Carregando...
Espírito Santo

Formandos do Lidercoop participam de missão internacional na Alemanha e Suíça

Comitiva foi formada por 21 intercambistas, sendo 15 representantes de coops capixabas e seis do Sistema OCB/ES


07/06/2024 16:34 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Módulo de encerramento do programa contou com palestras, workshops e visitas. Foto: divulgação Sistema OCB/ES.

Lideranças e gestores de cooperativas capixabas e membros do Sistema OCB/ES participaram de uma missão internacional na Alemanha e na Suíça, entre os últimos dias 27 de maio e 4 de junho. O intercâmbio constituiu o módulo de encerramento da segunda turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças Cooperativistas Capixabas, o Lidercoop.

O programa é oferecido pelo Sistema OCB/ES em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), com foco na capacitação de dirigentes de cooperativas do Espírito Santo. Na missão, estiveram presentes 15 representantes de coops do estado e seis membros do Sistema OCB/ES, todos integrantes do curso. 

Participaram da missão as cooperativas Nater Coop, Selita, Sicoob Central ES, Sicoob Coopermais, Sicoob Conexão, Sicoob Credirochas, Sicoob Sul-Serrano, Sicoob Sul, Sicoob Sul-Litorâneo, Sicredi Interestados e Unimed Sul Capixaba.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, que liderou a missão, considera a iniciativa proveitosa para o desenvolvimento do coop no Espírito Santo. “Foi uma experiência enriquecedora. Voltamos com novos conhecimentos e diversos bons exemplos do cooperativismo alemão e suíço para aplicarmos nas cooperativas capixabas. A missão foi um complemento certeiro para essa segunda turma do Lidercoop”, avalia.

 

PROGRAMAÇÃO

A comitiva embarcou rumo à Frankfurt, com destino a Montabaur, no dia 25 de maio. Nos dias 27 e 28 de maio, os participantes entenderam aspectos do cooperativismo alemão e aprofundaram seus conhecimentos sobre liderança e ESG. A programação foi sediada na Academia das Cooperativas Alemãs (ADG).

No dia 29 de maio, o último do itinerário na Alemanha, o grupo realizou visitas técnicas às cooperativas Westerwald Bank Eg, atuante no crédito, e à RWZ Agrartecchnik, que possui negócios nos setores agropecuário e de consumo.

O deslocamento para a Suíça ocorreu no em 31 de maio. A primeira parada foi em Berna, no Raiffeisen Forum. Por lá, a comitiva conheceu o sistema cooperativista suíço e visitou a cooperativa Fenaco, do setor agrícola. À tarde, o grupo foi até o município de Urtenen-Schönbühl para visitar a cooperativa de consumo Migros. No mesmo dia, a comitiva seguiu viagem até Zurique.

Em 3 de junho, os intercambistas assistiram a palestras sobre inovação e colaboração no cooperativismo agropecuário e de saúde. Houve uma reunião com a Greater Geneva Bern area (GGBa), uma agência de promoção de investimentos da Suíça ocidental. A agenda teve como foco o cooperativismo de saúde, pesquisas em biotecnologia e ciências da saúde.

Na sequência, a comitiva participou de um talk sobre o cooperativismo financeiro da Suíça, comandado por um ex-diretor da cooperativa de crédito WIR Bank. À tarde, participou de um workshop sobre sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cooperativismo, conduzido por pesquisadoras Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, o ETH Zurique. Por fim, houve uma apresentação sobre novas tendências em cooperativas, também realizada por pesquisadores do ETH.

A programação foi encerrada no dia 4 de junho, no edifício histórico Beethovenstrasse, onde ocorreu a reunião de encerramento da missão internacional, com o objetivo de consolidar insights. Após, a comitiva retornou ao Brasil.


Fotos



Tags

sistema ocbes lidercoop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop