Carregando...
Brasil e Mundo

Domingos Sávio ressalta atuação expressiva de cooperativas de crédito

Parlamentar é autor da Lei Complementar que gerou o Sistema Nacional de Crédito


02/08/2022 14:12
Compartilhe
Domingos Sávio ressalta atuação expressiva de cooperativas de crédito
Deputado Domingos Sávio

Distribuídas por todo país, as cooperativas de crédito auxiliam na inclusão financeira, na manutenção e no melhor equilíbrio dos índices demográficos, além de contribuir para realidades socioeconômicas mais prósperas. Diante dos avanços tecnológicos e outras inovações no sistema financeiro, ficou salientada a necessidade de se aprimorar a Lei Complementar 130/09, que criou o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

Foi apresentado, então, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/20, para atualizar a lei em vigor. Atualmente, 8% do crédito no Brasil é ofertado pelas cooperativas, e a proposta tem potencial para subir esse percentual para 20%, nos próximos dez anos. Entre outras medidas, o PLP permite a gestão de recursos oficiais e de fundos públicos ou privados pelas coops de crédito.

O texto, que aguarda sanção presidencial é fruto de colaboração e articulação entre o Sistema OCB, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e o Banco Central. O vice-presidente da Frencoop, deputado Domingos Sávio (MG), destaca que o segmento é fundamental para estimular o desenvolvimento regional.

“Como autor do projeto que deu origem a LC 130/09, acredito que o Brasil só tem a ganhar com a modernização do cooperativismo de crédito. Os serviços financeiros vão chegar para mais pessoas nos diversos rincões do país, especialmente, onde os bancos comerciais e até mesmo os oficiais não estão presentes. E esta é a vocação do cooperativismo: servir e levar prosperidade para todos.  Além de atender de uma maneira mais ampla, as cooperativas de crédito oferecem taxas menores de juros e de serviços. Onde tem uma cooperativa de crédito, ganham os cooperados, a comunidade e a cidade. Há estímulos evidentes de desenvolvimento econômico e social”, declara o parlamentar.

Para o coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO), do Sistema OCB, Moacir Krambeck, a atualização da lei transformará o país de forma a criar desenvolvimento com equidade. “Tenho certeza de que podemos avançar muito ainda com o cooperativismo de crédito.  Estamos presentes em mais de 7,6 mil pontos físicos nos mais diversos municípios do país, auxiliando na inclusão financeira, na manutenção e equilíbrio dos índices demográficos, bem como colaborando para o surgimento de prósperas e novas realidades socioeconômicas no interior do país. Geramos riqueza e melhoramos a qualidade de vida dos brasileiros”, defende.

Ainda segundo o coordenador, nas áreas rurais, as cooperativas de crédito são responsáveis por 21% dos contratos realizados e 18,7% do volume financiado. Além disso, totalizam 19% dos contratos de crédito aos pequenos negócios e 13% do valor contratado a partir do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop