Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES dá sequência às Reuniões Setoriais com as coops financeiras e de transporte

Os encontros, realizados em formato virtual na última terça-feira (23/11), permitiram apresentar ações e resultados obtidos ao longo de 2021


24/11/2021 20:37 - Por Renan Chagas
Compartilhe


Dando sequência às iniciativas que promovem uma maior aproximação entre o Sistema OCB/ES e cooperativas capixabas, a instituição realizou, na última terça-feira (24/11), mais duas Reuniões Setoriais. Os encontros, que aconteceram de maneira virtual, contaram com a participação de dirigentes, lideranças, conselheiros e demais gestores das cooperativas capixabas que atuam nos ramos Crédito e Transporte.

As Reuniões Setoriais têm como objetivo apresentar às coops uma série de ações, iniciativas e programas desenvolvidos pela Unidade Estadual com foco no aprimoramento constante desse modelo de negócio no estado, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento do cooperativismo em solo capixaba. Além disso, as reuniões também são abertas à escuta ativa das cooperativas, que podem apresentar sugestões, melhorias e fazer elogios à atuação da organização, além de propor ações conjuntas.

Em ambos os encontros, foram abordados os seguintes temas: ações e campanhas do Sistema OCB/ES, com foco no planejamento da comunicação para o próximo ano; realização de uma devolutiva para cada ramo com informações coletadas por meio do monitoramento cooperativista; panorama geral sobre o programa Qualificacoop e as jornadas de aprendizagem; além de informações gerais sobre as conquistas recentes da instituição. Ao final, o espaço foi aberto à fala para contribuições dos participantes.


REUNIÃO SETORIAL – COOPERATIVAS FINANCEIRAS

O primeiro encontro do dia, realizado no período da manhã, reuniu representantes das cooperativas financeiras. Participaram do momento a Cooperativa de Crédito dos Servidores da Universidade Federal do Espírito Santo (Cred.Ufes); a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde e Livre Admissão Minas - Espírito Santo Ltda (Unicred Minas-Espírito Santo); a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Águia Branca (Cooperáguia); a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores da Vale (Cretovale); a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores Portuários da Grande Vitória (Credestiva); o Sicoob ES; e o Sicredi. Membros da OCB nacional também acompanharam a ação.


O momento foi iniciado com uma fala do superintendente Carlos André Santos de Oliveira, que agradeceu a presença de todos os participantes. “Essa é a nossa última reunião do ano com as cooperativas financeiras, uma prática que iniciamos no ano passado com a pandemia, entre várias ações que desenvolvemos para inovar. É o momento de fazermos uma mini prestação de contas, ouvir os dirigentes e, principalmente, colher sugestões, críticas e demandas para os setores”, explicou.

Após a explanação dos pontos de pauta, o coordenador do Ramo da OCB Nacional, Thiago Borba Abrantes, apresentou as principais ações que estão sendo realizadas para o setor, divididas em quatro pontos principais: o projeto de Lei Complementar 27/2020, o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a questão do segurado especial e o aprimoramento da norma que autoriza as coops de crédito a captarem recursos de entes públicos municipais.


REUNIÃO SETORIAL – TRANSPORTE

No período da tarde, a equipe do Sistema OCB/ES esteve reunida com os dirigentes do Ramo Transporte. Participaram representantes da Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam), da Cooperativa de Transportes da Região Serrana (Coopetranserrana), da Cooperativa de Transportes Rural (Cooper-Rural); da Cooperativa de Transporte Escolar, Fretamento e Turismo do Espírito Santo (Cooptrans), da Cooperativa de Transportes Serra Verde (Coop-Serve) e da Cooperativa dos Prestadores de Serviços em Transporte de Cargas e Passageiros do Espírito Santo (Coopprest-ES). O momento também contou com a presença de representantes da Unidade Nacional.


O superintendente Carlos André realizou a abertura desse segundo encontro, passando a palavra aos conselheiros da casa, Ederson Jacob e Advaldo Zottele, que elogiaram a iniciativa e destacaram o poder da atuação conjunta para o fortalecimento do cooperativismo e do Ramo Transporte como um todo. Eles também pontuaram a importância desse momento para alinhar informações e conhecimentos.

Logo após a apresentação de todos os pontos de pauta, foi a vez do representante da OCB Nacional, o analista técnico e econômico Tiago Barros, fazer a sua fala. Ele destacou os esforços da organização na defesa dos interesses do ramo em âmbito nacional e elogiou o trabalho do estado. “Não existe uma receita mágica para o sucesso e crescimento das cooperativas, mas existem indicadores, alguns passos e orientações que já são realidade no Espírito Santo há algum tempo. O estado tem realizado um trabalho árduo, diário e louvável, com muita maestria”, disse.


MOMENTO DAS FALAS

Como procedimento de praxe adotado nas Reuniões Setoriais desde a sua primeira edição, ao final do encontro o espaço foi aberto à participação direta das coops, que puderam levantar pontuações referentes aos seus ramos e segmentos específicos e ao cooperativismo de forma geral, contribuindo diretamente para aprimorar a atuação do Sistema OCB/ES.

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

reunião setorial crédito transporte

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop