Carregando...
Espírito Santo

Cresce número de coops que participam da Certificação de Regularidade Técnica

Das 95 cooperativas que aderiram ao ciclo de 2022, 83 receberam a certificação


18/07/2023 16:53 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

O número de cooperativas participantes do último ciclo do programa Certificação de Regularidade Técnica (CRT) aumentou. Os resultados do último ano apontam que 95 das 115 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES estiveram envolvidas no programa. Esse número representa um crescimento de 13,1% em relação ao ano de 2021.

O objetivo do programa é acompanhar as atividades desenvolvidas pelas cooperativas e analisá-las, com o intuito de aprimorar sua gestão e governança e garantir que atendam exigências legais. Ou seja, busca-se a evolução das cooperativas capixabas a partir da identificação de pontos de melhoria e mapeamento de oportunidades.

Para isso, o programa é segmentado em três níveis. O primeiro é direcionado para cooperativas pequenas, recém-constituídas ou conduzidas por processos de gestão simplificados. O segundo nível volta-se para cooperativas médias, grandes ou mesmo às pequenas, quando gerenciadas por processos de gestão e governança com maior robustez. O terceiro e último nível é direcionado unicamente às coops do Ramo Crédito que, por terem que seguir demandas de órgãos reguladores, necessitam de uma trilha específica.

As cooperativas que participam do programa e atingem os pré-requisitos condizentes com o seu nível de maturidade recebem um certificado de regularidade técnica. No ciclo de 2022, 83 das 95 cooperativas participantes alcançaram a certificação. Com esse resultado, o Sistema OCB/ES tem, agora, 87% das suas cooperativas certificadas. Em 2021, foram certificadas 71 cooperativas. Portanto, também houve crescimento desse parâmetro.

Uma vez que o programa tem periodicidade anual, as cooperativas devem sempre aderir aos novos ciclos para manterem o certificado em seu nível ou avançarem mais uma etapa. Por isso, é importante a constância na participação. Nos últimos três anos, por exemplo, 81 cooperativas participaram da CRT de forma consecutiva. 

Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, expressou o seu contentamento com os resultados do último ciclo. “Muito bom saber que as coops têm aderido ao programa e, melhor ainda, que estão sendo certificadas. Essa participação é de extrema importância, pois auxilia no processo de evolução das cooperativas e permite que elas alcancem níveis cada vez mais promissores de gestão e governança”, disse a liderança.

O ciclo de 2023 da CRT já está em andamento. O gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, prevê a continuidade da evolução do programa. “A expectativa é a conscientização e o empenho das cooperativas para a manutenção dos excelentes resultados que já alcançamos, que projetam positivamente o cooperativismo capixaba”, avaliou.

Clique aqui e confira a lista das cooperativas certificadas. E para conhecer o relatório completo de 2022 e o índice de adesão detalhado por ramos, acesse aqui.

 

COMO É A AVALIAÇÃO?

A CRT possui ciclos anuais que têm início no mês de março e se encerram em fevereiro do ano seguinte. A partir de análises técnicas da Gerência de Desenvolvimento Cooperativista (Gedec) do Sistema OCB/ES, cada cooperativa é alocada em seu nível ideal. A partir daí, começa um processo de avaliação dividido por etapas.

A primeira delas consiste em uma autoavaliação da própria cooperativa. Logo após, os técnicos da Gedec analisam os resultados do questionário aplicado a fim de verificar a veracidade das informações e propor alterações, caso sejam necessárias.

A avaliação das etapas da CRT é feita com base em três ferramentas disponibilizadas pelo Sistema OCB: Programa Identidade, Programa de Desenvolvimento Econômico e Financeiro (Desempenho) e Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Em alguns casos também são aplicados questionários complementares e uma sistemática de bonificação associada ao engajamento da cooperativa na manutenção da regularidade do seu registro.

Ao final de todas as fases, a equipe todo Sistema OCB/ES elabora e envia um relatório conclusivo contendo a pontuação final da cooperativa. O cálculo que concede ou não a certificação baseia-se nos instrumentos de cada nível, avaliações complementares que porventura sejam aplicadas, produção e atualização do plano de melhorias, além das bonificações cabíveis.

 

DISPONIBILIDADE DOS TÉCNICOS

Os técnicos do Sistema OCB/ES estão à disposição para ajudar as cooperativas a participaram da CRT. Esse trabalho continua sendo feito mesmo quando uma coop não alcança a certificação. Isso porque existe o incentivo para que a busca pela certificação e o aprimoramento da gestão sejam constantes.

Para esclarecer dúvidas acerca do programa ou solicitar que a devolutiva do resultado da CRT seja realizada por meio de uma reunião, as cooperativas podem contatar a Gedec por meio dos seguintes canais de comunicação:

E-mail: gedec@ocbes.coop.br

WhatsApp: (27) 99778-3885


Tags

sistema ocbes crt

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop