperativismo na prática.

Ao fazer parte de uma cooperativa mirim, é possível entrar em contato com diversas áreas do conhecimento. Os cooperados aprendem a lidar com as finanças e o processo democrático, trabalham em equipe e elaboram estratégias de produção e comercialização para a cooperativa sem perder de vista o seu papel social nas comunidades onde estão inseridas.


Tags

sistema ocbes coop mirim evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop