Carregando...
Espírito Santo

Vila Velha tem sua primeira cooperativa mirim constituída

Formada por alunos do CEEFMTI Galdino Antônio Vieira, a Cooper Gav inicia suas atividades com 35 sócios-fundadores


03/08/2023 13:33 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: divulgação/Sicoob ES

Na última sexta-feira (28) aconteceu a assembleia de constituição da primeira cooperativa mirim do município de Vila Velha, a Cooper Gav. A mais nova coop, sexta em atuação no Espírito Santo, é formada por 35 alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Galdino Antônio Vieira.

O evento, que ocorreu no quadra da escola, contou com a presença de lideranças cooperativistas, como o presidente do Sicoob Coopermais,  Arno Kherkoff, e de autoridades da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), representada pelo sub-secretário André Melotti Rocha. Pais de alunos e demais parceiros, entre eles o Conselho Tutelar, também compareceram à solenidade. Na ocasião, o Sistema OCB/ES foi representado pela analista de Desenvolvimento Humano Bianca Rocha e pelo assistente administrativo Arthur Manoel Avelino.

A Cooper Gav foi constituída por alunos entre 10 e 17 anos, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental e médio na Escola Galdino Antônio Vieira. Dentro da instituição educacional, o programa irá operar como uma disciplina eletiva, sendo que, para se associarem, os alunos interessados deverão estar cientes das disposições presentes no Estatuto Social que rege a cooperativa mirim.

A partir de agora, a Cooper Gav já inicia as suas atividades. O professor Jader Medrado foi designado como professor orientador da coop mirim. O docente será responsável por auxiliar os alunos cooperados nas ações promovidas. De acordo com o educador, o objeto de aprendizagem produzido pelos alunos será o doce bem-casado, também conhecido como casadinho.

Dentre as atividades previstas para serem desenvolvidas nos próximos meses estão: continuação da formação dos associados mirins acerca dos princípios do cooperativismo e do funcionamento das coops mirins; produção do objeto de aprendizagem; planejamento de ações cooperativistas a serem aplicadas na comunidade escolar; eleição de cargos internos; realização de cursos como de oratória e educação financeira; além da criação do perfil da cooperativa mirim no Instagram.

O professor orientador avalia que o Programa Cooperativa Mirim irá contribuir com a formação dos estudantes cooperados, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

“O programa irá ampliar o conhecimento dos nossos alunos por meio do protagonismo e do cooperativismo. Ele também vai desenvolver a comunicação dos cooperados em suas mais diversas formas, além de estimular os sentimentos de empatia e cooperação e colaborar no desenvolvimento da responsabilidade e cidadania. O programa ainda auxiliará no aprimoramento das competências da Base Nacional Comum Curricular”, afirmou Medrado.

 

ELEIÇÃO DOS CONSELHOS

Concomitante à assembleia de constituição ocorreu a eleição e posse dos membros que irão compor os conselhos de Administração e Fiscal da Cooper Gav. Os empossados permanecerão nos cargos até o final do exercício do ano social e realização da próxima assembleia da coop mirim, que acontecerá sempre no mês de novembro, de acordo com a deliberação do estatuto.

 

Confira a formação dos conselhos:

 

CONSELHO FISCAL EFETIVO

  • Beatriz Simoura Carvalho
  • Celi Cristini Barbosa de Jesus
  • João Vitor da Silva Souza
  • Julia Klippel Pittelkow
  • Nicolle de Jesus Nerys Hespanhol
  • Sabrina Melo da Silva Moreira

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente – Mirela Ferreira de Jesus
  • Vice-presidente - Ana Clara Spini

Tesoureiro(a)

  • Isabella Dias de Paula
  • Maria Eduarda Oliveira Santos
  • Paulo Guilherme Coomper

Secretário(a)

  • Kauã Nascimento Dias
  • Layla Eduarda das Neves Boone

Vogal

  • Emanuelly Helchila Portugal
  • Heloisa Polidorio Xistoli
  • Pablo Rodrigues
  • Yasmin Vitória Barbalho Coelho

 

Foto: divulgação/Sicoob ES

IMPORTÂNCIA E EXPANSÃO DO PROGRAMA COOPERATIVA MIRIM

O Programa Cooperativa Mirim tem ganhado cada vez mais força no Espírito Santo e está em expansão. Somente neste ano, outras duas coops de escolas públicas foram fundadas: a Coop-Sul, de Cachoeiro de Itapemirim; e a EcoCoop, de Ecoporanga.

O programa, que agora também contempla escolas públicas, teve início no estado em 2018. Naquele ano foram constituídas três cooperativas mirins ligadas a cooperativas educacionais: a Coopemcel, a Coop- União e a Cooperjetibá.

As cooperativas mirins contam com o apoio das três instituições responsáveis pelo desenvolvimento do programa no Espírito Santo – o Sistema OCB/ES, o Sicoob Espírito Santo e o Instituto Sicoob. Cada coop mirim é “apadrinhada” por uma singular do Sicoob no estado. A Cooper Gav, por exemplo, é a segunda apoiada pelo Sicoob Coopermais.

Suely Candeia, Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) da cooperativa, relatou seu entusiasmo com a criação de mais uma coop mirim. “Constituir a segunda cooperativa mirim do Sicoob Coopermais é motivo de muito orgulho para nós, ainda mais nessa região de Vila Velha. Temos a expectativa de tornar essas crianças conhecedoras do cooperativismo, contribuindo na formação de jovens com valores, princípios e propósitos de vida que vão impactar a vida deles, de suas famílias e comunidades em que estão inseridos”

A gerente de Agência do Sicoob ES no município de Vila Velha, Simone Belz Oliveira, relatou que foi gratificante participar do processo de constituição da cooperativa mirim e estar na assembleia.

“Este é um momento de transformação que irá preparar os cooperados mirins para um futuro melhor. Estamos trabalhando, principalmente, o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo. A nossa cooperativa já vem impactando a vida desses jovens desenvolvendo o empreendedorismo e o social na comunidade em que a escola está inserida”, disse a gerente.

Segundo Oliveira, as conversas para a implementação do programa na escola tiveram início em 2019, mas com chegada da pandemia a ideia ficou estagnada e só voltou a tomar forma em 2022.

“A minha percepção foi a de que no momento do evento os jovens viraram uma chave, que gerou maior compreensão sobre a dimensão desse propósito que eles agora têm pela frente. O evento foi muito emocionante, porque trouxe para os jovens a verdadeira essência de uma cooperativa”, completou a gerente.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, deseja sucesso aos estudantes associados. “Parabéns aos novos cooperados mirins pela fundação da Cooper Gav. Que as vivências cooperativistas tragam muito aprendizado para todos e que o programa tenha muito sucesso na escola”.

 

COOPERATIVAS MIRINS NO ESTADO

Já constituídas:

  • Coopemcel – 2018 (Linhares)
  • Cooperjetibá – 2018 (Santa Maria de Jetibá)
  • Coop- União – 2018 (São Gabriel da Palha)
  • Coop-Sul – 2023 (Cacheiro de Itapemirim)
  • EcoCoop – 2023 (Ecoporanga)
  • Cooper Gav – 2023 (Vila Velha)

 

Escolas com previsão de adesão ao programa:

  • Coopeducar (Venda Nova do Imigrante)
  • Coopesma (São Mateus)
  • CEEFMTI Nair Miranda (Fundão)
  • CEEFMTI Presidente Castelo Branco (Cariacica)

Tags

sistema ocbes coop mirim coopergav assembleia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop