Carregando...
Espírito Santo

Nova resolução da ANTT para transportadores de cargas e pesquisa nacional para as coops educacionais são abordados em Reuniões Setoriais

Reuniões da última quinta-feira (19/5) foram destinadas aos ramos Transporte; Consumo; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Infraestrutura; e às coops de Especialidades Médicas


26/05/2022 14:11 - Por Síntia Ott
Compartilhe


Dando continuidade ao segundo ciclo de Reuniões Setoriais de 2022, o Sistema OCB/ES promoveu, na última quinta-feira (19/5), mais dois encontros virtuais voltados para as cooperativas capixabas. O período da manhã foi reservado às cooperativas do Ramo Transporte, e o da tarde para as dos ramos Consumo; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Infraestrutura. As cooperativas de especialidades médicas também foram convidadas.

 

Participaram do encontro do Ramo Transporte as cooperativas Coopataxi, Coopcam, Coopcastelo, Coopersules, Coopertran, Coopetranserrana, Coopprest-ES, Cooproves, Coop-Serve, Cooptac, Cooptrans, Cooteva e Serrana. O presidente da Coopprest-ES, Mario Milton Soares, e o presidente da Coopcam Advaldo Antônio Zotelle, integrantes efetivos do Conselho de Ética da OCB/ES, marcaram presença no evento. Os conselheiros suplentes Romério Fonseca Badaró e Carlos Magno da Silva, respectivamente do Conselho Administrativo do Sescoop/ES e do Conselho de Administração da OCB/ES, também compareceram. O Sistema OCB foi representado pelo analista técnico e econômico do Ramo Transporte Tiago Barros.

 

Já na Reunião Setorial realizada à tarde, compareceram as cooperativas Cooperação, Coopem, Coopesg, Cootes e Unita. A integrante do Conselho de Administração da OCB/ES e presidente da Cooperação, Amanda Schulz Wruck, acompanhou a atividade. Do Sistema OCB, participaram a analista da Gerência Técnica e Econômica Carla Bernardes de Souza e o coordenador dos ramos Saúde, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Hugo Andrade.

 

Nas duas Reuniões Setoriais, foram apresentados os principais resultados do Sistema OCB referentes ao período de janeiro a abril de 2022, o time de líderes de contas da Unidade Estadual, informações sobre a atualização de dados na plataforma Sou.Coop, as principais reivindicações e conquistas institucionais em âmbito nacional e estadual e o termo de cooperação técnica derivado da parceria entre o Sistema OCB/ES e o Sebrae/ES (clique aqui para conhecer os números apresentados).

 

DESTAQUES DO TRANSPORTE

O gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, conduziu a reunião do Ramo Transporte com a

 colaboração do estagiário de Relações Institucionais Renan Reis. Inicialmente, Fonseca destacou a relevância das cooperativas de Transporte no Espírito Santo.

 

“O Ramo Transporte do cooperativismo capixaba é constituído por pessoas muito guerreiras, por profissionais que têm uma responsabilidade muita grande, especialmente os que atuam no transporte escolar. Trata-se de um ramo muito organizado e mobilizado”, disse.

 

Os representantes das cooperativas capixabas de transporte elogiaram os trabalhos realizados pelo Sistema OCB/ES. “Trilhando os caminhos que são orientados pela Unidade Estadual, trazemos mais segurança para o nosso dia a dia. Sempre irei participar e contribuir com o trabalho da entidade”, garantiu o presidente da Cooper-Rural, Romério Badaró.

 

O presidente da Coopersules, Carlos Mango, concordou. “O Sistema OCB/ES sempre tem dado suporte às cooperativas, mesmo às pequenas. Sem isso não conseguiríamos realizar muitas coisas. Temos que ressaltar todo o trabalho valoroso da equipe, que luta pelo direito de todas as cooperativas. Sabemos das dificuldades que enfrentamos todos os dias, especialmente no Ramo Transporte”, enfatizou.

 

O presidente da Coopprest-ES, Mario Milton Soares, afirmou que o Sistema OCB/ES tem seu apoio e consideração.

 

Em seguida, Tiago Barros, analista técnico e econômico do Ramo Transporte no Sistema OCB, falou sobre o atraso da publicação de uma resolução voltada para as cooperativas de transporte rodoviário de cargas. “As cooperativas de Transporte estão muito apreensivas com a nova resolução do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Isso tem gerado muitas dúvidas e polêmicas, pois a audiência pública que a ANTT fez para a coleta de subsídios vai completar quase dois anos, e a nova resolução ainda não foi publicada por questões políticas”, alertou Barros.

 

“A postergação tem um impacto direto no vencimento dos certificados das cooperativas e dos transportadores de forma geral, pois a primeira coisa que o embarcador olha é a validade do certificado”, explicou o analista. Entretanto, a solução do problema se aproxima. O diretor geral da ANTT informou que a última postergação dos vencimentos foi feita dias atrás, estendendo o prazo da validade até o dia 31/8. Em setembro a agência pretende publicar a nova resolução.

 

Após a fala de Tiago Barros, os dirigentes das cooperativas capixabas levantaram questões locais que impactam o trabalho dos transportadores associados a cooperativas.

 

DESTAQUES DOS DEMAIS RAMOS


A Reunião Setorial dos ramos Consumo; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Infraestrutura e das cooperativas de Especialidades Médicas também foi conduzida pelo gerente Valdemar Fonseca, junto com a analista contábil Tributária do Sistema OCB/ES Raquel Veiga e o estagiário Renan Reis.

 

A conselheira de Administração da OCB/ES e presidente da Cooperação destacou a atuação do Sistema OCB/ES em benefício das cooperativas capixabas. “Sempre estamos levando pautas direcionadas ao nosso ramo para o Sistema OCB/ES. A cada ano novos desafios surgem, e a unidade sempre está junto a todos os ramos e segmentos do cooperativismo capixaba”, ressaltou Amanda Wruck.

 

Em seguida, a analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema OCB Carla Bernardes de Souza, falou sobre ações que a Unidade Nacional está desenvolvendo para o segmento educacional.

 

“Acompanho de perto as cooperativas educacionais. Estamos desenvolvendo algumas atividades pensadas para elas. Queremos fazer uma pesquisa sobre as experiências vividas por essas cooperativas durante a pandemia. A educação foi um dos setores que mais sofreu transformações e precisou se reinventar do dia para a noite. Por isso queremos saber o que mudou em definitivo e consolidar esse conhecimento para compartilhá-lo entre as cooperativas”, detalhou Souza.

 

A analista informou que o Sistema OCB também planeja reservar um momento específico para as cooperativas educacionais na Semana de Competitividade, um evento sobre inovação realizado pela Unidade Nacional. A reorganização dos ramos é outra frente de trabalho à qual a OCB tem dado atenção.

 

“Para as educacionais, já temos as reuniões conjuntas das câmaras temáticas de pais e professores. Mantivemos o processo do antigo Ramo Educacional. Agora estamos em um processo de consolidação de outros segmentos no formato de câmaras e, no dia 21 de junho, devemos ter a reunião do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Esperamos já ter a nova coordenação indicada e o novo coordenador nacional”, explicou Carla Souza.


A analista do Sistema OCB concluiu sua participação fazendo um convite às cooperativas do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. A Unidade Nacional realizará um evento alusivo aos 10 anos da Lei 12.690 no dia em que ela completa aniversário, em 19 de julho. “É um momento para refletir não somente sobre os desafios da lei, mas também sobre os benefícios que ela trouxe para o Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços”, pontuou. O jurista Ives Gandra confirmou presença no evento.


Tags

reuniãosetorial transporte educacionais

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop