Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas capixabas de leite recebem devolutivas sobre trabalhos do Sistema OCB/ES e elogiam a organização

Participantes conheceram as principais atividades desenvolvidas em benefício do cooperativismo e avaliaram positivamente o desempenho da Unidade Estadual


14/12/2021 18:26 - Por Sintia Ott
Compartilhe


Foi realizado, no dia 6/12 (segunda-feira), um encontro virtual que reuniu representantes do Sistema OCB/ES e das cooperativas agropecuárias capixabas atuantes no segmento leite. O encontro faz parte do terceiro e último ciclo de Reuniões Setoriais de 2021, organizadas para promover uma maior aproximação entre o Sistema OCB/ES e as cooperativas capixabas.

A aproximação ocorre através da apresentação de ações, iniciativas e programas desenvolvidos pelo Sistema OCB/ES com foco no aprimoramento do movimento e negócios cooperativistas. Outra característica dessas reuniões é promover um canal de escuta das cooperativas, pois nesses encontros sempre é concedido espaço de fala aos participantes que desejam realizar sugestões, elogios ou críticas construtivas ao trabalho realizado pela Unidade Estadual.

Participaram a Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal), a Cooperativa Agropecuária Vale do Itabapoana (Cavil), a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac), a Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi) e a Cooperativa de Laticínios Selita. Por parte do Sistema OCB, participou o analista técnico econômico agropecuário Fernando Pinheiro.

Foram apresentados para as cooperativas ações do Sistema OCB/ES, incluindo a nova campanha institucional da Unidade Estadual para 2022; os resultados gerados pelo monitoramento cooperativista, como foco nos dados do Ramo Agropecuário capixaba; um panorama sobre o programa Qualificacoop; e os objetivos e etapas da Jornadas de Aprendizagem.

 

FALA ABERTA

O presidente da Clac, Rolmar Botecchia, aproveitou a oportunidade para agradecer a atuação do Sistema OCB/ES e falar sobre suas experiências durante o 1º Seminário Capixaba de Aperfeiçoamento das Cooperativas Agropecuárias, realizado pela OCB/ES com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano.

“Agradecemos por tudo que o Sistema OCB/ES tem feito. Temos aproveitado ao máximo a oferta de serviços disponibilizados. Também elogio o último seminário do qual participamos, e que para mim foi um dos melhores eventos já realizados pela Unidade Estadual”, disse.

O analista técnico econômico agropecuário do Sistema OCB Fernando Pinheiro enalteceu a dinâmica das reuniões setoriais e observou um aumento de participação por parte das cooperativas capixabas.

“A equipe do Sistema OCB/ES sempre realiza reuniões com muito dinamismo e recheadas de informações. É bom quando vemos o resultado do trabalho de vocês com as cooperativas se concretizar. Aliás, elas estão cada vez mais participativas nas reuniões setoriais. Acredito que esse seja o caminho”, pontuou.

O diretor de lácteos da Coopeavi, Erik Zottele Pagung, agradeceu a Unidade Estadual pelas ações, entregas e apoio contínuos prestados às cooperativas em 2021. Com maior destaque, o diretor reconheceu o estímulo dado pelo Sistema OCB/ES, em especial da Diretoria Executiva, para a implementação de melhorias na gestão, governança e negócios das coops.

“Sinto as cooperativas ainda estão um pouco dispersas no sistema cooperativista, então imaginem se não fôssemos motivados pelo Sistema OCB/ES. A organização sempre nos cobra melhorias e nos desafia para que possamos seguir motivados junto aos nossos cooperados e empregados”, ressalta Pagung.

O presidente da Cavil, Adeildo Gomes de Rezende, elogiou os trabalhos da Unidade Estadual e disse contar com a parceria da entidade para o crescimento da cooperativa no próximo ano.

“Parabenizo toda a equipe do Sistema OCB/ES pelos serviços disponibilizados, não só para a Cavil, mas para todas as cooperativas capixabas. Continuamos contando com o apoio da organização e esperamos ter um 2022 que nos permita alavancar os negócios da nossa cooperativa”, destacou.

Por fim, o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, fez uma avaliação sobre o cenário político e econômico de 2022. Na sua opinião, o ano será permeado por maiores complexidades econômicas. Entretanto, ele entende que é possível superá-las com dedicação ao trabalho e ações assertivas.

“O próximo ano é um ano de eleições gerais e, por natureza, complicado, quando teremos impacto na economia em decorrência das turbulências geradas pelo período eleitoral. Será um pouco difícil por causa da inflação que está em ascendência. Porém, vamos trabalhar muito, como sempre. Com trabalho duro, preparo, estratégia, planejamento e empenho coletivo, as coisas dão certo”, garantiu o superintendente.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop