Carregando...
OCB/ES
Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espirito Santo

Criação

Escolha uma opção para navegar.



Em decorrência do crescimento do número de cooperativas na década de 70 no Espírito Santo, no dia  4 de setembro de 1972 foi constituída a Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees), com o objetivo de realizar estudos, promover a divulgação do sistema cooperativista, criar novas cooperativas, dar assessoria técnica, manter a integração com outros órgãos do cooperativismo e representar o modelo de negócio perante as autoridades de uma forma genérica.

Ao ato da fundação da Ocees, compareceram dirigentes e líderes cooperativistas de todo o estado, sendo eleito para a primeira Diretoria os cooperativistas José Carlos Bustamante de Carvalho como presidente; e Auler Ludolf Thomé como vice-presidente. Para conselheiros, foram eleitos: Ary Lopes Ferreira, Stepherson Holz, Aldemar Ribeiro Vidal, Eloy Fornazier e Quintiliano Martinelli.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos como efetivos Ilias Fernandes Cardoso dos Santos, Erineu Pinto Barcellos e Walter Alves e, como suplentes, Máximo Zandonadi, Vitalino Saither e Rubens Rangel Filho.

O anteprojeto estatutário foi elaborado por uma comissão técnica composta por Getúlio Calmon (Incra), Degmar Carvalho Fagundes e Roberto Marques Guarçoni (Secretaria da Agricultura - DER), Aildson Vargas de Souza, Marcio Manoel Perim dos Santos e Ailton Vargas de Souza (Acares), que secretariou a constituição da Ocees.

A assembleia foi presidida por Auler Ludolf Thomé, na época presidente da Cooperativa de Laticínios de Guaçuí Ltda.


Amadurecimento

Com o surgimento da organização, o movimento cooperativista capixaba iniciou sua caminhada rumo aos resultados positivos colhidos na atualidade. A então Ocees iniciou um processo de unificação das cooperativas em torno de uma mesma representação, visando tornar mais forte o modelo de negócio. 

Além de facilitar a organização do movimento, ela passou a atuar na realização de estudos, promoção da divulgação do sistema cooperativista, criação de novas cooperativas para diversificação do mercado, assessoramento técnico, integração com outros órgãos do cooperativismo e representação do sistema perante as autoridades.


Marcos históricos

A evolução do trabalho desenvolvido pela organização fez com que a sua representatividade aumentasse e alcançasse novos patamares. Em 1994, ela se torna o sindicato patronal das cooperativas capixabas, adquirindo o direito de representá-las. Enquanto sindicato patronal, a entidade busca fortalecer o setor econômico com ações junto ao Legislativo e atuando na melhoria, defesa, incentivo e promoção de novas oportunidades para o segmento cooperativista.

A alteração foi um grande marco para a sua história, pois permitiu uma frente de trabalho mais direta na defesa dos interesses do movimento. Em 1999, para atender a essa nova atribuição, é realizada uma reforma estatutária (a segunda desde a sua criação), modificando a sua denominação para “Ocees - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo”. 

Ao passar a ser identificada como sindicato patronal, a OCB/ES ganha reconhecimento pelo trabalho realizado e assume de vez o papel de representar os interesses da categoria perante os demais atores, participando de negociações coletivas, defendendo pautas em benefício do cooperativismo e atuando em demandas estratégicas que permitem o seu desenvolvimento.

No mesmo ano, a atuação da Ocees ganha um grande aliado. Em 1999, nasce a segunda instituição formadora do Sistema OCB/ES: o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sescoop/ES). Estabelecido em conformidade com a Medida Provisória 1.715, de 3 de setembro de 1998, e o Decreto nº 3.017, de 7 de abril de 1999, que criaram e regulamentaram o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop/ES passou a cumprir a missão de disponibilizar ações educacionais e de promoção social para as cooperativas capixabas.

Ao unir o trabalho desenvolvido na representação e defesa do cooperativismo com a missão de também capacitá-lo, criou-se um ambiente totalmente favorável para fortalecer ainda mais a atuação das cooperativas, pois elas encontraram todo o suporte necessário para firmar e ampliar seus negócios, gerando resultados econômicos cada vez mais significativos ao mesmo tempo em que entregavam transformação social para as comunidades e mais oportunidades para todos os envolvidos.

Três anos depois, em 28 de agosto de 2002, foi criado o braço sindical do Sistema, a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene). Em 2004, também em reforma estatutária, a instituição teve uma nova mudança em sua denominação, ganhando o nome pelo qual é reconhecida hoje: OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo. A alteração adequou o nome a exemplo da OCB Nacional, contribuindo para fortalecer a identidade da representação cooperativista em todo o País.


Linha do tempo

  • 1972 - No dia 4 de setembro de 1972, foi fundada a Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees).
  • 1994 - A Ocees torna-se sindicato patronal das cooperativas capixabas, adquirindo o direito de representá-las, buscando fortalecer o setor com ações junto ao Legislativo e atuando na melhoria, defesa, incentivo e promoção de novas oportunidades para o movimento.
  • 1999 - Nasce a segunda instituição formadora do Sistema OCB/ES: o Sescoop/ES, criada pelo Decreto nº 3.017, de 7 de abril. O Ocees também passa a ser denominada "Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo" após reforma estatutária. 
  • 2002 - Em 28 de agosto de 2002, foi instituído o braço sindical do Sistema, representado pela Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene).
  • 2004 - A partir de 2 de março de 2004, a Ocees passou a ser denominada Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo, adotando a sigla OCB/ES.
  • 2022 – A OCB/ES, diante de uma trajetória marcada pelo trabalho incessante em prol do cooperativismo capixaba, completa 50 anos de existência e atuação. 


Sou.Coop