Carregando...
Espírito Santo

Espírito Santo é o terceiro estado com mais matrículas concluídas na CapacitaCoop

Ao considerar a população capixaba, cooperados e colaboradores representam 80% das pessoas matriculadas na plataforma de ensino


21/09/2023 14:23 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Montagem: Sistema OCB/ES

A CapacitaCoop, também conhecida como a plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, está no ar há três anos e já possui um portfólio de mais de 150 cursos online. Desde o lançamento do ambiente virtual, o Espírito Santo se destaca no ranking nacional de matrículas concluídas.

De acordo com dados divulgados no último mês de agosto pelo Sistema OCB, o estado é o terceiro na lista, com 3.172 matrículas finalizadas. A mesma posição foi alcançada em 2022.

A inscrição nos cursos é constantemente incentivada pelo Sistema OCB/ES. Como resultado, o estado já corresponde a 9,4% das 33.503 matrículas concluídas na CacitaCoop em âmbito nacional. Esse número é relativo, principalmente, a colaboradores (63%) e cooperados (17%) das cooperativas capixabas, conforme dados apurados em 31 de agosto deste ano pelo Sistema OCB/ES.

Também estão ativos na plataforma empregados do Sistema OCB/ES, dirigentes eleitos de cooperativas, jovens participantes do programa Aprendiz Cooperativo, familiares de cooperados e membros da sociedade em geral.

Até o último mês de agosto, os cinco cursos mais acessados no Espírito Santo foram Gestão da Mudança (635 matrículas); Mentalidade Ágil (571 matrículas); Entendendo a Sociedade Cooperativa (358 matrículas); O Jeito Coop de Ser Feliz (334 matrículas); e Cooperativismo – Primeiras Lições (182 matrículas).

Capacitações sobre governança cooperativa, liderança feminina, design de carreira, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e assembleis gerais também são procurados com recorrência.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES comemora o interesse do público e das cooperativas capixabas na plataforma. “Nossa organização se orgulha das mais de 3 mil matrículas concluídas por cooperados, colaboradores e outros públicos estratégicos. É uma alegria saber que os nossos quadros sociais e lideranças estão se profissionalizando com os cursos desenvolvidos pelo Sistema OCB”, celebra Carlos André Santos de Oliveira.

Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente da instituição, ressalta os benefícios de aprender com as capacitações ofertadas. “São dezenas de cursos qualificados disponíveis gratuitamente para as cooperativas registradas e regulares. Até mesmo a sociedade encontra opções de livre acesso na plataforma. Vejo que essa é uma excelente forma das cooperativas e sociedade conhecerem mais a fundo temas relacionados ao nosso modelo de negócio”, avalia a liderança.

 

COOPS MAIS ENGAJADAS

Além de mapear o perfil das pessoas ativas na CapacitaCoop, o Sistema OCB/ES identificou as cooperativas com maior número de matrículas concluídas na plataforma. A seguir, confira o ranking.

Cooperativas com mais matrículas concluídas*

  • 1° lugar: Sicoob ES (1.652 matrículas)
  • 2° lugar: Cooabriel (129 matrículas)
  • 3° lugar: Coopcam (72 matrículas)
  • 4° lugar: Nater Coop (68 matrículas)
  • 5° lugar: Unimed Sul Capixaba (62 matrículas)
  • 6° lugar: Unimed Norte Capixaba (57 matrículas)
  • 7° lugar: Unimed do Espírito Santo (56 matrículas)
  • 8° lugar: Unimed Piraqueaçu (53 matrículas)
  • 9° lugar: Selita (46 matrículas)
  • 10° lugar: CEL (30 matrículas)

* As informações correspondem ao período de 27 de abril de 2020 a 31 de agosto de 2023.

 

CURSOS FAZEM PARTE DA ESTRATÉGIA DAS COOPS

Layon Brito, presidente da cooperativa de psicólogos Coopsi-ES, está entre os alunos que mais concluíram cursos na CapacitaCoop nos últimos três anos. No total, foram 15 capacitações. A liderança conheceu a plataforma por meio de um colaborador do Sistema OCB/ES, o assessor contábil tributário Victor Lima.

“Victor nos ajudou dando todo o suporte técnico, orientações, motivação e me apresentou a plataforma para eu me capacitar e liderar o processo de constituição da Coopsi-ES com mais ferramentas e assertividade”, recorda Brito.

A didática dos cursos, caracterizada por uma linguagem simples, objetiva e leve, chamou a atenção do presidente da coop. “A plataforma é excelente. Senti um ambiente de aprendizado mais acolhedor do que desafiador”, avalia. “Sempre que estamos diante de algum processo, sou o primeiro a fazer um curso relacionado e compartilho os conhecimentos com os demais diretores”, completa a liderança.

Os cursos da plataforma já fazem parte da rotina dos cooperados e conselheiros de Administração da coop. De acordo com Brito, foi consensuado que aqueles devem realizar no mínimo três capacitações, enquanto estes últimos precisam concluir no mínimo 12.

A Unimed Sul Capixaba também implementou uma ação similar, direcionada às suas secretárias. De acordo com Kayssian Polonini, coordenadora de Recursos Humanos e ADH da cooperativa, as colaboradoras precisam finalizar, no mínimo, dez cursos da plataforma. Esse é um dos critérios da edição de 2023 do Programa de Valorização das Secretárias, idealizado no último ano pela Casa do Cooperado.

“Estamos disponibilizando cursos que contribuem para o desenvolvimento das profissionais e que, sem a CapacitaCoop, elas talvez não poderiam acessar. Assim, incluímos as capacitações como requisito no nosso programa”, explica a coordenadora. Um dos benefícios observados é o alinhamento do atendimento aos beneficiários da Unimed nos consultórios”, completa Polonini.

Como resultado, três colaboradoras da Unimed Sul Capixaba figuram na relação de alunos do Espírito Santo que mais concluíram cursos na plataforma até o momento. São elas as secretárias Claudia Cruz Mendes, Hivana Borges Mancini e Marcely Borges Mancini. Cada uma já realizou pelo menos 12 cursos.

 


Tags

sistema ocbes capacitacoop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop