Carregando...
Espírito Santo

Quarto encontro do Aproximacoop é realizado em Vitória

Evento reuniu, em sua maioria, lideranças de coops da Grande Vitória. Participantes debateram sugestões para o fortalecimento do coop capixaba


30/08/2023 17:05 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Foto: Sistema OCB/ES

A sede do Sistema OCB/ES recebeu 60 lideranças do cooperativismo capixaba durante o quarto encontro do Aproximacoop, realizado na última sexta-feira (25/8), em Vitória. Os participantes levantaram sugestões que direcionarão as atividades do Sistema OCB/ES ao longo dos próximos anos.

Confira as fotos do evento aqui

O evento foi destinado, principalmente, às cooperativas com sede na Grande Vitória e seguiu a dinâmica de outros três encontros do Aproximacoop, realizados entre julho e agosto deste ano nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha e Santa Maria de Jetibá.

As atividades foram iniciadas com as boas-vindas das lideranças da Casa do Cooperativismo Capixaba. “É uma satisfação enorme ver a nossa casa cheia. Isso é fundamental para a continuidade do nosso trabalho”, disse o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim. “Há quatro anos, em 2019, coletamos informações e sugestões das cooperativas. Agora é o momento de renovarmos isso, e nada melhor do que ouvi-las novamente, pois elas são a razão de ser da nossa organização”, completou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES enalteceu os benefícios do Aproximacoop. “Essa é uma iniciativa muito bacana, que permite aproximar a nossa organização das cooperativas e gerar uma interação entre elas, facilitando o networking”, avaliou. “Temos certeza de que vamos colher muitas sugestões importantes, para que possamos caminhar dentro dos direcionamentos que a base cooperativista nos mostrou”, concluiu.

Após a abertura, houve a apresentação dos direcionamentos pactuados na primeira edição do Aproximacoop, em 2019, e das ações colocadas em prática com base nos temas que à época foram considerados prioritários pelas cooperativas. Na sequência, foi explicada a metodologia dos encontros deste ano, alicerçados em quatro eixos estratégicos: Representação; Comunicação; Mercado; e Gestão e Governança.

Na primeira etapa da dinâmica, os participantes foram divididos em grupos mistos, para gerar interação entre representantes de diferentes cooperativas. A primeira tarefa dos participantes foi pensar em desafios das coops para cada um dos quatro temas estratégicos. Em seguida, os integrantes de cada grupo definiram um desafio em comum para cada eixo e, a partir disso, sugeriram soluções para serem colocadas em prática.

Na sequência, os grupos apresentaram seus desafios e as soluções propostas a todos os participantes. Para encerrar a dinâmica, as propostas foram fixadas em um mural e passarem por uma etapa de priorização. Cada participante pôde votar nas ideias que avaliou mais relevantes.

 

LIDERANÇAS SATISFEITAS

Foto: Sistema OCB/ES

O Aproximacoop também foi uma oportunidade para as lideranças cooperativistas compartilharem suas impressões sobre o evento e a atuação do Sistema OCB/ES.

Roberta Bispo, diretora-presidente do Sicoob Servidores e suplente do Conselho de Administração do Sistema OCB/ES, compartilhou suas expectativas sobre o encontro. “Ver essa casa cheia me enche de orgulho. Sabemos que temos pessoas comprometidas com o cooperativismo. Com certeza, daqui sairão propostas de trabalho que enriquecerão ainda mais o trabalho do Sistema OCB/ES e de toda a sua equipe aguerrida”, afirmou.

Quem também demonstrou entusiasmo com o encontro foi Welington Saldanha, sócio-fundador do Sicoob Servidores e membro do Conselho Fiscal da OCB/ES. “É um prazer fazer parte desse movimento, que nos permite contribuir para o avanço do cooperativismo. As sugestões que apresentaremos hoje certamente irão agregar ao movimento cooperativista”, disse.

O diretor-executivo do Sicoob Central ES e presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina, expressou sua admiração com o trabalho de acompanhamento das coops por parte do Sistema OCB/ES. “Parabenizo a organização por esse diálogo com as cooperativas. O trabalho que é feito gera proximidade com todas, dos diferentes níveis.  Hoje temos cooperativas modernas e fortes devido ao planejamento de cada uma, mas também graças à interlocução que o Sistema OCB/ES faz com todos os setores”, observou.

Outra liderança que se mostrou satisfeita com o trabalho da Organização Estadual é Claudionor de Almeida, presidente da Coop-Serve. “O Sistema OCB/ES contribui e muito para o crescimento do nosso cooperativismo. A organização é exigente com o nosso desempenho, mas precisa ser mesmo, para que possamos crescer e não ficar para trás. A instituição faz isso muito bem”, refletiu.

 

COOP MIRIM PRESENTE

Foto: Sistema OCB/ES

O Aproximacoop da Grande Vitória também contou com a participação de duas integrantes da cooperativa mirim Cooper Gav, constituída no início deste mês de agosto por alunos de uma escola pública de Vila Velha.

A estudante Mirela Ferreira, presidente da coop mirim, acredita que a experiência irá ajudá-la a aprimorar a sua comunicação. “Achei o evento muito bom. É ótimo estar participando. Acredito que isso vai ajudar a melhorar a minha oratória, por ter exemplos de pessoas aqui. Também adorei a parte em que todo mundo sentou na mesa e dividiu experiências”, considerou.

Já a aluna e vice-presidente da Cooper Gav, Ana Clara Espini, enfatizou a importância da representação e participação ativa dos jovens no cooperativismo. “É gratificante estar aqui porque é muito importante aumentar a nossa representatividade no cooperativismo, até para a gente que está se formando agora. Vou levar daqui bastante a questão da participação dos cooperados, que é uma coisa muito importante para a gente”, avaliou.

 

O APROXIMACOOP

O Aproximacoop é uma iniciativa do Sistema OCB/ES que tem o intuito de aproximar a Organização Estadual das cooperativas capixabas e viabilizar a construção conjunta de diretrizes de atuação para o fortalecimento do coop no Espírito Santo.

A ação começou em 2019, com quatro eventos, beneficiando seis regiões do Espírito Santo. À época, houve participação de presidentes, diretores, conselheiros e Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs) de 45 cooperativas capixabas, alcançando 145 participantes. Ao todo, foram coletadas 184 considerações e propostas.

Devido à pandemia, a iniciativa só pôde ser retomada em 2023, com encontros realizados nas regiões Sul, Norte, Centro-Serrana e Metropolitana do estado. A previsão é que a partir de agora as séries de encontros ocorram a cada dois anos.

 

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

sistema ocbes aproximacoop

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop