Carregando...
Espírito Santo

Sétima cooperativa mirim do Espírito Santo é fundada no município de Fundão

Assembleia de constituição da Coop Nair ocorreu na última quarta-feira (9)


15/08/2023 17:17 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Foto: divulgação.

Na última quarta-feira (9/8) aconteceu a assembleia de constituição da sétima cooperativa mirim do estado do Espírito Santo. Trata-se da Coop Nair, formada por alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Nair Miranda. Esta é a primeira escola do município de Fundão a adotar o Programa Cooperativa Mirim.

A solenidade de constituição ocorreu no auditório da escola. O analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES Marcos Passos esteve no evento como representante da organização estadual. O momento também foi prestigiado por autoridades do município e lideranças cooperativistas. Entre elas, a primeira-dama e secretária municipal de governo, Luzia Grazziotti Borges; o presidente do Sicoob Central Espírito Santo, Bento Venturim; e o diretor do Sicoob Conexão, Alair Jose Giuriato.

A Coop Nair conta com 24 sócios-fundadores, todos alunos da escola Nair Miranda, com idade entre 15 e 17 anos. O principal objetivo da coop mirim é promover uma ação educativa, empreendedora e social por meio de um laboratório de aprendizagem. O estudo e desenvolvimento do empreendedorismo pelos cooperados mirins será feito a partir da produção do objeto de aprendizagem da coop, o sabonete artesanal em barra e líquido.

Além do sabonete artesanal, os cooperados também irão apostar na produção de sabão para uso doméstico, que tem como componente principal o óleo de cozinha. Para a concretização dessa iniciativa, os cooperados irão recolher litros de óleo na comunidade e na escola. O objetivo é colaborar com a sustentabilidade e evitar o descarte inadequado da substância, que causa danos ao meio ambiente.

As atividades da cooperativa mirim serão guiadas pela professora orientadora Gislayne Demonel. Segundo a educadora, os cooperados mirins já estão planejando as próximas ações. “Pretendemos iniciar a venda dos sabonetes e, a partir disso, comprar mais materiais para a produção e investir em um projeto social voltado para crianças carentes”, disse Demonel.

A docente acrescentou, ainda, que a coop mirim está planejando uma ação social com as crianças residentes da Casa de Passagem do município de Fundão. A organização da iniciativa está sendo discutida nos encontros que acontecem entre os cooperados. A previsão é que a atividade ocorra no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.

 

CONSELHOS E DIRETORIA

No mesmo dia da assembleia de constituição, os associados mirins da Coop Nair também votaram para eleger os membros que irão compor os conselhos da coop mirim durante a próxima gestão.

Confira os integrantes dos novos conselhos e da diretoria:

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente – Maria Julia Saccani Monjardim
  • Vice-presidente – Pyettro Lopes
  • Tesoureira – Camila Oliveira
  • Vice-tesoureira – Djuliane Jamille
  • Secretária – Isabela Silva
  • Vice-secretária – Sophia Wallia
  • Vogal – Yasmim Santos

CONSELHO FISCAL EFETIVO

  • Saionara Comper
  • Kauanny Amorim
  • Maria Eduarda Yakel

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

  • Thainara Moreira
  • Júlia Santiago Tavares
  • Danielle Oliveira

DIRETORIA

  • Subcomissão de Projeto – Luisa Patuzzo
  • Subcomissão de Comunicação e Marketing – Ana Karolina Carreta
  • Subcomissão de Finanças – Micaelly Marchioli
  • Subcomissão de Produção – Bianca Ramos
  • Subcomissão de Estatuto – Hallan Helmer

Foto: divulgação.

 

NÚMERO DE COOPERATIVAS MIRINS AUMENTA EXPONENCIALMENTE

O Programa Cooperativa Mirim teve início no Espírito Santo no ano de 2018, quando foram fundadas as três primeiras coops mirins do estado, a Coop- União, Cooperjetibá e Coopemcel. A princípio, o programa era restrito aos estudantes de cooperativas educacionais. No entanto, a partir deste ano, o programa tem se multiplicado nas escolas públicas capixabas.

Com a recente fundação da Coop Nair, o estado conta, agora, com a atuação de quatro cooperativas mirins formadas por alunos de escolas públicas. A Coop-Sul, constituída no último mês de maio, e a EcoCoop e Cooper Gav, fundadas em junho e julho, respectivamente.

Também está previsto, ainda para este ano, a constituição de mais três cooperativas mirins, duas de cooperativas educacionais (Coopesma e Coopeducar) e uma de escola pública (CEEFMTI Castelo Branco).

Alair José Giuriato, diretor-executivo do Sicoob Conexão, comemorou a constituição de mais uma coop mirim ligada à singular. "Estamos muito orgulhosos por contribuir para que essa cooperativa possa ser constituída e vamos fazer de tudo para que ela possa crescer cada vez mais",afirmou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, está contente com a expansão do programa. “É um prazer saber que estão surgindo cooperativas mirins em um número cada vez maior de municípios do estado. Também é muito importante que o programa esteja alcançando as escolas públicas. Isso significa que os princípios do cooperativismo estão se disseminando”, disse.

 


Tags

sistema ocbes coop mirim coop nair assembleia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop