Carregando...
Espírito Santo

Ações da Selita e Nater Coop são destaque em programa da Record News ES

Edição do último domingo (9/6) do Mundo Cooperativo falou sobre participação feminina e investimentos em armazenagem de café


11/06/2024 18:10 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: reprodução/Mundo Cooperativo

A edição do programa Mundo Cooperativo exibida no último domingo (9/6), na Record News ES, deu visibilidade a assuntos do cooperativismo capixaba. Além de uma reportagem sobre o Núcleo Feminino da Selita, foi ao ar uma entrevista exclusiva com o diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt, sobre investimentos da cooperativa em infraestrutura e tecnologia para armazenagem do café.

Há 11 anos, a Cooperativa de Laticínios Selita possui um núcleo feminino que reúne cooperadas e esposas, filhas ou viúvas de cooperados. Hoje o grupo é formado por 25 mulheres de nove municípios do Sul do estado. Catarina Vasques, coordenadora e uma das fundadoras do grupo, conta que o núcleo surgiu no 5º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. 

“Nesse encontro tivemos a oportunidade de entender a importância de se criar um núcleo feminino na cooperativa, tanto para a parte social quanto para a capacitação desse público. Antes, as mulheres ficavam escondidas atrás dos maridos. Elas não participavam ativamente. Elas trabalhavam, mas eram coadjuvantes. O marido que era o protagonista.”, analisou Vasques.

O grupo, que realiza reuniões mensais, promove discussões relevantes sobre o modelo de negócio cooperativista e sobre as principais técnicas e novidades na produção de laticínios. Por meio da capacitação, o objetivo é integrar o público feminino nos negócios da família e na vida cotidiana da cooperativa.

 

ENTREVISTA COM MARCELINO BELLARTD

Foto: reprodução/ Mundo Cooperativo

A apresentadora do programa, Valéria Vieira, foi quem conduziu a entrevista com Marcelino Bellardt, diretor-geral da Nater Coop. A pauta que guiou a conversa foi o anúncio da cooperativa acerca de um investimento de R$ 8 milhões que realizará em infraestrutura e tecnologia para armazenagem de café. A liderança justificou o volume do investimento destacando que a maior parte dos 23 mil produtores associados à coop são cafeicultores.

“Estamos fazendo esse investimento para estar mais próximo do produtor cooperado e oferecer a ele um espaço de armazenagem com estrutura segura, com confiança e credibilidade”, salientou. Atualmente a coop possui quatro armazéns de café. Com o investimento serão construídos mais dois espaços, um deles no município de Ibiraçu.

Ao longo do bate-papo, Bellardt explicou como funciona a relação da cooperativa com os seus cooperados e quais são os serviços oferecidos para auxiliar na produção, armazenagem e comercialização de produtos. Desse modo, destacou as vantagens de se tornar um produtor cooperado.

O diretor também enfatizou a trajetória da cooperativa, que completa 60 anos de existência em 2024 e tem uma atuação em diversas frentes. A coop explora negócios nos segmentos do café, do leite, da avicultura e de hortaliças. Além do mais, também opera no setor varejista, com lojas agropecuárias, supermercado e postos de gasolina.

 

Quer saber mais? Assista e confira!

01:44 -Reportagem Núcleo Feminino da Selita

28:03 – Entrevista com diretor-geral da Nater Coop


Tags

sistema ocbes estamos na mídia selita nater coop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop