Carregando...
Espírito Santo

Capil evolui nos negócios e recebe diagnóstico assistido do Identidade

Durante dois dias, profissionais avaliaram o desempenho da cooperativa na ferramenta


13/06/2024 16:10 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Grupo que participou do diagnóstico assistido na cooperativa. Foto: divulgação/Sistema OCB/ES.

A Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Itarana (Capil) recebeu um diagnóstico assistido do Identidade, uma ferramenta do Sistema OCB que avalia a conformidade cooperativista. O diagnóstico foi aplicado nos últimos dias 11 e 12 de junho, com o auxílio de representantes do Sistema OCB/ES e do Sistema OCB, que se reuniram com uma equipe da cooperativa.

Durante os dos dias de atividade, os participantes debateram a história e os avanços da coop no âmbito da conformidade, gestão e governança. Também foram analisados desafios e estratégias nas áreas de marketing, tributação, gestão e capacitação de cooperados e colaboradores.

A consultora Tatiana Francisco trouxe um olhar apurado sobre a conformidade legal e a aderência ao modelo cooperativista por parte da Capil. Após essa avaliação, a coop receberá um relatório indicando seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Também ficou acordada a produção de um plano de ação, em conjunto com o Sistema OCB/ES. O documento trará sugestões de atividades que serão acompanhados pela organização estadual durante um ano. “Já definimos algumas reuniões com parceiros para auxiliar a coop com assuntos específicos”, informa Creiciano Paiva, analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES.

A experiência foi considerada enriquecedora por Adilza Rizzi, gerente da Capil. “Foi uma troca maravilhosa de informações e orientações para possíveis ajustes dentro das boas práticas. Estarmos com pessoas qualificadas no setor nos deu muita segurança e ânimo para adequarmos diversas questões”, destacou.

Também acompanharam o diagnóstico assistido o analista de Desenvolvimento de Negócios do Sistema OCB, Marcello Maia, e os analistas do Sistema OCB/ES Caroline Zanetti, Rafael França e Vinícius Schiavo.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A Capil foi selecionada para receber o diagnóstico entre 114 cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema OCB/ES. O critério que balizou a escolha foi o fato de a coop estar passando por uma fase de expansão de suas atividades, com a inauguração de uma nova fábrica.

Outro quesito levado em consideração foi o da participação na Certificação de Regularidade Técnica (CRT), à qual a Capil adere há seis anos. No ciclo de 2023 da CRT, a cooperativa agropecuária alcançou um índice superior a 70%, tendo sido certificada. Devido à evolução da maturidade do seu negócio, a partir de agora ela já pode ser avaliada no diagnóstico Governança e Gestão.

“Sinceramente, essa cooperativa foi honrada pela escolha [para participar do diagnóstico], pois evoluiremos muito em todos os quesitos, com a certeza de que estamos caminhando dentro dos parâmetros do sistema cooperativista”, reconhece a gerente da Capil Adilza Rizzi.


Fotos



Tags

sistema ocbes capil

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop