Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES se torna membro do Pacto Global da ONU

O cadastro para participação aconteceu em junho e, nesta semana, a entrada da instituição no Pacto foi aprovada


18/08/2022 16:38 - Por Emilly Rocha
Compartilhe





No mês de maio, o Sebrae/ES promoveu o workshop “Pacto Global da ONU e ODS:  por onde começar?”. Nessa ocasião, o superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que estava no evento, assinou o termo de compromisso e adesão da OCB/ES ao Pacto.

Na última terça-feira (16/8), o Sistema OCB/ES recebeu a notícia da aprovação da sua entrada no Pacto Global da ONU. Das unidades estaduais do Sistema OCB, somente o Sistema Ocemg possuía cadastro no Pacto Global. A Unidade Estadual capixaba é a segunda a conseguir esse feito.

“Toda equipe do Sistema OCB/ES recebeu com muita honra e alegria a notícia de que fomos aceitos no Pacto Global da ONU.  Este é um marco na história da organização, que em 2022 completa 50 anos de existência. Eu, como presidente, reforço o meu comprometimento para que a OCB/ES siga cumprindo os princípios universais da ONU e contribuindo positivamente com o futuro da humanidade”, afirmou presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

A efetivação do cadastro foi realizada em junho e contou com o apoio da assessora jurídica do Sistema OCB/ES Juliana Rangel e da analista de Desenvolvimento Humano da organização Bianca Rocha.

Os participantes do Pacto Global assumem o compromisso de implementar os Dez Princípios Universais do Pacto Global em suas estratégias de negócio e operações diárias e, para que ocorra a comprovação da realização dessas ações na prática, o Sistema OCB/ES deve, enquanto instituição participante, enviar, de forma obrigatória, um relatório a cada dois anos para o Pacto Global.  É desejável que, além do cumprimento dos Dez Princípios, as instituições também se empenhem em seguir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

CÓDIGO DE ÉTICA ALINHADO AOS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS

Os Dez Princípios Universais estão divididos em quatro eixos, sendo eles: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O Sistema OCB/ES, se esforça diariamente para adotar boas práticas dentro do ambiente de trabalho e no relacionamento com as cooperativas, instituições parceiras, e demais fornecedores.

Recentemente, a organização atualizou o seu Código de Conduta e Ética. O documento fornece diretrizes e padrões de comportamentos éticos a serem assumidos por todos os colaboradores da organização. Em consonância com o segundo eixo, que diz respeito ao trabalho, o Código possui dois capítulos destinados a orientações relacionadas ao comportamento no ambiente de trabalho.  Os capítulos destacam a necessidade de respeito às individualidades, da importância da honestidade e harmonia no ambiente de trabalho, e condena expressamente atos discriminatórios e assédios de qualquer natureza.

“Acreditamos na necessidade de proteção ao meio ambiente, na preservação da biodiversidade e na adoção de condutas sustentáveis para garantir um desenvolvimento comprometido com as futuras gerações”. Esse é um trecho retirado do Código de Conduta e Ética, de um capítulo intitulado “Responsabilidade social e socioambiental, e deixa clara a preocupação do Sistema OCB/ES em ser uma instituição sustentável, de acordo com os princípios ambientais do Pacto Global da ONU.

OS ODS E O COOPERATIVISMO

O sétimo princípio cooperativista é o “Interesse pela Comunidade”. As cooperativas se empenham diariamente em promover o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. O Sistema OCB/ES e as cooperativas capixabas frequentemente realizam ações voltadas para as comunidades, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Anualmente, acontece o Dia de Cooperar (Dia C), uma grande rede de voluntariado e solidariedade promovida pelas cooperativas em todo Brasil. Neste ano, o Sistema OCB/ES realizou uma ação no bairro José de Anchieta, no município de Serra, que reuniu mais de 3 mil pessoas. No evento, os moradores da comunidade receberam gratuitamente atendimentos médicos e jurídicos, cortes de cabelo, lanches e acesso a atividades de lazer. Ações como essa estão comprometidas com os ODS, contribuindo com a redução das desigualdades, a promoção da saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

“O Sistema OCB/ES procura sempre realizar ações que promovam o bem-estar social e que respeitem os direitos humanos, uma vez que esse é um dos princípios do cooperativismo. Acreditamos que os valores cooperativistas se assemelham muito aos Dez Princípios Universais da ONU e, por isso, seguiremos firmes para cumprir todos e honrar essa oportunidade que nos foi dada,” garante o superintendente da organização, Carlos André Santos de Oliveira.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop