Carregando...
Espírito Santo

Escola Cooperação lança cartilha de combate ao bullying para conscientizar alunos

Iniciativa da cooperativa educacional visa propagar os princípios e valores cooperativistas no ambiente de aprendizagem


16/04/2024 10:42 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe
Capa da cartilha de combate ao bullying. Foto: reprodução/Escola Cooperação

Em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Bullying, celebrado anualmente no dia 7 de abril, a Cooperativa Educacional Centro Serrana (Escola Cooperação) lançou uma cartilha com a temática "Harmonia escolar: o caminho cooperativista contra o bullying".

O projeto foi idealizado pelo presidente da cooperativa educacional, Gelielson Marquardt; o diretor de ensino, Charles Moura Netto; a coordenadora pedagógica, Laudiceia Scholz Boldt; e a coordenadora de turno, Quézia Arrigoni. 

O material dissemina informações e práticas recomendadas para combater o bullying, e pode ser consultado por alunos, professores, funcionários e responsáveis pelos estudantes. Dessa forma, o conteúdo instrui a comunidade escolar a identificar e prevenir a violência de maneira eficaz.

A cartilha também foi disponibilizada para o público externo da instituição, auxiliando na propagação de conhecimento e práticas de responsabilidade social efetivas, gerando maior impacto na prevenção e combate ao bullying na comunidade.

E não para por aí. De acordo com o diretor de ensino da Cooperação, iniciativas em prol da conscientização dos alunos, como campanhas e outros projetos, são realizadas durante todo o ano pela cooperativa. Tendo isso em vista, as atividades são adaptadas para todos os anos escolares, garantindo que cada estudante receba a orientação adequada sobre o tema.

“A ideia de desenvolver uma cartilha não surgiu apenas para minimizar as incidências de bullying na escola, mas também a partir da compreensão de que a educação e a conscientização são ferramentas fundamentais para lutar contra essa forma de violência”, ressaltou Netto.

Moura também destacou a importância da elaboração do projeto no âmbito da filosofia de ensino cooperativista. “Nós estamos investindo na construção de um ambiente escolar onde a empatia, a cooperação e o respeito não são apenas ensinados, mas vivenciados diariamente, o que é essencial para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis no futuro", avaliou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, parabeniza a coop educacional pela iniciativa. “Esse tipo de ação reforça o quanto a educação cooperativista é importante para o processo contínuo do desenvolvimento dos jovens, formando cada vez mais cidadãos e profissionais diferenciados”, afirma a liderança.

Clique aqui para acessar a cartilha.


Tags

sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop